Como plantar grama esmeralda

Grama esmeralda indicações

A grama esmeralda é usualmente utilizada em jardins caseiros para complementar o paisagismo. Para plantar grama esmeralda existem alguns cuidados e aqui vou descrever todos os detalhes para se ter um gramado bem bonito.

 A grama esmeralda não é tão resistente ao pisoteio se for colocada em campos de futebol por exemplo, mas você poderá  plantar grama esmeralda no jardim caseiro sem problemas. Em tipos de grama e indicações você poderá ver outras gramas mas adequadas para pisoteio.

GRAMA ESMERALDA ( ZOYSIA JAPONICA )

INDICAÇÃO DA GRAMA ESMERALDA

Grama esmeralda indicações

Gramados domésticos

Apropriada para a formação de gramados domésticos, formando um lindo tapete verde. Ela tem uma folhagem mais delicada e exige podas menos frequentes do que as outras gramas para pisoteio.

 

COMO PLANTAR GRAMA ESMERALDA E CUIDADOS

Como plantar grama esmerada

Tipo de solo

Deverá plantar grama esmeralda em um solo composto de matéria orgânica e irrigar duas vezes ao dia por 20 dias. Depois que a grama já estiver enraizada no solo, fazer essa irrigação a intervalos e pela manhã.

Luminosidade

Sob sol pleno, não suporta sombra. Onde a incidência de sombra poderá ocorrer aparecimento de fungos e deixar a grama amarelada.

Adubação

Na hora de plantar grama esmeralda prepare uma mistura de 25% de substrato orgânico e 75% de areia e repetir essa mistura depois de 60 dias. A adubação da grama esmeralda deverá ser feita nos meses de abril, setembro e dezembro, com um fertilizante chamado NPK 10-10-10 na proporção indicada na embalagem do produto.Se houver irregularidades no gramado esse é o momento para corrigir as imperfeições aplicando 50% de areia e 50% de matéria orgânica, além de aplicar o fertilizante. Sempre adubar com a grama seca e irrigar abundantemente após esse procedimento. Vale a pena conferir em como adubar grama já plantada.

grama esmeralda multiplica-se por placas aprenda em como plantar grama em placas e por divisão de touceiras.

 

124 Comments on Como plantar grama esmeralda

  1. Fernanda Hartmann // 6 de outubro de 2012 em 10:00 // Responder

    Olá, gostaria de saber se é possivel encontrar esta grama esmeralda em sementes?

    • Silvana Pinheiro // 7 de outubro de 2012 em 21:07 // Responder

      Olá Fernanda é uma das gramas mas fáceis de encontrar em sementes.

      • Andre Felipe Saueressig // 16 de março de 2014 em 10:50 // Responder

        Olá Silvana
        Posso plantar sementes esmeralda em cima de um gramado já existente e que não está muito bonito? Pensei em espalhar as sementes, colocar areia ou uma boa terra arrenosa por cima de tudo e regar bastante. Mas se eu regar bastante preciso caminhar por cima do gramado, isso não vai atrapalhar ou matar as sementes que germinação?

        • Posso plantar sementes esmeralda em cima de um gramado já existente e que não está muito bonito? Pensei em espalhar as sementes, colocar areia media penerada por cima de tudo e regar bastante. Esta certo ?

    • Silvana tenho um gramado onde o solo e todo desnivelado e pra corrigir preciso jogar 30 cm de terra para nivelar posso jogar em cima da grama que ela suporta ou não? O que fazer

  2. Muito boa a explicação

  3. Como eu consigo comprar semente de grama pode me ajudar, estou no aguardo.

  4. Olá!

    Parabéns pelo site!
    Gostaria que respondesse uma dúvida. É normal as placas (tapete) de grama esmeralda ressecarem após o plantio? Plantei há 3 dias e notei que vários trechos estão secos.
    Grata.

