Ixora mini

Mini ixora

As ixoras são muito utilizadas nos jardins brasileiros, muito resistente ao calor e chamam atenção com suas flores globosas e vibrantes.

MINI IXORA OU IXORA COMPACTA: Ixora coccinea “Compacta”

Mini ixora

PORTE: Um porte muito apreciado nos jardins por chegar até 80 cm de altura de folhas simples, pequenas e brilhantes.

FLORAÇÃO: Muito globosas e densas, tendo uma variedade de cores de cor vermelho-alaranjado, amarelo e rosa. Permanece florida ao longo do ano menos no inverno.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO: Poderá ser utilizado em bordaduras, renques, paredes, muros e cercas também utilizado em vasos.

Mini ixora caminho

LUGAR IDEAL: Mantido em terra fértil e a pleno sol. Adubar duas vezes ao ano no início da primavera com farinha de osso e húmus de minhoca e outra no início do verão com fertilizante NPK 4.14.8 “Adubos e fertilizantes químicos“.

IXORA CHINESA: Ixora chinensis

Ixora chinensis

PORTE: Pode chegar a uma altura de até 2 m, folhas simples, coriáceas e curtas.

FLORAÇÃO: Muito visitadas por beija-flores, sua flores são numerosas com variadas cores vermelhas, vermelho-alaranjadas, róseas ou amarelas. Podendo ser apreciadas quase o ano todo e no verão principalmente.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO: Usada isoladamente ou em grupos formando renques ou conjuntos.

LUGAR IDEAL: A pleno sol e com um solo rico em matéria orgânica vc terá uma planta maravilhosa e não poderá esquecer da rega por duas vezes na semana. Adubar duas vezes ao ano no início da primavera com farinha de osso e húmus de minhoca e outra no início do verão com fertilizante NPK 4.14.8.

IXORA REI: Ixora macrothyrsa

Ixora rei

PORTE: Arbusto de até 2 metros de altura com folhas verde-escuras e coriáceas.

FLORAÇÃO: Flores globosas, grandes e de um colorido vermelho bem vivo.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO ( IGUAL PARA TODAS ): Usada isoladamente ou em grupos.

Ixora macrothyrsa

LUGAR IDEAL ( IGUAL PARA TODAS ): A pleno sol e com um solo rico em matéria orgânica vc terá uma planta maravilhosa e não poderá esquecer da rega por duas vezes na semana.

IXORA CORAL ou IXORA MIDI: Ixora coccinea

Ixora midi

PORTE: Um arbusto que chega a medir 2,5m de altura com folhagens coriáceas de cor verde clara.

FLORAÇÃO: Sua florada se dá na primavera e verão com cores vibrantes que vai do vermelho-alaranjado ao amarelo.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO: Usada isoladamente ou em grupos formando renques ou conjuntos.

LUGAR IDEAL: A pleno sol e com um solo rico em matéria orgânica vc terá uma planta maravilhosa e não poderá esquecer da rega por duas vezes na semana. Adubar duas vezes ao ano no início da primavera com farinha de osso e húmus de minhoca e outra no início do verão com fertilizante NPK 4.14.8.

IXORA BRANCA: Ixora finlaysoniana

Ixora branca

PORTE: Diferente de todos as outras ixoras essa pode chegar a uma altura de até 3 metros, muito ramificada com folhas alongada e densas.

FLORAÇÃO: Ao longo do ano você poderá apreciar as belíssimas flores brancas, principalmente no verão e sendo muito visitadas por borboletas e beija-flores.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO: Emite brotações partidas das raízes formando touceiras densas então vai muito bem isoladamente, em grupos.

Ixora finlaysoniana

LUGAR IDEAL: A pleno sol e com um solo rico em matéria orgânica vc terá uma planta maravilhosa e não poderá esquecer da rega por duas vezes na semana. Adubar duas vezes ao ano no início da primavera com farinha de osso e húmus de minhoca e outra no início do verão com fertilizante NPK 4.14.8.

