Flor de maio cuidados

Flor de maio

Uma das mas procuradas flores no mês de maio é a belíssima flor de maio. Uma planta que não tem mistério para cuidar e se adubada corretamente ela te dará flores maravilhosas no outono.

Aprendendo sobre flor de maio

NOME CIENTÍFICO: ZYGOCACTUS TRUNCATUS

Flor de maio

FLOR DE MAIO – FLORAÇÃO

Acontece sua  floração entre abril e pode estender-se até julho, dando uma florada linda que permanece de 2 à 4 semanas.

Quando soltar os botões não fazer a troca de ambiente.

As flores variam do branco ao lilás e em tons dégradés.

PÓS FLORAÇÃO DA FLOR DE MAIO

Depois da floração em agosto ela entra em descanso necessitando nesse período de um solo seco e sem adubação e luz solar indiretamente.

REGA

Regar 1 vez por semana ou quando a terra estiver seca isso é permitido com essa planta por ser uma cactácea.

ADUBAÇÃO

Na primavera é chegada a hora de fazer  uma adubação  com adubo orgânico ou químico. Poderá ser feita uma adubação com farinha de osso e húmus de minhoca ou NPK 4.14.8. Essa adubação servirá para manter a planta nutrida e preparada para a próxima floração. No período de dormência que é no verão não é necessária a adubação.

Na troca de vaso também é necessária a adubação, areia e terra vegetal.

 REPRODUÇÃO

Depois da floração esse é o momento certo para fazer as reproduções e troca de vaso.

Flor de maio rosa

Reprodução por sementes

Numa planta já adulta existe em sua extremidade uma cápsula onde ao abrir-la você encontrará uma substância viscosa parecida com uma geleia com várias sementes.

Separe um pratinho pequeno e coloque nele um pedaço de palito de fibra de coco com alguns furinhos nele e espalhe esta geleia com as sementinhas nele. Mantenha sempre esse palito de fibra de coco úmido e a sombra com bastante claridade.

Quando as mudinhas estiverem com um tamanho bom, poderá ser transferidas para um vaso individual.

Reprodução por Gomos

Pegue um gomo do caule e finque com cuidado num vaso com a seguinte mistura, terra adubada + areia + fibra de coco, agora é só manter os cuidados necessários e você terá vários gomos novos em breve.

 Flor de maio vermelha

39 Comments

  1. Olá boa tarde! Acabei de ganhar uma flor de maio linda! Ela está cheia de botõezinhos mas, observei que, acho que de tão pesada por causa dos botões a planta está pendendo muito. E como o vaso é bem pequeno, gostaria de saber se posso coloca la num vaso maior? E aproveitando que, se for possível mudar para um vaso maior, posso separa las já que me parece ter quatro mudas? Desde já obrigada!

  2. Gostaria de saber pq algumas das minhas flores de maio murcham e somem após a floraçao. Isso acontece, principalmente com a de cor vermelha. Ja comprei varias vezes, e sempre acontece a mesma coisa. Com .nenhuma outra cor isso acontece. Me ajude por favor. Obrigada.

  3. Cultivo a flor de maio e graças as informacoes que acabei de ler percebi que o cultivo estava errado!!Site maravilhoso!! Amo plantas!! Obrigada JARDIM FLOR DO LESTE!!

  4. Tenho vários vasos de flor de maio, não sei oque esta acontecendo estão feias e acho que nem vão florir esse ano.Algumas estão com ferrugem, outras com pulgões e outras apodrecendo. Oque devo fazer? Obrigada.

  5. Gostaria de saber o que devo fazer, minha flor de maio nunca floriu, será por causa do clima do lugar que é muito quente? Mais está sempre nascendo novos brotos.

  6. ~seria a primeira floração das minhas flor de maio mas em uma delas os botões murcharam e estão caindo será que ela precisa de mais sol pois não esta seca o que eu devo fazer?

  7. Quando criança,morávamos na Fazenda da Onça lá nas Minas Gerais, onde a Flor de Maio cresce, floresce abundantemente até hoje. Minha saudosa Mãe,fazia enxertia no caule da flor de nome “saborosa”, cujo fruto é comestível, daí o nome popular.A flor de maio florescia de abril a agosto. Era uma lindeza. A Mamãe tinha o maior orgulho. Ela catava os gomos, os caules nas frondosas árvores ou até mesmo nas pedreiras existentes. Eram cultivada no jardim de inverno, a céu aberto, sem maiores e específicos cuidados. Hoje a flor de maio chega às floriculturas e supermercados de Belém carregadas de botões, estes, todavia não sabem passar informações de como cuidar da flor de maio, nem mesmo têm o cuidado de indicar uma pesquisa no nosso GOOGLE de cada dia. Enquanto estão sob refrigeração tudo bem até os botões se abrem. Saiu dali, os botões caem e não florescem mesmo. A flor de maio NÃO É AMIGA DO INTENSO CALOR TROPICAL DO NORTE. Uma pena. Fico, portanto, com as belas imagens da minha infância.Parabéns pela bela e ilustrativa matéria.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*