    • Silvana Pinheiro // 8 de janeiro de 2013 em 16:26 // Responder

      É normal sim, mas para ajudar a não secar regue inicialmente todos os dias. Obrigada e espero que seu gramado fique lindo. Qualquer outra dúvida ou ajuda estarei aqui para ajudar.

  5. Mauricio Guarize // 29 de janeiro de 2013 em 10:31 // Responder

    Olá Silvana, tudo bem?
    Tenho plantado em casa a grama esmeralda, só que ela não está muito legal.
    Alguns lugares (onde não bate muito sol) ela já até morreu.
    Há algum produto que você indique para eu colocar e tentar deixá-la mais viçosa?
    Grato pela sua atenção
    Abraços,
    Mauricio

    • Silvana Pinheiro // 29 de janeiro de 2013 em 16:04 // Responder

      Olá Mauricio, a grama esmeralda fica muito bem em sol pleno, já a grama são-carlos fica bem tanto para sol pleno quanto meia-sombra. Gosto de colocar úreia na grama ela tem alto teor de nitrogênio facilitando o enraizamento da grama e até buscando tampar esses lugares onde já não tem mas grama. Somente uma dica na hora de aplicar a úreia tome cuidado nos dias ensolarados pois é um produto forte e pode ter o efeito contrario matando a grama, prefira aplicar em dias de muita chuva que aí o solo vai absorver bem o produto e não deixará resíduo. Se caso em sua região estiver em período de seca aplicar a úreia a noite e regar bastante. Espero ter ajudado e boa sorte.

  6. Olá Silvana,

    Estou querendo gramar todo meu quintal, mas por ele ser muito grande, pretendo plantar sementes e daí gostaria de uma indicação sua de como preparar todo o solo e como fazer o plantio, pois estou tendo dificuldades de achar algo na net. Obrigado

    • Olá Eder para um jardim muito extenso indico sementes. Qual usar? Depende. Se for um gramado que irá sofrer muito pisotei indico grama esmeralda ou grama são-carlos. A grama são-carlos vai bem tanto para sol-pleno quanto a meia-sombra, já a esmeralda não vai bem à meia-sombra. Veja no poste “Como plantar grama em jardim” lá vc terá passo-a-passo. Se tiver mas alguma dúvida é só postar. Obrigada e volte sempre.

  7. oi . gostaria de saber até que ponto que o gramado esmeralda aguenta referente a meia sombra. Nem a sombra da propria casa não da certo??? nem de planta no jardim???

    • Olá Cristiane ela tem que pegar pelo menos 4 horas de sol pleno e o restante pode ser sombra. Se caso esse espaço não pega sol nenhum horário do dia não é aconselhável pois vai começar abrir buracos sem grama.

  8. OI!

    Plantei grama esmeralda em meu jardim o campo é grande vários tapetes não resistiram ficaram cinza, sem grama, na hora do plantio foi colocado composto. Como devo proceder agora, onde estão os tapetes mortos devo substituir? Ou cobrir com terra, calcário e adubo 10-10-10, assim me falaram não sei vc pode me ajudar.?

    • Silvana Pinheiro // 6 de março de 2013 em 16:23 // Responder

      Olá Sandra, indico aplicar um substrato próprio para gramado e irrigar abundantemente duas vezes ao dia por 40 dias. Esse substrato é em pó a aparência dela é de uma terra vegetal então ele é bem absorvido pelo solo e com as regas durante esse período a grama voltará a ficar verdinha.

  9. Gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas: o quintal da minha casa foi aterrado com “pó-de-brita”. O vendedor da grama me falou que para colocar grama seria necessário cavar cerca de um palmo em todo o terreno e depois aterrá-lo novamente com arisco. Só isso servirá? Pois o gramado do vizinho está morrendo, porém não sei se ele cuida do mesmo como deveria.