IXORA ROSA: Ixora undulata

Ixora rosa

PORTE: De 1m à 2m de altura de textura lenhosa e bem ramificado.

FLORAÇÃO: De cor rosa formadas na primavera e verão.

UTILIZAÇÃO  NO PAISAGISMO: Usada isoladamente ou em grupos formando renques ou conjuntos.

LUGAR IDEAL ( IGUAL PARA TODAS )

A pleno sol e com um solo rico enriquecido com húmus de minhoca e permeável.

28 Comments on Ixora mini

  1. oi,
    sou um cara que gosta de plantas, pois é, sou homem e gosto de plantas. rs
    Gostei de seu artigo e vi que entende de Ixoras, por isto queria te fazer uma pergunta:
    tenho duas Ixoras que estão sendo atacadas por alguma praga que estão comendo todas as folhas novas. Não é formiga, e não consigo ver o que é.
    vc sabe o que pode ser e o que posso fazer pra acabar com isto antes que matem minhas plantas.
    elas sao grandes, 1,1 m .

    no aguardo,

    abraços

    Giazi

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 22:03 // Responder

      Olá Jairo, que bom que vc gosta de plantas isso significa que vc ama a vida, a natureza.
      Provavelmente são lesmas, elas atacam a noite e folhas novas e realmente não dá para ver. Em “Pragas de plantas encontradas nos jardins“, vc verá algumas das pragas. Mas para ser direta coloque cascas de chuchu a noite em volta das Ixoras e vc verá pela manhã as lesmas. Aí é só fazer a catação manual. Visualize se não há nas folhas e pelo chão um rastro viscoso bem brilhante. Se tiver realmente são as lesmas. Tente isso primeiro para ver se é, acho que seja isso. Se não for tentaremos outra coisa.

      • Ola Silvana.,
        Tenho um pé de mini ixora jah adulta., e Gostaria de saber cm. faço mudas, pois já tentei varias x., mas elas nao pegam., existe algum segredo., ?
        Fico no aguardo
        Obrigado
        Daniel

  2. EVANDRO ROCHA MUNIZ // 31 de maio de 2013 em 21:13 // Responder

    SOU DE MANAUS,MEU NO É EVANDRO.QUERIA UMA DICA : SE POSSO PODAR A IXORA, SEMPRE QUE FOR NECESSÁRIO, MESMO COM FLOR, E QUAL A DISTÂNCIA QUE DEVO COLOCAR O ADUBO?
    AGUARDO A RESPOSTA.ABRAÇO!

    • Silvana Pinheiro // 25 de junho de 2013 em 21:25 // Responder

      Olá Evandro plantas com flores não devem ser podadas. O certo é esperar a época que ela estiver no fim da floração e poda-las. A adubação ideal para plantas com flores é uma adubação com Húmus de minhoca e farinha de osso adoro essa mistura. Coloque adubo afastado do tronco ou do ramo principal senão pode ocorrer queimaduras na planta a não ser que vc aplique fertilizantes líquidos próprios para pulverização.

  3. Maria Luiza Acioli // 14 de junho de 2013 em 11:18 // Responder

    Amei a matéria amo a natureza, sou fascinada por ixora, sendo que não dou sorte com a ixora branca, ganhei uma muda de um jardineiro, mas não resistiu, preciso comprar outras mudas.

    Na casa de minha mãe tem a ixora rosa, só que são muito raquitas, não crescem muito, gostaria de saber se existe ixora-mine e a grande?

    Abraços
    Luiza

    • Silvana Pinheiro // 25 de junho de 2013 em 21:01 // Responder

      Olá Maria, existe sim as ixoras mini e da grande e a respeito das Ixoras que estão magrinhas, rsrs faça uma adubação rica em nitrogênio.

