Dicas de como podar grama

Corte de grama

Podar grama – Para podar grama é necessário alguns cuidados como: retirada de ervas daninhas, escolher o melhor cortador para podar grama, ficar atento a altura da grama e períodos para esse corte.

Passo-a-Passo para podar grama 

Antes de podar grama temos que preparar o gramado retirando todas as ervas daninhas existentes no gramado. Se o local não for muito extenso dá para fazer o trabalho usando um firmino uma ferramenta encontrada em floricultura. Lugares maiores exigem a utilização de um herbicida seletivo, que mata as ervas e mantém o gramado intacto. Pode ser utilizado um produto chamado “Sempra” é um herbicida seletivo.

OBS: Qualquer variação de grama Paspalum tem relativamente baixa tolerância a herbicidas seletivos, prés e pós emergentes.

Poda de grama

Podar grama tem que ser com frequência variada. A altura ideal varia de acordo com a época do ano, mas nunca deve passar 3cm. Na época mas quente do ano recomenda-se podar grama semanalmente ( no máximo ), enquanto no inverno deve-se podar grama cada quinzena. Algumas espécies podem passar o inverno todo sem corte, se receberem corte rente no final do outono. Além do aspecto de limpeza, o corte estimula a formação de um manto denso e auxilia no combate às ervas invasoras.

Algumas ferramentas devem ser utilizados para podar grama, como tesouras de poda se for uma pequena área a ser podada ou até mesmo cortador de grama ferramentas de porte maior.  Verifique sempre a lâmina de corte do cortador de grama antes de fazer a poda da grama. Avalie seu jardim e escolha a melhor opção.

Atente-se na hora que você estiver operando o cortador de grama, pois é aconselhável não podar grama com ela molhada pois poderá  forçar o motor do cotador de grama, vindo a ter problema com sua ferramenta.

Após podar grama, retire a grama podada pois se as aparas permanecerem, acabarão por formar uma camada de palha seca, prejudicando o arejamento do solo e propiciando doenças no gramado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.