Cultivo de pimentas e pimentões

As pimentas são ainda valorizadas por sua propriedades benéficas à saúde. Além de estimular as glândulas salivares, acredita-se que promovam uma limpeza do aparelho digestivo, forçando a eliminação dos parasitas intestinais.

PLANTIO DE PIMENTAS E PIMENTÕES

Cultivo de pimentas e pimentões

SEMEADURA – CULTIVO DE PIMENTAS E PIMENTÕES

A semeadura deverá ser feita em bandejas, colocando em cada cubinho de 1 a 2 sementes. Mantidas protegidas do sol direto e com telas de proteção para manter os insetos afastados. As bandejas deverão ser mantidas acima do solo sobre um estrado aramado para possibilitar a entrada de luz na parte inferior da bandeja.

TRANSPLANTE – NO CULTIVO DE PIMENTAS E PIMENTÕES

Transplantes de Pimentão – As mudas deveram ser transplantadas quando estiverem de 4 à 6 folhas ou de 10 à 15 cm de altura para chegar a esse porte levará uns 40 dias após a semeadura.
Os pimentões necessitam de serem tutorados por se tratarem de plantas trepadeiras, colocar bambu ou estacas de madeiras.

Transplante no cultivo de Pimentas – As mudas de pimentas terão que ser transplantadas para o canteiro ou vaso quando atingir de 15 à 20 cm de altura que levará uns 50 à 60 dias após a semeadura.

REGA NA HORA DO PLANTIO

No cultivo de pimentas e pimentões a rega deverá ser feita diariamente, elas necessitam de bastante água mas sem as encharcarem. Quando estiverem florescendo evitar regar nas flores para não lavar o pólen.

SOLO E ADUBAÇÃO

O solo no cultivo de pimentas e pimentões deverá passar por um processo de correção chamado ph onde nesse momento você terá que aplicar calcário e esperar 30 dias. Depois quando as mudas estiverem prontas  para serem transplantadas o solo estará pronto para receber-las.

Até o momento de floração, as adubações de cobertura são feitas com adubo nitrogenado “N” e durante a frutificação com uma mistura de nitrogênio “N” e potássio “K” em intervalos de 30-45dias, essas adubações de cobertura deverão ser feitas até o fim do ciclo dos pimentões e pimentas.

PRAGAS

As pimentas podem ser atacadas por várias doenças causadas por bactérias, fungos, nematóides e vírus.

Vários artrópodes, principalmente insetos e ácaros, estão associados com Capsicum desde a sementeira até a colheita dos frutos.

PIMENTAS MAIS USADAS

Pimentas Levemente Picantes

Cultivo de pimentas de cheiroPimenta-de-cheiro

De aroma acentuado, a pimenta-de-cheiro chega a uma altura de 70 à 80cm de cor vermelha.

 

Pimenta tipo americanaPimenta tipo americana

Frutos alongados e pendentes, parecem com pimentões. Chega a uma altura de 50cm de coloração verde ou vermelha.

 

Pimenta Picante

Pimenta-dedo-de-moçaPimenta dedo-de-moça

Frutos com tons de creme e mudam para o alaranjado e vermelho. Pode chegar a medir de 40 à 50cm de altura.

 

Pimenta-maria-pretaPimenta-maria-preta

Quanto mais baixa for a planta mais ela enche de frutos. Chega a uma altura de até 40cm e seus frutos tem coloração roxa.

 

Pimenta-malaguetaPimenta-malagueta

Os frutos apresentam vários tamanhos e a altura da planta chega a medir até 40cm. A coloração predominante dos frutos é a vermelha.

 

3 Comments

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*