Tipos de grama e indicações

Os tipos de grama são bem variados e cada um tem um lugar próprio para seu plantio. Um gramado saudável é um poderoso elemento decorativo no jardim. A massa verde e plana proporciona contraste e dá realce para árvores, cercas vivas, canteiros ou especies isoladas. Além desta função estética, o gramado oferece também uma área de recreação e repouso para adultos e crianças. Assim sendo, os gramados constituem elementos de grande valor ornamental, paisagístico e de proteção de áreas inclinadas. Resumindo, as suas principais funções são: ocupação de grandes espaços livres, propiciar a prática de esportes e amenização climática.

Dentre inúmeros tipos de grama as de utilização mais frequente no Brasil são:

Grama Batatais, Esmeralda, São Carlos, Santo Agostinho, Bermudas, Grama Preta, Amendoim, Grama Sintética ou Grama artifícial.

Cada qual com suas características e necessidades específicas, tendo assim, diferentes indicações.

TIPOS DE GRAMA MAIS USADAS

Grama amendoim ( Arachis repens )

Tipos de Grama amendoim

Porte de até 20cm, gosta de água mas não de solo encharcado então a rega tem que ser 2 vezes na semana. Prefere clima quente. A grama amendoim não se poda.

Grama esmeralda ( Zoysia japônica )

Grama esmeralda

Porte de até 15cm, solo sempre úmido com regas dia sim e dia não. Prefere clima ameno. Apropriada para a formação de gramados domésticos ela não exige uma poda tão frequente.

 

Grama bermuda ( Cynodum dactylum )

Grama bermuda

Sua manutenção tem que ser frequente com podas, adubações e regas. Tem um crescimento bem rápido.

Grama santo-agostinho ( Stenotaphrum secundatum )

Grama santo-agostinho

Porte de até 20cm, solo sempre úmido com regas dia sim e dia não. Prefere clima ameno e quente úmido. Crescimento rápido exige podas com mas frequência.

Grama são-carlos ( Axonopus compressus )

Grama são-carlos

Porte de até 15cm, solo úmido com regas dia sim e dia não. Prefere clima quente úmido e ameno. Sua poda tem que ser frequente para estar sempre bem bonita.

Grama batatais ( Paspalum notatum )

Grama batatais

Solo úmido com regas dia sim e dia não, mas é resistente a estiagem. Prefere clima quente úmido. Resistente a solos mais pobres, com adubação semestrais. Deve podar a grama quando ela estiver com uns 3 a 5 cm ou quando florescer.

Grama preta (Ophiopogon japonicus )

Grama preta

Necessita de solo fértil e bem drenável rico em matéria orgânica. Não precisa de poda. A adubação tem que ser semestral e regas regulares.

Mini grama preta

Existe dois tipos da grama preta. A grama preta tradicional e a mini grama preta.

AS INDICAÇÕES PARA CADA TIPOS DE GRAMA

Tipos de Grama para meia-sombra

( precisa de luz, porém, não suporta sol direto entre 11 e 17hs )

grama são-carlos, grama-preta

Tipos de Grama para sol pleno

( precisa de no mínimo 4 horas de sol direto todos os dias )

Grama são-carlos, grama-amendoim, grama esmeralda, grama santo-agostinho, grama bermuda

Tipos de Grama para pisoteio

grama-bermuda, grama batatais, grama-esmeralda e grama são-carlos

Tipos de Grama para barrancos

grama-amendoim

Tipos de Grama para decoração ( bordadura )

grama-preta

Tipos de Grama para campos de esportes

Grama bermuda  Dwarf ideal para quadra de tênis, já a grama para campo de futebol e a grama  bermuda TifWaf 419 e grama batatais.

Tipos de Grama para regiões litorâneas

grama-santo-agostinho

Tipos de Grama para região de clima frio

grama são-carlos

Tipos de Grama para bosques

grama santo-agostinho

61 Comments

    • Olá, toda grama após seu plantio terá que regar diariamente por 20 dias, após esse período você poderá espaçar as regas duas vezes na semana no caso da grama amendoim. Regue uniformemente em borrifos, sem encharcar. Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida e só perguntar.

  1. Ola gostaria de saber se a grama bermuda pode ser utilizada como alimento para tratar de galinhas caipiras?Quais nutrientes e se não for indicada se você sabe de alguma que seja usada para esse fim.Desde já agradeço a atenção.Obrigada Tatiane

    • Olá Tatiane gostaria de te ajudar mas não entendo sobre valores nutricionais da grama bermuda para ovinos. Mas sei que a grama bermuda serve sim para o alimento de galinhas.