  4. cepredev-centro de pesquisa reproduçao e difusao de especies vegetais // 19 de junho de 2013 em 20:06 // Responder

    que legal, sou pesquisador tecnico desta organizaçao e muito me orgulho sobre plantas principalmente no tocante as pesquisas eloi dos santos sousa

  5. Maria Albenise Alves // 24 de junho de 2013 em 16:00 // Responder

    coloquei no meu canteiro ixora vermelha, porém menos de 20 dias estão murchando e mudando de cor! O QUE FAÇO?

  6. TENHO VARIAS EXORIAS, MAS ESTÃO COM FUMAGINA E NÃO SABEMOS COMO ACABAR COM ESSA PRAGA, JA PASSAMOS FUMO NA AGUA, SABÃO NA AGUA, VENENO.. O QUE VCS RECOMENDAM PARA ACABAR COM ESSA PRAGA, AS FOLHAS ESTÃO PRETAS, APARECEM MUITOS INSETOS BRANQUINHOS E MUITA FORMIGA. AGUARDO RETORNO POR EMAIL SE POSSIVEL. ABRRAÇOS

    • DURVAL VELOSO BARBOSA FILHO // 2 de outubro de 2014 em 12:50 // Responder

      BOM EU SOU ENGENHEIRO AGRONOMO, E O QUE RECOMENDO SERIA O USO DA CALDA BORDALEZA, OU UMA SOLUÇÃO SIMPLES (30% LEITE + 70% DE ÁGUA) APLICAR DE 15 EM 15 DIAS.(TRÊS APLICAÇÕES)

  7. Tenho uma jardineira de mini IXORA vermelha, há mais ou menos 1 ano, percebi que suas folhas começaram a cair completamente, ficando somente o cabo. Aparentemente não visualizei nenhum tipo de praga, porém ao tocar na planta as folhas se soltam. Sua coloração estão muito bonitas e cheias. Isto começou acontecer de uma semana para outra. O que devo fazer? Obrigada!

    • bom dia!
      Estou com o mesmo problema da Thaiane; tenho 6 jardineiras com ixora mini, misturadas nas cores amarelo e vermelho. Elas ficam na janela do 4º andar e pegam sol em determinadas horas do dia. Todas as 5 estão lindas e sempre floridas, porém em apenas 1 jardineira as folhas estão caindo e ficando a planta apenas no caule. As folhas estão num verde bonito e não estão murchas. Não sei o que está ocorrendo, poderia me dar uma sugestão? Aguardo, e muito obrigada!

  8. Bom dia !
    Coloquei no meu condominio uma carreira de mini ixoria de cor amarela , quando plantou estava repleta de flor , ja tenho ha 1 ano e nunca mais florou…ja adubei e ja ate podei , elas estao lindas mas ate hj nao deu mais flor , estou triste , pois paguei muito caro e os moradores ate hj me perguntam cade as flores ? O que faco . o jardineiro ja colocou NPK ha 2 meses e ja adubei tb , elas estao lindas com folhas bem repolhudas , mas flor nem pensar …
    agradeco, Iara

    • BOM DIA
      TENHO UMA IXORA, QUANDO COMPREI TINHA UMA FLOR MUITO PEQUENINA, PLANTEI COM TERRA PRETA ADUBO, MAS ELA SEMPRE TEM FOLHAS SAPECADAS NUNCA FICAM TOTALMENTE VERDES JA VEIO ASSIM E AS NOVAS Q SAEM SAO IGUAS E NAO FLORECE,NAO SEI OQ ACONTECE COM ELA, GOSTARIA DE SABER SE POSSO PODAR??

  9. Altair Mendes Machado // 18 de agosto de 2013 em 14:41 // Responder

    Plantei ixora no gramado, e a grama se espalhou entre elas, sera q a grama prejudica o sistema radicular? uma vez q as ixoras nao estam tão bonitas? grato.

