Ervas daninhas

Ervas daninhas tiririca

Para não se ter seu jardim invadido por ervas daninhas precisamos tratar o solo primeiramente. Cuide-o corrigindo o ph do solo e adubando corretamente conforme a necessidade da planta.

Controle mecânico: Manualmente consiste em capinas e roçagens ou por roçadeiras rotativas acopladas em tratores devendo ser efetuado antes que as ervas daninhas iniciem a produção de sementes. Não é recomendado esse tipo de controle quando as ervas daninhas se reproduzem, principalmente no período das chuvas, pois aumentam a infestação.

Controle físico: Efetuado juntamente com os outros métodos de controle, através da cobertura morta e cobertura viva. Não é recomendado usar capim seco.

Controle Químico: Para controlar essa invasão aplicamos herbicida e para cada tipo existe um específico, para ervas daninhas de folhas longas e estreitas e para as ervas daninhas de folhas grossas.

Existem os herbicidas na forma concentrada solúvel e em granulados.

Atenção os herbicidas são produtos que tem que ser aplicado por um profissional de jardinagem ou que tenha conhecimento sobre, pelo fato de ter que aplicar na sua dosagem correta e com equipamentos de proteção.

Algumas Ervas daninhas

Carneirinho ou Carrapicho-de-carneiro ( Acanthospermum hispidum ): Deficiência de Cálcio.

Carrapicho-de-carneiro

Capim rabo-de-burro ( Andropogon bicornis ): Típico de terras abandonadas e gastas, solos ácidos com baixo teor de Cálcio, impermeável entre 60 e 120 cm de profundidade. Local que represa água. Pouca fertilidade.

Capim rabo de burro

Capim-caninha ou Capim-colorado ( Andropogon lateralis ): Solos temporariamente encharcados, periodicamente queimados e com deficiência de fósforo.

Andropogon lateralis

Capim-amoroso ou Carrapicho ( Cenchrus ciliatus ): Terra de lavoura depauperada e muito dura, pobre em Cálcio.

Carrapicho

Capim-carrapicho ( Cenchrus echinatus ): Indica solos muito decaídos, erodidos e compactados. Desaparece com a recuperação do solo.

Capim-carrapicho

Capim-seda ou Grama-seda ( Cynodon dactylon ): Terra muito compactada e pisoteada.

capim-seda

Tiririca ( Cyperus rotundus ): Solos ácidos, adensados, anaeróbicos, com carência de Magnésio.

Ervas daninhas tiririca

Capim-arroz ( Echinocloa crusgalli ): Terra anaeróbia, com nutrientes reduzidos a substâncias tóxicas.

Capim-arroz

Capçoba ( Erechitites sp.): Planta medicinal, utilizada na alimentação, nasce locais úmidos com presença de matéria orgânica.

Capçoba

Carrapicho ( Xanthium cavanillesii ): Indica solos muito decaídos, erodidos e compactados.

Xanthium strumarium

6 Comments

  1. Prezados,
    Tenho em minha residência uma área plantada com a grama esmeralda, ultimamente está aparecendo nessa área um capim com folhas finas, verde mais escuro que se destaca em meio a grama esmeralda, de raiz curta, e que tem um cheiro agradável quando arrancado do solo . Gostaria que me informassem se, com esses detalhes informados, é possível identificá-lo, e se existe um herbicida próprio para exterminá-lo. Agradeço pela atenção

    • Olá Luis, procure em Garden centers um herbicida próprio para ervas daninhas de folhas finas, provavelmente é uma tiririca mas sem vê-la fica difícil identificar. Mas o correto é vc levar uma amostra dessa erva daninha num Garden desses e lá eles vão identificar e indicar melhor pra ti, pois se aplicar o herbicida errado você poderá matar também sua grama.

  2. estou plantando grama no meu jardim ja preparei o solo mas ta nascendo mato antes de planta a grama gostaria de sabe q posso fase para elimina o mato e faser o plantio da grama sem essas praga no jardim

  3. Boa tarde. Tenho um gramado bastante atacado por, principalmente, uma erva que se parece muito com o carneirinho ou carrapicho-de-carneiro. A diferença parece ser a flor que é branca e se parece com uma estrelinha. Se eu aplicar farinha de osso no gramado terei bom resultado, uma vez que, segundo o site, a proliferação da erva é devida a falta de cálcio ? Um abraço e obrigado.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*