  2. Gostaria de informações a respeito de uma grama especial, a que a algumas pessoas comumente utiliza sob os tumulos de cemitérios, para destacar o tumulo de outros, que possuem uma graama comum, eu não sei o nome, mas ja vi em alguns tumulos, trata-se de uma grama diferente e bem verdinha, Gostaria de saber o nome e onde poderei encontrá-la. Preciso fsazer o plantio no tumulo da minha bebe urgente, se alguém souber, por gentileza, me enviem um email, Ficarei agradecida.

    • Olá Marluce infelizmente não conheço sobre essa grama aplicada em túmulos mas se vc quiser me enviar a foto da grama posso tentar descobrir para você ou senão vc mesma perguntar na administração do cemitério qual a grama utilizada. Que sua bebê descanse no colo do senhor e conforte seu coração e de toda sua família.

  3. Olá,
    Posso misturar 2 tipos de grama?
    O que vc sugere para plantar em um barranco de + – 5 metros de altura?
    Minha ideia é colocar uma grama mais resistente no barranco e depois uma mais suave na area plana..
    Qual a melhor grama para esses casos?
    Obrigado
    Sandro

    • No barranco se não houver pisoteio grama amendoim ela é excelente para conter esse tipo de solo e na área plana grama esmeralda ou grama-são-carlos. Se colocar a grama amendoim vc terá que fazer um bloqueio tipo uma faixa de cimento ou com placas de pedras pois a grama amendoim é invasora e acaba sufocando a outra grama.

    • Oi Daiane, esse tipo de solo é bem pobre de nutrientes e não é estável. A grama amendoim é uma boa para esse caso mas precisa ser tratado. Tipo aplique nesse local terra preta + adubo para gramados e calcário. E não esqueça de regar todos os dias, duas vezes por dia por 40 dias. Rapidinho esse espaço estará verdinho e protegido.

    • Olá Wilson, são bem diferentes. A sua aplicação vai depender da finalidade do gramado. Se for doméstico é melhor a grama esmeralda, pois tem um crescimento mail lento com podas mas espaçadas. Já a grama bermuda é mas especifica para campo de esportes, pois tem um crescimento mas rápido necessitando de podas mas frequentes. Avalie seu caso e escolha a melhor. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

  4. Olá Silvana!
    Boa tarde e parabens pelo site!
    Estou querendo reformar a grama do pomar q tenho no quintal, q tem grama velha, feia e mal cuidada… (acabei de me mudar pra essa casa…)
    Como é um pomar, tem áreas de sombra, mas tb bate sol direto em alguns pontos. Tem uns 90 m2 pontilhado de algumas árvores (umas 7).
    O solo parece compactado e tem algum resto de entulho. O terreno é parte um declive e depois fica plano, mas tem pontos que empoçam.
    minha ideia é aterrar uns 10-15 cm em alguns pontos e nivelar a parte já plana, só arrumando os buracos q empoçam. vou manter o declive.
    ainda não sei se devo trocar a grama ou tentar recuperar a atual. Pergunto: preciso tirar toda a grama? qual a grama mais adequada? me pareceu ser a santo-agostinho, mas não estou seguro…
    Muito obrigado mesmo!
    Ricardo

    • Olá Ricardo você pode sim usar a grama santo-agostinho mas se aonde vc mora for um lugar de muito frio ela não resiste. Gosto de usar nesse caso a grama são-carlos.
      Nos lugares onde tem as árvores para ficar bem bonito indico a colocação de Tradescantia zebrina ( nome popular trapoeraba-roxa ) dá um acabamento bem bonito e aceita sol e meia-sombra.

  5. Eu tenho um pequeno jardim. de uns tez metro aproximadamente e uns vinte pês de rosas eu gostaria de cercar estas mudas de rosas com gramas .por favor o que você me sugeri a grama amendoim ou a esmeralda,ou com uma ou com outra da para fazer o um orçamento para mim , e me dizer se vocês entrega.Obrigado

    • Olá Sônia não vendemos plantas. Mas se te serve como ajuda se o local é de pisoteio não use a grama amendoim pois você não poderá pisar nelas. Então o mas indicado nesse local é a grama esmeralda mesmo.

  6. Gostaria de saber qual o tipo de grama que posso usar para uma casa de eira de praia e qual os cuidados para o plantio e para que fique bonita sempre.

  7. Ola , estou em uma luta , plantei uma grama e nasceu praga (tiririca) arranquei tudo e agora dizem que a praga nasce de novo. por favor me oriente. O espaço e de 80 m, tem criança que joga bola todos os dias.