  10. comprei uma ixora mini ja no vaso, moro em curitiba, estamos no inverno e nos dias de mais frio recolhi na garagem que e coberta mas mesmo assim as folhas amarelaram e cairam,posso transplanta- la ja ? Gostaria de plantar no chao, mas tenho medo que nao resista, ou sera que deveria esperar ate ela recuperar- se totalmente?

  11. Adriano Oliveira // 31 de agosto de 2013 em 17:55 // Responder

    Olá, muito legal seu site! Parabéns!

    Como devo fazer a poda de mini ixorias? Tenho um canteiro no meu jardim e elas estão ficando muito altas.

    Obrigado,
    Adriano.

  12. tenho muito vontade de ter um jardim só que no Tocantins é muito quente.que planta ideal seria pra nossa região?de preferência de plantas que desse flores

  13. Bom dia.
    Qual a melhor forma de fazer mudas das ixoras?
    Tenho preferência palas minis, porém de de folhas largas e brilhantes, pois não há necessidade de muita poda.
    Possuo 5 cores de ixora gigante. (vermelha, amarela, branca, rosa claro e rosa escuro). Exitem outra cores?
    Gostaria de mantê-las podadas e floridas, mas preciso aprender a fazer as podas corretamente.
    Há muita dificuldade de conseguir mudas já plantadas em vaso.
    É possível enviar para mim, pois terei um exemplar de cada cor, de preferência as minis,
    destas poderei fazer a propagação.
    Obrigado

  14. louise Silveira // 9 de abril de 2014 em 19:18 // Responder

    Olá, adorei o seu site!
    Queria te pedir uma ajuda, eu tenho um jardim no canto do muro de ixora midi que quase não dá flores e nunca teve a terra adubada, estamos no outono, mas mesmo assim queria usar algum adubo, qual adubo vc me indica pra essa estação? Tbm tenho um jardim só com folhagens, qual adubo vc me indica? Desde de já muito obrigada!

  15. gostaria de plantar ixora aqui em casa , mas tenho medo porque onde pretendo plantar não pega sol no inverno , so no verão, sera que vale a pena arriscar? gostaria que as perguntas de todos internautas fosse respondidas aqui memo, pois assim as perguntas de ums servem para outros, e a resposta também, agradeço. abraço

  16. OLÁ, SOU UM GRANDE ADMIRADOR DA NATUREZA E DO MEIO AMBIENTE. GOSTO MUITO DE PLANTAS DE FORMA DIVERSA. TANTO NATIVA COMO EXÓTICA, ORNAMENTAL OU MEDICINAL. O IMPORTANTE É SER PLANTA. É POR ISSO QUE ESTOU ME POS GRADUANDO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. UMA ABRAÇO A TODOS AQUELES QUE AMAM A VIDA E A NATUREZA.
    MUITO BOM O SEU ESPAÇO INFORMATIVO.

  17. bom dia estou precisando material falando sobre a fisiologia e morfologia da ixora
    se você tiver e puder me enviar ficarei muito agradecido

  18. leonardo esteves // 9 de janeiro de 2015 em 19:29 // Responder

    Boa noite, sou homem e estou aprendendo a cuidar de plantas mas em especial gosto muito da ixora, tenho uma ixora mini em um vaso na minha varanda, só que vejo que têm muitas formigas andando por elas e suas folhas estão ficando algumas amareladas, isso é normal, o que posso fazer para acabar com essas formigas ? Desde já agradeço a ajuda, e parabéns pelo site.

  19. Amo a natureza, sou um homem que planta de tudo o que acho, mas adoro as flores, principalmente as orquídeas e exisoras. Minha mulher também gosta, mas quem cuida sou eu.

  20. Maria de Fátima Fernandes Lacerda // 8 de fevereiro de 2015 em 23:56 // Responder

    Boa noite! Gostaria de saber se tenho como recuperar ixora que foram afetadas por mijo de cachorros, estão com folhas secas, claras e sem florir, obrigada fátima

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*