Plantio de árvores

Plantio de árvores Cassia aleluia

As árvores são vegetais lenhosos, com tronco longo, ramificado em forma de copa, com mais de 5m de altura.
Embora muita gente pense que a parte visível de uma árvore é o espelho da outra, que está escondida sob a terra, isto não ocorre exatamente assim: as raízes podem se espalhar lateralmente até três vezes mais do que a copa. Existe, porém, uma estreita relação entre copa e raiz: a superfície total de ambas deve estar sempre equilibrada. Se, por algum acidente, uma parte da raiz se perde ou é danificada, torna-se necessário podar, também, uma quantidade equivalente de ramos.
São necessários vários anos para que uma árvore cresça. Mas aqueles que pretendem ter uma bela árvore no jardim podem apelar para o transplante de plantio de árvores já enraizadas e desenvolvidas. Esse processo é muito usual e geralmente dá bons resultados.

TÉCNICAS DE PLANTIO DE ÁRVORES

 Plantio de árvores Cassia aleluia

Embora tecnicamente qualquer árvore possa ser transplantada para um terreno que lhe ofereça condições de adaptação, escolher as que resistem mais a esse “choque natural” é um dos segredos da operação.

Plantio de uma árvore

Quando fizer um plantio de árvore nova para um canteiro, molhe a terra ao redor das raízes, com delicadeza, pois a terra é fofa e pode se deslocar. Os recipientes que apresentam cortes laterais, e são amarrados com cordões, facilitam muito a retirada da planta.

Determine o tamanho do torrão medindo a largura e a altura do recipiente, da base até o nível da terra em seu interior. Cave um buraco com o dobro da largura e uma vez e meia a profundidade.

Corte os cordões no local do plantio e abra o recipiente para os lados. Tire o torrão com cuidado para não prejudicar as raízes mais tenras. Se o recipiente for metálico, use luvas grossas.

Estenda as raízes que estejam enroladinhas ou emaranhadas no torão: deixadas como estão, podem estrangular a planta.

Encha 1/3 do buraco com terra e compostagem composto orgânico; soque e coloque a planta em pé e com as raízes espalhadas. Uma tábua disposta sobre o buraco ajuda a nivelar o torrão com a superfície do solo.

Preencha o buraco com a mesma mistura usada para o fundo. Cave uma “coroa” de 5cm de profundidade em volta da árvore, um pouco mas larga que a copa. Regue completamente, e  preencha a coroa com uma camada de material orgânico ( serragem, folhas decompostas, produtos de forma industrial vendidas em floriculturas ou esterco animal bem curtido.

Se você encontrar solo impermeável no fundo da cova para plantio, use uma cavadeira para abrir um buraco de drenagem. Ele deverá ter de 15 a 20 cm de profundidade. Preencha-o com cascalho grosso. Depois que a árvore for plantada, a água será drenada pelo cascalho, impedindo que as raízes apodreçam.

1 Comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*