Cuidados com as ferramentas

Manutenção das ferramentas de jardim

A LIMPEZA DAS FERRAMENTAS

É de extrema importância tirar a lama e a seiva das plantas das ferramentas antes de guardá-las, pois depois de secas, tornam-se mas difíceis de serem retiradas. E se isso for feito, com o tempo as ferramentas de corte ficarão cegas. Podar uma planta com uma tesoura de poda cega, não vai cortar e sim mastigar a planta, machucando-a e abrindo uma porta de entrada para fungos e bactérias. Além disso, se usarmos uma ferramenta numa planta doente e logo depois numa planta sadia sem limpar antes, estaremos contaminando as plantas saudáveis. Portanto, após serem usadas, devemos limpá-las com um pano umedecido em álcool 70% ( principalmente se foram usadas em plantas doentes ) ou lavá-las em água corrente. Logo após devemos secá-las para evitar ferrugem. Caso a ferrugem apareça, podemos retirá-la com uma escova de arame. Os cabos de madeira podem ser esfregados com óleo de linhaça, que também ajuda a proteger.

AFIAR AS FERRAMENTAS DE CORTE

No caso de uma lâmina cega temos três alternativas. Afiá-la, substituí-la por outra lâmina ou trocar a ferramenta inteira. Devemos afiar as tesouras, pás, enxadas, sachos, entre outras que possuam corte. Para isso usamos pedras de amolar ou limas, sempre no sentido do corte.

MANUTENÇÃO E REPARAÇÕES

Devemos trocar peças quebradas ( algumas podemos soldar ), lubrificar com óleo as partes móveis das ferramentas articuladas periodicamente, principalmente no inverno e apertar aos parafusos.

GUARDAR

Arrumação das ferramentas de jardinagem

É preferível guardar as ferramentas de cabo comprido pendurados em ganchos nas paredes ( num abrigo ou num armário, onde fiquem livres da ação do tempo ), de cabeça para baixo ou para cima ( como preferir ) de modo a não ficarem em contato com o chão, isso evita umidade, acidentes e economiza espaço. As ferramentas pequenas, usadas com mais frequência podem ser guardadas numa caixa, saco ou cesto, agrupados com um pedaço de ráfia.Os equipamentos de proteção devem ser guardados dentro de casa, num abrigo fechado pois mofam com facilidade. Em relação à segurança, recomenda-se cobrir as lâminas de qualquer ferramenta antes de guardá-las.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*