Grama com manchas amarelas

Grama com mancha amarela

A grama com manchas amarelas pode ser sinal de vários problemas, irei dar exemplos de  alguns.

Grama com manchas amarelas

 

Fungos e Insetos possíveis causas de gramas com manchas amarelas

 

GRAMA COM MANCHAS AMARELAS PODE SER PERCEVEJO “Blissus insularis”

 

SINTOMAS: Ele ataca diretamente a seiva do gramado e ainda libera uma toxina, prejudicando seu crescimento e levando o gramado ao perecimento. Os primeiros sintomas de grama com manchas amarelas aparecem normalmente durante o período seco e quente. Estes percevejos podem ter até 7 gerações em clima quente e podem estar ativos o ano todo. Nestas condições 28°C, completam um ciclo em cinco semanas.
Eles matam completamente uma área, antes de se mudarem para outra.

 

SOLUÇÃO: Para combatê-lo, use a dicas de como podar grama, podando o gramado com uma maior freqüência, evitando a produção excessiva de palha.
O combate através do uso de inseticidas deve ser feito sempre com alto volume da calda e uma leve irrigação após a aplicação.

 

GRAMA COM MANCHAS AMARELAS FUNGOS ( excesso de umidade )

 

SINTOMAS: Grama com manchas amarelas pode ser causa também de alta umidade e isso aumenta a proliferação de fungos.

 

SOLUÇÃO: Aplique um fungicida e reduza o número de regas e aumente a quantidade, significando mais água em cada rega, mas bem espaçados regando sempre na parte da manhã.
Regando dessa maneira a grama terá água o suficiente para chegar até as raízes e ajudando no crescimento dela e isso é necessário para que a grama não seja atacada por bactérias e fungos pois a grama terá um período levemente de seca.
Faça uma boa drenagem colocando areia no solo, principalmente nas áreas atacadas.  Evite colocar fertilizantes com grande quantidade de nitrogênio e mantenha níveis de médio a alto de potássio no solo.

 

FUNGOS FORMADORES DE COGUMELOS ( fairy ring )

 
SINTOMAS: Aparecem círculos ou arcos de cogumelos. A grama verde escura morta ou murcha. Um emaranhado de fungos branco pode ser encontrado na palha ou no solo.
Baixa ou moderada umidade do solo. Manter altas doses de nitrogênio podem aumentar a severidade da doença, porém níveis de nitrogênio baixo podem aumentar a frequência de sua ocorrência.
 
SOLUÇÃO: Manter nível de nitrogênio moderado. Manter níveis de fósforo e potássio altos no solo, de acordo com a análise.

25 Comments

  1. Olá. tenho um gramado que mede 10 metros x 7 metros, e o local predileto da minha cadela (uma rottweiler) , ela tem o habito de urinar nesse gramado, e tenho a impressão que o local onde ela urina, fica amarelo e queimado. o que devo fazer?? Não tenho outro espaço para criar a cadela. obrigada.

    • Olá Flávia infelizmente a urina dos bichinhos acabam com qualquer planta pois é muito ácida. Sinceramente ainda não descobri como afastar eles dos gramados.

      • Uma solução que encontrei foi jogar uma pequena quantidade de pimenta do reino no gramado. Não prejudica o animal e inibe dele fazer buracos ou urinar no gramado.

    • plantei grama em meu quintal há mais ou menos 2 meses.Estou percebendo umas manchas secas , segui todas as recomendaçoes para o plantio.Gostaria, por favor, que me indicassem um remedio caseiro para este mal.Obrigada Maria.

  2. Olá, meu jardim está com manchas amareladas, foi logo depois que um jardineiro colocou dez dez, passou dizendo que deveria colocar, a grama iria ficar bem verdinha.A mancha ficou como um fio, exatamente o caminho que foi jogando os punhados.
    Por favor me ajude, o que devo fazer.
    Antecipadamente agradeço.
    Rosmari

    • Oi Rosmari.

      O 10-10-10 é um adubo de cobertura, um adubo de manutenção de jardins, pomares etc.
      O correto é utilizar de 100 a 150 gr/m2 e depois de lançar irrigar bem o local para lixiviar e fazer efeito. O próprio adubo sendo jogado sem irrigação ele pode queimar o gramado.
      Não sei dizer se o jardineiro utilizou adubo em alta quantidade e se ele não irrigou mas algum erro aconteceu na aplicação.
      O recomendado agora seria uma boa irrigação e cobrir com substrato de turfa green.

      Espero ter ajudado.

  3. Olá tenho 200m de grama ela deu umas manchas amareladas, ja apliquei um inseticida q deu jeito, mais o meio do gramado esta ralinho ela não cresce, queria saber o q posso fazer para o meio crescer para iguala-la? tenho foto.

  4. Olá, tenho +- uns 1000 mts de grama esmeralda, no campo de futebol tem duas verdades um lado e muito vistoso e macio com muita grama, e a outra metade e muito rala que nem precisa de poda. O que fazer para este lado crescer e ficar vistoso e macio conforme o outro lado do campo.