    • Silvana Pinheiro // 16 de março de 2013 em 10:56 // Responder

      Olá Victor fazer a remoção de um pouco do pó de brita isso será necessário sim, mas além disso vc terá que acrescentar terra preta + calcário ( para corrigir o ph do solo ) esperar 1 mês. Passado este 1 mês aplicar adubo próprio para gramados e aplicar a grama. Regar todos os dias nos primeiros 40 dias. Após esses 40 dias aplicar novamente adubo. Esses cuidados são necessários para que a grama pegue no solo e possa crescer saudável e livre de ervas daninhas. Boa sorte.

  10. Boa noite silvana,

    A grama esmeralda sempre vamos ter que fica molhando? Eu queria plantar minha chácara mais como só vou de final de semana e não tenho caseiro, qual seria sua dica?

    Obrigado

  11. Oi Silvana, parabéns pela página.
    Será que você pode me ajudar?
    Tenho um quintal pequeno na frente da minha casa com grama esmeralda, gostaria de coloca-la também no meu quintal de trás. Só que ele é enorme e está tomado por capim, ervas daninhas. Como fazer? O rapaz capina e dias depois jé está o capim enorme. Quero ele todo com a grama esmeralda. Posso pegar algumas mudinhas do da frente? Ou é melhor plantar sementes? Em quanto tempo, depois de plantada as sementes, a grama aparece? E o que eu faço com as ervas daninhas? Agradeço desde já a atenção. Bjos no coração.

    • Silvana Pinheiro // 15 de março de 2013 em 17:17 // Responder

      Para se ter um resultado mais rápido aconselho colocar gramas em placas isso evita o ataque de ervas daninhas nos espaço sem grama além de ter um resultado mas bonito, mas se vc preferir colocar sementes esse processo demora um pouco, somente para semear leva de 10 à 15 dias. Se houver espaços que não fechou vc terá que semear novamente. Para acabar com as ervas daninhas aplique um herbicida seletivo isso vai acabar com elas e faça todo o processo de adubação antes de aplicar as sementes depois de 1 mês aplicado o herbicida. Obrigada Andréa pela visita.

  12. olá boa noite, irei planta os tapetes da grama em cima de uma terra escavada de um barranco (vermelha), acha que devo misturar algo antes ou depois, agradecido.
    Rogério Soares

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 18:03 // Responder

      Com certeza Rogério. Misturar nesse barro terra preta proporcionalmente. Além de adubo e calcário. Se vc plantar direto no barro ele vai custar a pegar.

  13. Olá Silvana!
    Tenho um pequeno gramado com jardim na frente de casa, com 3 meses de plantado, hoje ele está bem verde e vistosa,más está nascendo muita tiririca, estou rancando as mesma mas poucos dias esta cheio novamente, o que devo fazer.

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 18:25 // Responder

      Vagno as tiriricas são uma chatice mesmo. A solução é aplicar herbicida seletivo próprio para tiririca e aplicar calcário dolomítico para corrigir o PH do solo e adubo rico em magnésio. As tiriricas crescem em solo ácido demais e pobres em magnésio. Esses produtos são fáceis de encontrar.

  14. Silvano Siqueira // 12 de abril de 2013 em 22:40 // Responder

    Boa noite Silvana!
    Tenho um quintal grande e gostaria de plantar a grama esmeralda. Me indicaram o plantio através de sementes. Demora muito a formação nesse tipo de plantio? Desde já agradeço.

    • Silvana Pinheiro // 18 de abril de 2013 em 16:48 // Responder

      Olá Silvano meu chara, rsrs. Então vai depender muito das condições climáticas tipo umidade, temperatura, luz etc, mas gira em torno de 30 dias para os brotos aparecerem e uns 60 dias para ficar fechado. Mas fique ligado na correção do solo antes do plantio e adubação quando for plantar. Isso irá ajudar bastante também na formação de uma grama saudável. Boa sorte e se tiver alguma outra dúvida é só dizer.