  8. Oi bom dia em primeiro lugar meus parabéns pelo site, amo demais todas as dicas e informações! Obrigda por dividir seus conhecimentos!!!
    Tenho uma área de barranco mas nela há bastante ervas daninhas, pelo que observei a grama indicada seria grama amendoim, mas pelo que tenho lido esta grama não nescessita de poda e nem de pisoteios rsrsrs Aí te pergunto como farei para que as ervas daninhas não invadam tudo??
    Outra dúvida seria uma área meio inclinada e nela foi plantada grama batatais só que a cada dia que passa percebo que o solo esta mais compacto e mais aparente e como se a pessoa que plantou não fez nemhum tipo de preparo antes e o local foi feito um imenso aterro tem um barro mega duro e vermelho! Tem como recuperar está grama?? Qual é o procedimento adequado?? Ou irei precisar começar do zero retirando toda grama??
    Desde de já agradeço pela colaboração.

  9. Tenho um terreno de 250 mts 2 para plantar grama. Já nivelamos, e ele não é argiloso. Me parece uma terra normal (rs). Mas tem uns matinhos que crescem, as pragas… Devo colocar mata mato e esperar quanto tempo para plantar grama?

  10. Oi, preciso proteger um barranco de 5 m (altura) X 10 m (largura), pesquisando, achei que a grama amendoim é a mais indicada, gostaria de saber quanto vou precisar e uma idéia de orçamento. Vc pode me ajudar?

  11. Sonia, terminada a obra da casa, retirei todo os cascalhos, limpei bem o local a ser plantado, qual grama é mais facil de brotar??? E presiso de camada de terra melhor ou grama pega fácil em qualquer lugar???

  12. Ola, qual o melhor tipo de grama para terrenos mais arenosos (bermudas, batatais ou são carlos)?

    – Região sudeste (minas gerais), quente no verão, frio no inverno e chove mais nos meses de novembro a janeiro.

  13. Olá Silvana, gostaria de saber se eu plantar a grama esmeralda e colocar blocos de concregrama sobre ela, se a grama cresce normalmente e cobrem o elemento vazado. Tenho 2 cachorros de grande porte e estou com problemas com buracos no jardim, esta me parece a melhor solução. Abraço.

  14. Olá Silvana, gostaria de saber se a grama preta (Ophiopogon japonicus) pode ser podada quando está muita alta. A que eu tenho é a tradicional, quero dizer a de tamanho maior… Abraço.

  15. Olá Silvana, comprei uma casa numa ilha e o solo é muito húmido, quase não bate sol, enfim, qual o tipo de grama aconselhável para lugar humido e com pouco sol??? Desde já agradeço.

  16. BOM DIA!
    A GRAMA VENDIDA EM TAPETES É DE QUE TIPO?
    POIS GOSTARIA DE PLANTAR EM MINHA PROPRIEDADE OS TAPETES.
    ALEM DOS TAPETES POSSO TAMBÉM PLANTAR COM SEMENTES?
    GRATO!!!!
    Mário Pinto

  17. Oi Silvana, parabéns pelo site. Sobre a pergunta se a grama amendoim esconde animais peçonhentos, encontrei o seguinte: “A GRAMA AMENDOIM POSSUI INUMERAS VANTAGENS DESDE ENFEITAR SEU PEQUENO JARDIM, AJUDA A CONTEM O DESBARRANCAMENTO , CORRIGE A ACIDEZ DO SOLO, E É RICA EM PROTEÍNA ANIMALPRODUZ LINDAS FLORES AMARELA NA MAIOR PARTE DO ANO. (EXCETO NO INVERNO).

    POR SER UMA GRAMA QUE RETEM BASTANTE LIQUIDO , ELA É UMA GRAMA FRIA, ONDE ANIMAIS PEÇONHENTOS NÃO ABRIGAM-SE NELA , NEM FORMIGAS FAZEM SEUS NINHOS. No site:http://pvlopespaisagismo.mercadoshops.com.br/grama-amendoim-forrageiro-1xJM
    Muitas alegrias em sua vida!
    com carinho, Silvia.

