Plantas suculentas no jardim

Suculentas em declives

Um belo efeito que as suculentas dão ao jardim

Poucos utilizam as suculentas para compor um jardim e não sabem o efeito magnífico que elas dão. De manutenção relativamente fácil elas não são muito exigentes mas sempre ressaltando que isso não significa que tem que e deixa-las de lado né.

Exige um solo de boa drenagem e equilíbrio para que tenha sucesso no seu desenvolvimento. Geralmente os cactos demoram para crescer já as suculentas tem um crescimento rápido.

Aproveitem ao máximo os lugares rochosos, aquele tronco de árvore esquecido que você iria jogar fora ou até mesmo aquela bacia de cerâmica que você não sabe o que fazer com ela colocando belas suculentas.

Algumas composições que separei para apreciação e inspiração.

Aproveitando um chafariz antigo para colocar suculentas

Arranjo de suculentas no chafariz

Aquele vaso que não tem mas utilidade ou aquele carrinho-de-mão que está todo furado e que não serve para mas nada então aí que você se engana. Aproveite para fazer um belo arranjo com várias suculentas nele. Garanto que vai ficar lindo e além de aproveitar um objeto que não tinha mas utilidade.

 

 Colocando suculentas em espaços rochosos

Suculentas em declives

 

Um ambiente rochoso é um lugar ideal para incluir as suculentas. Em lugares inclinados as suculentas chamam atenção e dão um charme.

Murreta com suculentas

 

Tronco com suculentas

Suculentas em tronco

Incluindo vida aonde não se esperava mas nada.  Inclua em seu jardim, naquele espaço que não tem nada e você não sabe o que colocar que tal fazer uma montagem com suculentas.

Amplo espaço demarcando caminho com suculentas

Caminhos com suculentas

Até mesmo num ambiente muito grande é possível incluir suculentas. Fica muito vistoso o jardim e com uma decoração nada tradicional.

Jardim vertical com suculentas

Jardim vertical de suculentas

Uma solução para quem não tem espaço no chão para fazer um jardim é o jardim vertical e com suculentas ficam bem mas charmosas.

 

Suculentas em vasos altos

Suculentas em grande vasos

O segredo em manter suculentas em vasos altos é preencher 90% do vaso com argila expandida e colocar uma manta para uma boa drenagem e segurar o composto de terra e areia que você for colocar. Nunca preencha o vaso todo com terra pois a água e os nutrientes que as suculentas precisaram vão parar tudo no fundo do vaso e não vai adiantar de nada.

23 Comments

  1. Adorei aprender mais sobre suculentas, estou reformando o meu jardim que tem muitas pedras, sol o dia todo e é em declínio ,por ter pedras tem pouca terra , o que dificulta um pouco o plantio de outras Espécies , se puder mando – lhe a foto , quem sabe você pode me ajudar. Obrigada, Lígia

  2. Olá…gostaria de uma ajuda,, tenho um cantinho em meu jardim com grama que gostaria de tira-las e colocar suculentas com o chao forrado de pedrinhas,, mas nao sei como fazer pois tenho que colocar plastico pra cobrir a grama, e nao sei como faço para plantar as suculentas, sendo que serão muitas e direto no chao,, tens alguma ideia de como eu poderia fazer??Elas brotam direto nas pedrinhas??

    • Olá Flávia, suculentas em sua maioria precisam do mesmo tipo de substrato para se desenvolverem: poroso, rico em matéria orgânica e com boa drenagem para não enxarca, elas são plantas bem resistentes. Vai ficar lindo o cantinho reservado para as suculentas. Você poderá comprar algumas mudas maiores e outras menores para dar um movimento no jardim e não precisa de muitas mudas pois elas dão mudinhas e dessas mudinhas você poderá tira-las e planta-las nos espaços vazios. Como disse você plantará direto no chão, se o seu solo for muito barrento faça uma mistura de 2 partes de terra e 2 de areia e agregue ao solo, se for terra preta agregue nessa terra 2 partes de areia e por cima você poderá colocar os pedriscos desejado. Só não entendi a parte do plástico. Espero ter te ajudado, mas se houver mas alguma dúvida é só perguntar. Obrigada pela visita e estarei postando mas sobre suculentas em breve.

      • Tá é assim tenho um espaço de 3×1 que pega sol demanha e a tarde e é com grama, como dá mto trabalho pra tirar a grama eu pensei que desse de colocar plastico e depois as suculentas, porque senao colocar plastico nao tem como plantar as suculentas no meio da grama que dái nao vai dá de corta ela depois,, o que eu queria saber é se daria de colocar as suculentas em cima do plastico que eu iria espalhar por cima terra para poder planta-las,mas seria uma camada fina de uns 5cm só pra enterar mesmo, mas estou pensando o lugar nao tem inclinação etem calçada ao redor o que me preocupa se a terra nao vai ficar enxarcar. falando em comprar não preciso faço coleção e já quero fazer esse cantinho pq nao tenho mais lugar para colocar, aténa minha horta tem,nao tem mais lugar para as cebolinhas, kkkk…tenho de vários tamanhos e umas 20 espécies já.. vamos ver se me entendi agora… se der certo postarei as fotos para vc ver… tb tem meu facebook que tem fotos da minha coleção se vc tem me add para ver, Flávia de Bem…
        Bjuxx fico no aguardo..