  15. Olá Silvana Boa noite! Gostaria de saber o seguinte, posso plantar grama por cima de pó de pedra? pois cloquei pó de pedra e compactei agora queria plantar a grama por cima será que as placas não morrem.
    Agradeço desde já pela resposta.
    Cidinha

    • Silvana Pinheiro // 22 de abril de 2013 em 18:08 // Responder

      Olá Cidinha, por experiência própria te digo pq aqui em minha casa é assim. É um horror pó de pedra, vc terá que colocar uns 30cm de terra preta para que a grama peque senão nada feito. Aqui além de ser pó de pedra ainda colocaram barro somente, estou penando para deixar minha grama bonita. E olha que tenho experiência, imagina só quem não tem. Mas faça isso coloque uns 30 cm de: ( 3 partes de terra preta + 1 parte de areia ) + calcário para corrigir o ph + NPK 10.10.10.

  16. Bom dia Silvana, gostei muito do site!!!
    Gostaria que tirasse uma dúvida.
    Fiquei postergando a compra do adubo 10-10-10, e agora que comprei o tempo virou e as chuvas acabaram com previsão apenas para o início do verão no fim do ano. O que acontece se eu aplicar adubo na grama e não molhar? É melhor eu aplicar o adubo e não molhar ou esperar até o novo período chuvoso que começa no fim do ano?
    Agradecido,
    Pedro.

    • Silvana Pinheiro // 22 de abril de 2013 em 18:12 // Responder

      Olá Pedro, se o espaço que vc tem for muito grande e não tem um sistema de irrigação então vc terá que esperar mesmo as chuvas. Se o espaço for ao contrário o espaço pequeno vc poderá aplicar e regar. Sim, vc tem que regar após aplicação pois esse tipo de produto só tem efeito após a rega. Ele vai soltando o nutriente conforme vai molhando ele se não houver rega não acontece nada.

  17. Cara Silvana,
    Estpu querendo gramar um campinho pra jogar futebol, mas como deverei fazer?? posso semear a grama direto no solo ou preciso arar/gradear pra revolver o solo??? É preferivel capinar o loical ou gradear com tratore??

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 15:51 // Responder

      Olá Adriano, vc terá que fazer isso tudo que vc escreveu. Fazer a limpeza do terreno tirando os entulhos, matos etc. Depois revolver o solo para deixa-lo bem soltinho e se for uma terra muito compactada e pobre de nutrientes vc terá que acrescentar areia + calcário + adubo orgânico ( torta de mamona ) + NPK 10.10.10. Tudo isso + regar diariamente por 40 dias na parte da manhã e na parte da tarde, nos períodos de seca, se for na época chuvosa regar nos dias que não chover. A grama aconselhada para campos de futebol é a grama bermuda ela é bem resistente aos impactos sofridos. Não aconselho a grama esmeralda. Qualquer outra dúvida é só dizer.

  18. Ola silvana,tudo bem gostei muito do saite …

  19. OI SILVANA, ESTOU PLANTANDO GRAMA ESMERALDA EM MEU QUINTAL, PORÉM ESTOU RECEOSA POIS NELE TEM PEDRINHAS, AREIA E A TERRA. ESTÁ TUDO MISTURADO. TEM PARTES QUE QUASE NÃO TEM ESSAS PEDRINHAS, MAS PARECE QUE TEM MAIS AREIA DO QUE TERRA NA VERDADE. JÁ FIZ UMA LIMPEZA NELE RETIRANDO UM POUCO DESSAS PEDRINHAS E DEI UMA MEXIDA BOA EM TODO O TERRENO QUE SÃO 60 M2. O QUE VOCÊ ACHA? POSSO PLANTAR ASSIM MESMO, OU NÃO?

    • Silvana Pinheiro // 1 de maio de 2013 em 10:19 // Responder

      Olá Adgmar, o interessante é vc peneirar essa terra para tirar as pedrinhas e acrescentar terra preta. Como vc disse o solo é composto basicamente de areia e ela é pobre de nutrientes. Se vc plantar direto nessas condições é capaz da grama não ficar bem.