  18. OLÁ BOA TARDE. FIZ UM JARDIM E PLANTEI A GRAMA AMENDOIM, FICOU MUITO LINDA, MAS DE REPENTE, PERCEBIR UMAS MANCHAS AMARELAS E QUANDO FUI OLHAR HAVIA SECADO NO LUGAR DA MANCHA E APARECEU EM VÁRIOS LUGARES, OLHEI EM BAIXO DA RAIZ PARA VEZ O QUE ACONTECEU E PERCEBI UM MOFO BRANCO NA RAIZ. ENTÃO COMEÇOU A MORRER. NAO SEI O QUE PODE TER ACONTECIDO. IMAGINEI QUE FOSSE EM VIRTUDE DA MINHA CACHORRINHA DE VEZ EM QUANDO FAZER XIXI LÁ. O QUE FAÇO PARA ELA NÃO MORRER.O QUE DEVO FAZER E QUE REMEDIO APLICAR? AGUARDO CONTATO.

  19. Boa noite. Gostaria de uma ajuda. Aluguei uma casa que já tinha um gramado na frente. Porém não entendo muito e não sei que tipo de grama é. Moro no rio de janeiro e está fazendo muito sol e ela está toda queimada. Pega sol praticamente o dia todo. Posso comprar sementes e jogar nós locais q estao faltando ou não devo misturar as espécies? Desde já agradeço.

  20. tenho um terreno coberto com cascalho de pedra São Tomé e por causa do calor, estou inclinado, a substituir as pedras por grama. Gostaria de saber qual o tratamento no terreno terei que fazer para entrar com a grama e qual seria a grama mais apropriada. Desde já agradeço.

  21. Olá Silvana, bom dia!

    Tenho uma propriedade a 200Km de distância de onde moro e gostaria de ornamentá-la com alguns tipos de grama. Bom, a dúvida é se posso fazer o plantio e fazer algum tipo de “manutenção” a cada 2 meses aproximadamente. Outrossim, caso não seja recomendado, é possível algum tipo de irrigação por gotejamento ou algo semelhante% Qual o tipo de grama mais indicado para esta situação%

  22. Silvana,
    Gostaria de saber o seguinte: tenho uma área sombreada que numa parte transita pessoas, posso mesclar a grama são-carlos e grama-amendoim? Ou corre-se o risco da grama-amendoim, com o tempo, invadir o espaço da são-carlos?
    Obrigado.
    Hugo.

  23. Boa tarde. Preciso de ajuda. Moroem uma chacara em frente a minha casa tem uma mangueira enorme onde as crianças gostam de brincar e adultos sentam para conversar. Qual planta posso plantar debaixo dessa árvore q aguente pisoteio e sombra? Obrigada

  24. Ola.amiga gostaria de tirar uma grama q.tenho e.colocar uma que seja para pisoteio e que nao cresça muito e qual seria apropriada pois tenhi criança de um ano e 7meses.obrigada

  25. Olá
    Tenho uma grama coreana na minha rampa desde dezembro de 2015 se desenvolveu os primeiros meses mas agora está sacando,é normal? Tem alguma coisa que posso fazer para salvar esta grama?

  26. Bom dia! Preciso de uma orientação: tenho um gramado de mais ou menos 50 metros com grama esmeralda. Nele tem uma jabuticabeira, uma goiabeira e uma palmeira e por isso a grama recebe pouco sol e está morrendo. Qual a melhor espécie de grama que sobreviveria nestas condições? Obrigada.

  27. Olá, gostaria de saber qual a grama indicada para fazer uma área de lazer para crianças aqui no meu Estado que tem sol de 47*C e passa 5 meses de seca, e na época de chuva alaga. Existe alguma grama que posso plantar? Pensei na bermuda.

  28. Olá, gostaria de saber qual a grama indicada para fazer uma área de lazer para crianças aqui no meu Estado que tem sol de 47*C e passa 5 meses de seca, e na época de chuva alaga. Existe alguma grama que posso plantar? Pensei na bermuda.

  29. tenho 4 cachorros e 6 gatos que comem a grama e fazem suas necessidades, por isso elas queimam e morrem com o tempo. Qual a grama ideal para o meu jardim.

  30. Tenho um barranco de 4m de altura, bem ingrime. Minha casa está a uma distancia de 1,5m do barranco, motivo de pouca iluminação.
    Pensei em plantar a grama amendoim para contenção.
    Mas, gostaria de saber se é resistente a sombra e se consigo mantê-la baixa, pq o barranco ta bem proximo a casa.

  31. Parabéns pelo artigo!
    Em casa eu troquei por grama artificial, aliás quem tiver interesse eu fiz com a sportlink (www.sportlink.com.br) e recomendo muito!

  32. Boa noite!
    Tenho uma a dúvida tenho uma pequena área de 20 metros quadrados e um pouco sombreada a maior parte do dia, que tipo de grama devo plantar para está área?
    Att. Elvis da Costa Sobrinho
    Whastapp (12)997818925

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*