Como plantar melancia

Como plantar melancia

A melancia pode ser plantada em quase todo Brasil menos em lugares que as temperaturas sejam inferiores a 10 graus. Elas se desenvolvem bem em lugares bem quentes desde que sejam irrigados regularmente. Em como plantar melancia para a proteção das frutas forre o canteiro com um plástico preto deixando um buraco para cada planta.

 COMO PLANTAR MELANCIA ORGÂNICA ( Citrullus lanatus )

Como plantar melancia

SEMEADURA – COMO PLANTAR MELANCIA

Em copinhos descartáveis coloque as sementes de melancia no composto orgânico o mesmo utilizado no canteiro. Elas devem ser plantadas no fim do inverno, para que sejam colhidas no verão.

REGA

Em lugares muito quentes a rega deverá ser feita a cada dois dias ou quando o solo estiver seco.

GERMINAÇÃO

Elas irão germinar dentro de 15 a 20 dias, podendo assim serem transplantadas para o canteiro em covas de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade.

ÉPOCA DE COLHEITA

A colheita é feita de 90 a 120 dias após a semeadura.

SOLO E ADUBAÇÃO

O solo deve ser arenoso para não acumular água e revolver a terra uns 30 cm de profundidade. Para cada m² de canteiro, faça um preparado de 300 gramas de cinza de lenha ( não use carvão ), restos de aparas de grama e 100 gramas de condicionador de solo ( encontrado facilmente em Garden centers ) para uma melhor absorção de nutrientes. Essa mistura deverá ser utilizada na sementeira também.
No começo da floração reforce com 100 gramas de condicionador de solo  por m².

PRAGAS

As plantações de melancias costumam ser atacadas por fungos, lagartas, brocas e grilos. Para cada um dessas pragas tem uma solução. Para os fungos colocar cinza de lenha na terra, para as lagartas ou brocas colocar produtos orgânicos de controle biológico e grilos com óleo de Nim, todos produtos naturais. Aprenda mais sobre pragas de plantas encontradas nos jardins.

A MELANCIA E SEUS EFEITOS NA SAÚDE

Rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro.

PARTE INGERIDA:  A fruta e em cada 100 gramas existe somente 22 calorias. Uma fruta diurética e antioxidante beneficiando os rins e o intestino.

12 Comments

  1. olá,boa tarde ja plantei melancia uma vez e nao tive muito sucesso,estou tentando plantar dinovo,poderia me dar algumas dicas,meu terreno é todo arrisco

    • Olá Oseas, me dê mas informações sobre esse terreno arrisco. Vc tem costume de fazer uma análise do solo para saber como ele está de nutrientes e se ele é ácido ou não. Esse é um fator importante para quem quer ter uma plantação desse porte. Mas posso te ajudar sim, mas preciso de informações tipo se é um local com quanto tempo de sol diário, se nesse local fica encharcado ou não, como é a terra preta, barrenta ou arenoso. Me dando mas informações vou conseguir te ajudar melhor.

  2. Silvana, como vai? Primeiramente, obrigada pelas dicas e parabéns pelo site!
    Tenho um terreno de 2 hectares dos quais pretendo utilizar por volta de 1 hectare para plantação de melancia. Me parece que a fruta tem um bom mercado e pouca oferta aqui na minha cidade. Um vendedor nos disse que compra de bem longe.
    Nosso terreno é plano em leve aclive, a terra é boa, já plantamos melancia com sucesso lá. Você contra-indica a plantação de uma porção tão grande de terra só com melancia? É necessário bastante adubo orgânico ou a cinza de lenha, como mencionado acima, é suficiente?

    • Olá Adriana, te aconselho a procurar a Embrapa da sua região pois lá eles tem uma estatística se é ou não viável ter esse tipo de plantação na sua região. Te digo isso pois tem locais que não são bons para certos plantios.
      Boa sorte.

  3. tenho um terreno em construção e num pouco de areia nasceu um pé de melancia estou muito contente com ele,regro todos os dias e já tem vários frutos gostaria de saber como faço para que eles fiquem bem grandes.

  4. Muito obrigado, pelas dicas,vou segui-las corretamente,
    tenho um quintal grande e pretendo plantar todo o espaço.
    Mais uma vês obrigado.
    Abraços.

  5. Em minha casa nasceu um pé de melancia e já tem nove grandes e várias pequeninas,estou morrendo de medo de algo dar errado,mas estou cuidando muito bem do meu plantio q esta muito lindo.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*