  20. Boa Noite, Silvana!!!!
    Tenho uma dúvida, qto tempo pode levar entre plantio de grama esmeralda (em muda de 10cmx60cm) para colher tapetes para venda? levando em consideração que pretendo ter rebrota do enraizamento. Obrigada.

  21. Quando vc fala em usar areia para corrigir as imperfeições da grama, q areia vc diz?

    Obrigada

  22. Ola Silvana, ja comprei a grama esmeralda e tenho que plantar rapido so que o terreno e duro e so tenho o calcario, tenho q cavar o terreno e posso plantar so com calcario

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 15:21 // Responder

      Olá Alvaro, se vc só tem o calcário não tem problema não. Aplique o calcário e na mesma semana aplique os adubos. O interessante é vc revolver esse solo por está tão compactado a grama terá dificuldade para pegar se não fizer isso.

  23. Silvâna, tive alguns aterros no meu quintal, então coloquei bica corrida (pó de pedra com brica bem pequena), caso colocar uma terra e plantar a grama por cima vou ter problemas? ou vai ser melhoar para a grama com um pó e brita em baixo da terra e da grama.

    Obrigado,

  24. Muito boas as dicas, obrigado pela ajuda. Minha dúvida é, quantos centímetros de terra solta seria bom para plantar os tapetes de grama esmeralda? Meu terreno acabou muito compactado com entrada de caminhões e máquinas, vou nivela-lo com terra solta, mas como é um terreno grande, ficaria bastante custoso deixar uma altura muito grande no terreno todo. O que sugere? A época para plantio da esmeralda seria só no final do outono, correto?

  25. Parabéns pelo site!!!
    Fiquei impressionada com a dedicação em responder todos os comentários. Já tirei minhas duvidas só de ler as respostas!!
    Faz assim um site diferenciado.
    Já esta salvo nos meus favoritos!!!
    Abraçoss

  26. Ricardo Hudson // 3 de julho de 2013 em 16:16 // Responder

    Silvana, parabéns pelo site, fiquei encantado pela sua dedicação.
    Fiz o jardim com grama esmeralda a um ano e meio, a grama pegou e fechou direitinho, o gramado ficou lindo, porém, agora a grama começa a morrer em vários pontos do jardim, meu jardineiro não sabe o que fazer mais, será que você pode me dar alguma dica?
    Muito obrigado,
    Ricardo Hudson

  27. Gostaria de plantar grama esmeralda no meu jardim, mais a terra possui muitos cupins, o devo fazer?

  28. Como faço para plantar a grama esmeralda em um barranco e gostaria de saber se ela pega bem em barranco ingrime e como faço para a sua sustentação.?

  29. Olá, que bom que achei seu site. Poderia me ajudar? Depois de quanto tempo pós plantio (grama esmeralda) é necessário realizar o primeiro corte? Desde já agradeço

  30. Ah ia esquecendo. Apareceu/está parecendo alguns pontos secos na grama. Vc recomenda q eu arranque a grama seca? Ela irá preencher esse espaço vazio? O que eu faço?

  31. BOM DIA, SILVANA… PLANTEI 350,00 M2 DE GRAMA ESMERALDA, SO QUE NÃO ADUBEI, FAZEM 5 DIAS QUE PLANTEI, COMO FAÇO AGORA PARA ADUBAR…
    AGRADEÇO PELA SUA ATENÇÃO…

    RANULFO JUNIOR

  32. BOA NOITE. ESTOU NO SUL (RS) E TENHO GRAMA ESMERALDA NO MEU JARDIM. ESTAVA TOMADO DE TREVOS. PASSEI NUFURON NA DOSAGEM RECOMENDADA. OS TREVOS AMARELARAM E AGORA ESTOU RETIRANDO MANUALMENTE. PERGUNTO: POSSO COLOCAR RIBUMIN PARA QUE A GRAMA CRESÇA NOVAMENTE BONITA? OS TREVOS NÃO VOLTARÃO AO COLOCAR ESTE CONDICIONADOR? AGRADEÇO E AGUARDO.