  5. Olá, tenho um gramado esmeralda que no inicio após ele ser colocado ficou muito lindo, vistoso bem verdinho, com o passar do tempo começou apresentar focos amarelados e depois definhando as folhas e secando logo após, retirei as folhas secas o que deu na terra. Entrei em contato com a floricultura que fez o serviço , eles vieram e fizeram um observação dizendo que elas estavam úmidas na raiz e apodrecendo, fizeram uns furos para oxigenar a terra e aplicaram sobre todo o gramado fertilizantes, seguido de um fungicida, (isolei toda a área) para evitar que pisassem , onde estava verde ficou bem mais saudável tem até sementinha apareceram,mas a área danificada não está conseguindo recuperar , mas há cerca de uma semana vem apresentando novos focos amarelos na área verde , já não sei o que fazer, investi no gramado por achar que além da beleza é uma forma de prover a natureza…
    Por favor me oriente.

    Obs.: Há também uns cogumelos bem planos ao chão e outros com tronco, no inicio alguns cupins apareceram e eu apliquei cupinicida ) a noite conforme orientação. A grama que esta amarelando.

    Grata desde já

  6. Bom Dia

    Tenho grama esmeralda e pela segunda vez esta aparecendo círculos de grama com folhas secas, começa pequeno e se alastra de dentro para fora. a primeira vez passei um inseticida (DECIS) não sei se resolveu pois já estava muito alastrado. Vi que apareceu uns cogumelos e tbm um montinho de barro para cima tipo formiga mas não nenhum inseto.
    O que que poderia ser?

  7. cuido do gramado do campo de futebol de naviraí ms,o nosso gramado é fieto de grama esmeralda,este gramado está com manchas amarelada por boa parte do gramado sendo elas arredondadas localizadas em um local de uns 40 metros quadrados sendo que dentro deste quadrado estão diversas manchas com base de 20 polegadas arredondadas,qual seria o produto para esta praga?

  8. Ola, tenho um gramado com manchas amarelas, o gamado esta com 3 circulos que parecem que a grama estas morta, no meio destes circulos tem algumas mudinhas verdes, começou com um circulo, depois outro circulo e agora esta com 3 circulos e este circulos estão aumentando, me falaram que pode ser cupim, qual produto devo passar, desde já agradeço…

  9. Olá, tenho um gramado de esmeralda de 50m, recém plantado, 3 dias apenas. Acabei minha casa, e como o terreno estava bem cheio de restos de construção, aterrei o local com 5cm de barro de jardim e apliquei as placas. Parece que já estão crescendo. Gostaria de saber o que eu posso estar jogando em cima para adubar o gramado e ajudar a enraizar. Desde já, obrigado!

  10. Olá, tenho um gramado que está com bastante manchas amarelas, já fiz aplicação de ureia (46-00-00) mas logo voltaram a aparecer, fiz aplicações com inseticidas também mas não obtive resultado, tenho notado que em lugares de pisoteio, ela está verde como deve ser, essas manchas podem acontecer por falta de compactação do solo?

  11. Cuido muito da minha grama contra ervas dadaninhas,agora tem umas manchas amarelas,qdo a grama esta baixa da para ver aue ficou só palha embaixo,as vezes vejo insetos pretos de 0,6 mm pulando ,em dezembro teve uma infestação grande ,vi na calçada estes mesmo mortos,e também uns insetos de mais ou menos 3 mm que parece um mosquitinho,qdo piso na grama sles pulam para todo lado.Não gostaria de usar veneno ,o que posso fazer?

  12. Lemos os registros sobre o “amarelamento” na grama Esmeralda e não enquadramos nosso caso em nenhuma das situações descritas. Nosso caso É apenas num pedaço, num gramado de mais de 300m2 e no gramado procedimentos de rega são os mesmos a longo tempo e nenhum fungo foi localizado. Não temos o hábito de adubação , pois o mesmo não se identificou como necessário pois o solo é bom e há muitos anos a grama vem se mantendo bonita e resistente e nossa manutenção, limpeza e poda é bastante cuidadosa e regular .
    Na nossa região não temos profissionais do assunto para recorrer e buscar orientação , razão q estamos pedindo alguma ajuda/aconselhamento e vamos tentar mandar umas fotos do caso.
    É uma pena pois sempre foi uma grama forte, bonita e muito elogiada.
    Agradecemos e nos informe e-mail para mandarmos umas fotos.

  13. Bom Dia

    Tenho grama esmeralda e pela segunda vez esta aparecendo círculos de grama com folhas secas, começa pequeno e se alastra de dentro para fora. a primeira vez passei um inseticida (DECIS) não sei se resolveu pois já estava muito alastrado. Vi que apareceu uns cogumelos e tbm um montinho de barro para cima tipo formiga mas não nenhum inseto.
    O que que poderia ser?

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*