        • Flávia faça o seguinte coloque um plástico preto sobre a grama para que não receba luz e nem água, isso acabará com a grama superficialmente após isso retire a grama morta com uns 20cm de terra e para as raízes chame um jardineiro para aplicar um herbicida seletivo para terminar de eliminar tudo que há nesse espaço e espere um tempo tipo 1 mês e coloque terra nova, adube e plante as suculentas. Acredito que com o plástico vai acontecer exatamente o que você me relatou, vai acabar empoçando água e apodrecer as suculentas, além do solo quando quente vai esquentar o plástico e queimar as suculentas pela raiz. Sei que vc gostaria de uma coisa mas prática, mas as vezes é melhor ter um pouquinho de trabalho no começo e ter um jardim bonito e saudável do que mas tarde ter dor de cabeça com problemas de fungos e infestação de pragas. Espero ter te ajudado.

    • Gosto muito dos tons em verde e tons de terra ficam bem bacanas. As suculentas são ótimas pra isso, mas tem outras como gerânio pendente, alfinetinho, baby-sun entre outras. Mas pra isso precisaria saber mais sobre esse jardim vertical, qual o tamanho dos vasos ou até mesmo placa. Se vc quiser post as fotos do local onde será feito o jardim que te ajudo na escolha. Bernadete obrigada pela visita e volte sempre.

    • Ola Juliana que bom que gostou, obrigada. Adoro os vasos altos também e vc encontrará eles nos gardens do seu estado. Aqui onde moro encontro com facilidade e se não tiver eles encomendam.

  3. Olá Silvana, recentemente comprei em uma feira japonesa um arranjo feito em um tronco aparentemente seco, com cactos e suculentas, você poderia me dar algumas dicas de como cuidar delas? Como fazer o adubamento ou algo do tipo para que não faltem nutrientes, pq eu não consigo entender como cuidar delas encravadas em um tronco, rsrsrs
    Obrigada e parabéns pelo site!

  4. Oi Silvana, estava procurando informações sobre as suculentas e encontrei seu site, gostaria de tirar uma dúvida se possível.. Não posso deixá-las dentro de casa pois tenho um gato que come qualquer planta, e seria perigoso, então estou as mantendo do lado de fora da janela (moro em vila), aonde elas pegam sol e chuva.. Tem algum problema? É uma echeveria e uma Sedum rubrotinctum.. Ou devo cobrir com um plástico transparente nos dias chuvosos? Fico te aguardando, obrigada 🙂

  5. Olá! Adorei o post! Amo suculentas e estou procurando loucamente essas maiores, que pendem, tipo as da última foto, dos vasos grandes. Onde é possível encontrá-las para vender aqui em São Paulo? Já fui no Ceagesp porém lá só tem as básicas, pequenininhas. Preciso das maiores, pois nossos vasos têm uns 15 cm de base e 20cm de altura, uma suculentinha no meio ia ficar muito pouco… Tem algum lugar que vende mais variedades? Abraços e parabéns!

  6. Boa tarde. Gostaria de saber onde encontro variedade de suculentas para comprar. Moro em Matias Barbosa-Mg, perto de Juiz de Fora-Mg, e nestas duas cidades não tem variedade de suculentas.
    Obrigado. Boa tarde, bom fim de semana….

  7. Oi Silvana! Parabéns pelo site! Eu sou fã das suculentas tb! Ganhei de presente a pouco tempo um daqueles sapateiros de pendurar (com tecido de sacola de feira, sabe?) pra plantar minhas suculentas nele, mas queria saber como faço pra plantá-las, pois acho que quando eu regá-las vai escorrer por baixo e manchar o sapateiro, além de fazer uma sujeira na parede! Pensei em forrar com saco plastico, mas gostaria de saber se tem alguma técnica mais comum e como no caso de plantação suspensa de suculentas em outras coisas..Obrigada! Abraço

  8. Oi Silvana estava dando uma olhada em sites sobre suculentas moro em apartamento é bem iluminado mas minúsculo (38m2),então fiz um mini jardim em um pote de barro..kkkkk,mas queria te dizer que amei seu site,muitos detalhes e ver sua dedicação em responder as perguntas me encantou,boa sorte pra vc e muito sucesso,te desejo de todo coração. Parabéns. <3 <3 <3

  9. Olá Silvana me apaixonei pelo site e gostaria muito de fazer o jardim vertical de suculentas que está logo acima com os bambus por trás,mas nem tenho idéia de qual suporte está segurando as plantas .Você pode me ensinar a montá-lo ? ficarei muito agradecida.Um abraço !!!!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*