Pragas de plantas encontradas nos jardins

Pragas de plantas

ÁCAROS

ÁcaroOs ácaros são pragas de plantas sugadoras e minúsculas, encontradas nos brotos novos, flores e embaixo das folhas.

SINTOMAS

As folhas se encrespam e ficam amareladas. Os ácaros Ácaros sintomaspodem ser vistos com pequenos pontos escuros.

SOLUÇÃO

Lave com água morna e sabão ( não use detergente) e enxágue. Em casos mais graves aplique pesticida.

 

LESMAS

As lesmas são pragas de plantas de aspecto compacto, recobertas de substância viscosa, mastigadoras, com 7cm de comprimento. Normalmente se alimentam à noite.

SINTOMAS

Surgem buracos devido à mastigação nos brotos novos e folhas. Trilhas viscosas podem ser vistas nas plantas.

SOLUÇÃO

Use um produto comercial para matar lesmas, ou uma isca, ou ache a pragaLesma embaixo de vasos, entulhos e destrua-a.

Dicas –  Para combater podemos colocar pedaços de chuchu, nabo ou abóbora no canteiro durante à tarde para atraí-los, depois é só realizar a catação manual pela manhã seguinte. Podemos colocar no vaso ou em volta dos canteiros uma faixa de cal ou de cinza para afastá-los, ou então colocar estopas umedecidas sobre os canteiros, os moluscos irão se acomodar na parte de baixo, então é só retirar e exterminá-los. Podemos usar também uma solução de cerveja com água açucarada, é só colocá-las em tampas de latas rasas e deixar durante a noite nos canteiros e vasos, isso também irá atrair esse moluscos.

Insetos outra praga de plantas

Os insetos podem ser um tormento para seu jardim, a seguir disponibilizo alguns insetos encontrados no jardim e o que acontecem com as plantas e como elimina-los.

MOSCAS BRANCA

As moscas branca que são insetos e sugadores pequenos também são pragas de plantas, brancas e com asas, que põem seus ovos no verso das folhas.

Mosca brancaSINTOMAS

As folhas encrespam-se ficando amarelas e marrons. Insetos parecidos com pequenas traças voam ao redor da planta quando esta é tocada.

SOLUÇÃO

Aplique um inseticida apropriado. Repita depois de 3 dias e novamente depois de 6 dias.

 

BESOUROS

BesouroOs besouros são pragas de plantas que são coleópteros com aparelho bucal do tipo mastigador, preferem as folhas, caules tenros e flores.

SOLUÇÃO

Plantar nos canteiros algumas plantas aromáticas que os repelem ( hortelã, salsa, coentro, etc ) e a atrair pássaros que são seus inimigos naturais são formas de combater esse inseto.

 

 

LAGARTAS

LagartasAs lagartas são larvas de borboletas ou mariposas, possuem aparelho bucal mastigador.

SOLUÇÃO

Para combater podemos usar armadilha luminosa para as mariposas, catação manual, esmagando os ovinhos sobre as folhas, pulverizando a planta com um preparado à base de nicotina ( fumo de rolo ) ou plantando nos canteiros alguma planta aromática que as repelem ( hortelã, manjericão, arruda, sálvia, etc ).

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*