  33. crsitian marcel // 17 de julho de 2013 em 13:54 // Responder

    Boa tarde Silvana,

    Plantei uma gramado na frente de minha casa com grama esmeralda ja faz três meses, porém agora em alguns pontos esta ficando amareladas em forma circular parece estar morrendo não sei o que fazer, moro no litoral será que isso influência?

    Obrigado aguardo sua resposta.

  34. Ola´..
    Eu plantei semente de grama esmeralda em 100 mt2 faz e logo depois começou a chover sem parar, chove fino mas persistente já fazem 3 dias. ainda não vi a cara das folhas.
    Será que semente vai pegar ou vou ter problema com isso?

  35. Silvana,
    Eu tenho uma propriedade que tem 5mil metros revestidos com grama esmeralda, que foram colocadas em placas. Elas foram plantadas a 2 anos e estão fixas ao solo, porem elas apresentam irregularidades como buracos e diferenças de alturas. Eu gostaria de saber se teria algo que eu possa estar fazendo para resolver esse problema.

    Desde de ja agradeço,
    João Batista

  36. Eusilene Carneiro // 26 de julho de 2013 em 19:37 // Responder

    Olá, na cidade em que moro fizeram uma praça e sobraram muitos tapetes de grama esmeralda, daí doaram aos moradores, porem a maioria estão amarelos e alguns soltando alguns brotos, me ensinaram plantar em uma pequena área que tenho aqui no quintal (em torno de 50 metros quadrados) com terra preta colocando calcário dolomítico em baixo do tapete e molhar bastante todos os dias, o local é ensolarado e aqui esta na época do calor (Estado do Tocantins), onde as chuvas só se iniciam no final de outubro. Será que vou ter sucesso? com sua vasta experiencia o que me diz…precisando de ajuda!

    Um abraço!

  37. Ola Silvana, parabéns pelo conhecimento e disposição.

    Tenho uma pergunta, tenho uma area de entrada na casa de 9m x 5m e sobre esta area tenho uma sobra de areia e pouco resido de preparo de cimento pois a betoneira ficava neste local, mas com o tempo parece que o solo esta absorvendo este material, Existe algum preparo deste tipo de solo para plantio de grama, ou tem algum material ou alguma mistura para melhorar este solo e depois efetuar o plantio de grama.

    Obrigado
    Adriano

  38. Olá Silvana, tenho um quintal enorme e Queria muito fazer um jardim bem legal, só que na minha Cidade não tenho opções de grama, fui atras de um jardineiro eu sempre gostei dessa grama esmeralda mais ele mi disse que não tinha dela e plantou outra e ela já está se espalhando e não estou gostando muito dela, você pode me dizer se posso trocar ela as poucos pela esmeralda?
    Grata!

  39. Olá. Tenho tentando aproveitar estas dicas. Estou para plantar grama esmeralda em um espaço lateral de minha casa de mais ou menos 7 m x 2 m. Comprei semente de Bermuda mas decidi pelas placas de esmeralda. Neste terreno era barro em grande parte pois foi aterrado com o mesmo pelo antigo dono. Eu retirei boa parte deste barro e substitui por areia. Tenho o fertilizante NPK 10-10-10 e gostaria de saber se posso colocar este fertilizante na terra e plantar as placas de grama em seguida ou é necessário esperar um tempo? Ou posso plantar sem usar o fertilizante no momento do plantio e passado alguns dias usá-lo sobre a grama?

  40. luciana de Cássia Martins Costa // 25 de agosto de 2013 em 15:38 // Responder

    Olá Silvana

    Parabéns, é de grande importância os seus comentários.
    Tenho um sítio e gostaria de gramar uma área de cerca de 1.000m2 e estou pensando em fazer isso utilizando semente de grama esmeralda por ser mais barata do que plantar grama em placas, o que acha da idéia de plantar utilizando apenas sementes? Quanto tempo leve para o gramado crescer e ficar bonito? Vc acha que compensa? Qual a quantidade de semente seria necessário?
    Muito obrigada.
    Luciana

  41. Olá Sandra!

    Gostaria de saber se posso plantas outras placas de grama no jardim,
    onde existem falhas?

    me dê dicas por favor,
    grato!

