Lantana

Lantana pendente

Existem dois tipos de lantana mas usado no momento. A lantana arbustiva ( Cambará de jardim ) e a pendente ( Lantana montevidensis ‘Lutea’ ) as duas são muito visitadas por borboletas e dão um show de beleza, com suas inúmeras inflorescências.

LANTANA PENDENTE E ARBUSTIVA

 

FLORAÇÃO

As flores da lantana dão quase o ano todo, sendo no verão sua maior florada.

A cor das flores da pendente são de cor amarela e da arbustiva existem variadas cores, rosa com laranja, branca com rosa e também tem amarela.

USO NO PAISAGISMO

Pendente: Em jardineiras suspensas ou em beiradas de taludes.

Lantana pendente

Arbustiva: para compor maciços à forma de forração ou como bordaduras de canteiros e caminhos.

Lantana arbustiva

CRESCIMENTO

Lantana pendente: Atinge 1 metro de comprimento.

Lantana arbustiva: algumas espécies chega somente à 50cm outras podem chegar à uns 2 m de altura.

AMBIENTE ADEQUADO

Sol pleno e solo rico em matéria orgânica e mantido úmido. No verão onde o sol é intenso molhar duas vezes ao dia no inverno uma vez por dia se não houver chuva.

REPRODUÇÃO

Por sementes ou por estaquia produzidas em fevereiro e irá garantir que as cores das flores sejam iguais aos da planta mãe.

Os pássaros se alimentam dos frutos da Lantana e, assim, ajudam na disseminação das sementes. Suas flores são polinizadas por beija-flores, borboletas, abelhas entre outros. Mas se no seu jardim houver outras flores que produzem néctar melhor ou em maior volume os pássaros irão aproveitar dessa outra espécie.

Lantana arbustiva rosa

11 Comments

  1. BOM dia Silvana,saudades,!querida gostaria de saber como faço ter mudas de mini rosas,ganhei uma muda e quero multiplicá-la,como faço.?Um abraço.

  2. Bom dia Slvana,lembra do carrinho de mão que lhe falei,plantei nele as lantanas, agora não consigo limpa-las, ou seja retirar os matinhos que cresceram no meio delas, pois estão cheias de formiga, o que posso fazer para resolver esse problema?bjs.

    • Hummm, que coisa Alderina estava com o mesmo problema aqui em casa, formigassss. Primeiro identifique que tipo de formiga é compre aqueles venenos que vendem em casas de rações para o tipo certo de formiga. Aqui deu dois tipos de formigas e tive que colocar dois tipos de venenos. Felizmente acabou com o problema e minhas lantanas voltaram a florir e com folhas bem verdinhas. Depois mande fotos de como está ficando seu jardim. Bjs.

  3. plantei lantanas em um vaso bem grande com adubo orgânico, tem dias e elas estam floridas, mas a maior parte do tempo elas ficam sem flores, o vaso pega o sol só pela manhã. o que fazer para elas ficarem floridas o tempo todo?

    • ESTA PLANTA É DE SOL PLENO, LOGO,É IMPORTANTE QUE SEJA COLOCADA EM LOCAL ADEQUADO. OUTRA SITUAÇÃO: HÁ QUANTO TEMPO SUA PLANTA ESTÁ NO VASO? SE FOR HÁ MUITO TEMPO, O SUBSTRATO NO QUAL ESTÁ PLANTADA ESTÁ SEM OS NUTRIENTES QUE ELA PRECISA E AÍ UM JARDINEIRO OU UM PAISAGISTA PODE LHE AUXILIAR NA MANUTENÇÃO OU TROCA DO SOLO DO VASO. SOU ENGENHEIRO AGRÔNOMO MAS NÃO TRABALHO MAIS COM CONSULTORIA. PARA CONSULTORIA É BOM VER A PLANTA PARA CHECAR O ESTADO NUTRICIONAL DA MESMA QUE VAI SER DETECTADO PELA COLORAÇÃO DAS FOLHAS. OUTRO FATOR TAMBÉM DIZ RESPEITO ÀS REGAS. AINDA QUE SEJA UMA PLANTA BASTANTE RÚSTICA, O VASO NÃO PODE FICAR CONSTANTEMENTE RESEQUIDO. NÃO SEI SE LHE AUXILIEI, MAS ESTAS SÃO AS MINHAS DICAS.

  4. Que bom que você gostou da minha foto! Esta floreira de Lantana montevidensis amarela foi tirada na sede administrativa do Grupo Positivo, aqui em Curitiba. Nós criamos e implantamos o projeto e também prestei consultorias de manutenção por 13 anos para este jardim. As lantanas ficam lindas entre a primavera e o outono, mas no inverno sofrem muito com os ventos frios que acontecem aqui, com um resultado estético muito feio.
    Uma pena que os créditos não acompanham as fotos…

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.