Hortênsias

Hortênsias

As hortênsias sempre chamaram atenção por suas floradas globosas e cores de tons delicados. Para que se adquira uma hortênsia sempre bonita siga os passos que você terá sucesso na florada.

Hortênsias ( Hydrangea macrophylla )

Hortênsias

FLORES: Inflorescências compactas, com numerosas flores estéreis de cor branca, rósea ou azul.

FLORAÇÃO: Floresce na primavera e verão.

PAISAGISMO: Pode ser cultivado em vasos e em grupos formando maciços ou renques.

LUMINOSIDADE: Em regiões muito quentes e seco o ideal é manter as hortênsias em meia-sombra ou com bastante luz indireta. Em regiões de clima frio poderá receber sol diretamente.

PORTE: Arbusto semi-lenhoso, podendo chegar a 2,5m de altura.

SOLO: Terra fértil, rica em matéria orgânica, permeável e úmida.

REPRODUÇÃO: Por estaquia de galhos novos e o outono é a melhor época para ser feita.

MANUTENÇÃO: Podar drasticamente no fim do inverno para florescer na primavera.

Hortênsias azuis

Para adquirir hortênsias de cores azuis: O solo deverá ser ácido e para adquirir essa tonalidade você terá que fazer uma mistura de 20grs de sulfato de alumínio, sulfato de ferro ou pedra ume e diluir em 5ltrs de água e regue a planta com essa mistura duas vezes na semana por 40 á 50 dias antes do início da floração ou misture palha de aço na água e deixe adquirir uma tonalidade de ferrugem e regue as hortênsias uma vez por semana.

Hortênsias rosas

Para adquirir hortênsias de cores rosas: Para tal o solo terá que ser alcalino e isso para ter as flores rosas você terá que eliminar todas as folhas para acabar com todo alumínio que existe na planta. Replante-a e misture ao solo 300grs de calcário dolomítico por m² quanto mais alcalino for o solo mas clara fica a flor obtendo assim a cor branca.

Hortênsias brancas

ADUBAÇÃO: Deverá adubar na primavera com adubo rico em potássio e pouco nitrogênio e fósforo. No inverno deverá adubar com adubo orgânico para estimular seu crescimento.

Atenção: Não pode os galhos que não deram flores pois eles que darão flores na próxima florada.

CLIMA: Aprecia clima frio.

REGA: Duas vezes por semana.

Pragas encontradas nas hortênsias

Folhas e pétalas atacadas tornam-se espessas e deformadas, apresentando as vezes manchas esbranquiçadas. As extremidades dos ramos também podem apresentar o problema tornando-se esgalhadas.

Controle: Elimine as partes afetadas e utilize um fungicida chamado Calda Bordalesa.

7 Comments

  1. Olá SILVANA!!!
    Amei as dicas, Por gentileza posta fotos de como ter um mini jardim
    num mini terraço de apto. E uma receita natural para fungo na minha roseirinha.
    (manchas preta nas folhas, amarelam e caem..)
    obrigada querida.
    Um abraço

  2. Sua página é muito simpática interessante e esclarecedora, só fiquei em dúvida de onde vocês são e se existe alguma forma de comprar flores de corte com sua empresa ou se só fazem esse serviço maravilhoso de esclarecimentos e dicas para cuidados e cultivo de plantas. gostaria de saber o endereço e uma forma mais direta de comunicação. grata, Ana Lourdes

  3. A minha hortênsia só floresceu quando a comprei. Depois nunca mais. Eu a tenho a mais de dois anos. Mudei o vaso, o que eu faço?
    Sempre rego e adubo.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*