Nutrientes para as plantas

Nutrientes para as plantas

A adubação consiste no processo de fertilizar o solo, restituindo-lhe os nutrientes retirados pelas plantas cultivadas.

Ao construirmos um jardim devemos nos preocupar em adubá-lo antecipadamente, para auxiliar no processo de desenvolvimento das plantas e, periodicamente, devemos repor a dose de adubo, pois com o tempo as reservas do solo podem diminuir, prejudicando o desenvolvimento sadio das plantas e apagando a beleza que constitui a razão de sua existência.

Esses nutrientes são encontrados como adubos e fertilizantes orgânicos ou químicos disponíveis em floriculturas ou em grandes mercados. Aconselhável sempre ficar atento ao desenvolvimento das plantas, pois se houver alguma mudança repentina  poderá ser por falta de nutrientes.

Nutrientes para as plantas

Principais nutrientes para as plantas e suas respectivas funções


Fósforo ( representado por “P” )

Função: estimula a produção de frutos e flores; favorece o amadurecimento dos frutos. Carência: Folhas ficam verde-escuras e com manchas avermelhadas e pouca floração. Favorece: Crescimento de árvores, arbustos e floração.

Potássio ( representado por “K” )

Função: aumenta a resistência as doenças, secas e geadas; acentua o sabor dos frutos. Carência: apodrecimento das bordas das folhas. Favorece: a nutrição das plantas.

Nitrogênio ( representado por “N” )

Função: estimula o crescimento do caule e das folhas; responsável pela cor verde das plantas. Carência: folhas opacas e amareladas; plantas pouco desenvolvidas. Favorece: o crescimento rápido.

Cálcio ( representado por “Ca” )

Função: reduz a acidez do solo. Carência: morte das gemas apicais; amarelamento das nervuras das folhas. Favorece: crescimento das raízes.

Enxofre ( representado por “S” )

Função: ajuda a manter a cor das plantas. Carência: amarelamento uniforme das folhas. Favorece: estimula o processo de formação das sementes.

Magnésio ( representado por “Mg” )

Função: atua no processo de fotossíntese. Carência: amarelamento entre as nervuras das folhas. Favorece: transporte de fósforo na planta e formação de açúcares.

Não se esqueçam, para um jardim bonito e com plantas saudáveis os nutrientes para as plantas são indispensáveis.

4 Comments

    • Olá Pregentino Severino, que bom que pude te ajudar. Esse é o objetivo do site espalhar o máximo de conhecimento sobre plantas para todos. Obrigada!!!

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*