  42. Ola Silvana, meus parabéns pelo belo site. Gostaria de saber se a grama esmeralda em tapetes se amplia para os lado, pois queria fazer um campo de futebol mas a grama não cobriu tudo. Ficou um pedaço sem grama, deve comprar mais para completar ou ela cresce para os lados.

    Ficarei muito agradecido pela resposta.

  43. Meu solo tem muita pedra, região que fica varios messes sem chuver, de abril a outubro, solo do cerrado, aquelas pedras que quebram fácil, como devo proceder para plantar e ficar bom? obrigado !!!!

  44. Boa noite Silvana,

    Quero colocar grama esmeralda no meu lote e como são 400 metros acho mais viável plantar as sementes, pois ficará bem mais em conta do que comprar os tapetes, porém estou com receio de não dar certo. Um vendedor desses tapetes de grama me falou que aqui em Brasília a semente não vai brotar, acredito que por conta do tempo seco…ai não sei se é papo de vendedor querendo que eu compre os tapetes ou se realmente e difícil mesmo de pegar a grama.
    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo site.

  45. A semente de grama batatais é mais fácil de pegar do que a grama esmeralda?
    Obrigada

  46. Qual melhor adubo químico usar?

  47. meu gramado ERA todo de grama esmeralda mas algumas pragas e outros tipos de grama com folhas largas acho que deve ser a são carlos,tomaram conta e mataram a esmeralda que era muito bonita,.O que fazer agora?

  48. Oi queria tirar uma duvida plantei grama esmeralda faz uns 5 dias em placas e a terra foi mexida e jogamos calcario e estou irrigando bastante quando vou ter que adubar a grama. Obrigado

  49. Bom dia Silvana, gostei muito do site!!!
    A minha duvida e como plantar grama no cascalho ,e qual melhor e mais resistente pra esse tipo de terreno?

  50. Bom dia Silvana, adorei o site! Quero arrumar o jardim do prédio que moro, e lá o tipo de grama é batatais, você acha que com semente é viável? Ou deveria mudar o tipo de grama? E como posso aduba-la num custo menor?

    Obrigada!

  51. oi Silvana parabéns pelo site

  52. Olá Silvana, tudo bem?
    Estou com um problema no meu gramado. Ele é de grama esmeralda e estão aparecendo cupins de gramado que estão acabando com ele. Já tentei alguns tipos de inseticida, normalmente injetando dentro da entrada da colônia, porém eles desaparecem por um tempo e tornam a voltar em outra área do gramado. Qual seria a melhor solução para esse problema?
    Muito obrigado e parabéns pelo site.

  53. boa noite !
    pretendo plantar a grama esmeralda na frente da minha casa, gostaria de saber se ela pegando sol das 12:15 até 15:30 seria o suficiente pois fora desse período e sobra. e como devo proceder no plantio pois antes tinha um piso e cascalho por baixo, tirei aproximadamente 15 cm de cascalho e como devo fazer para o plantio ? ou se devo utilizar outro tipo de grama ?

  54. marcelo m. yabiku // 15 de outubro de 2013 em 09:52 // Responder

    Bom dia Silvana, plantei esmeralda em volta de minha casa, o terreno é grande.
    Plantei inclusive dentro do canil (+-50,00m²), após quanto tempo poderei colocar
    meus cachorros.

    Obrigado.

  55. Olá Silvana, você poderia dar alguma dica de como posso aplicar a semente de grama bermuda com o pulverizador e se tem alguma proporção para fazer a calda, se pode ser feito com pulverizador costal ou aqueles de 5 litros

  56. Ola , tenho grama normal em casa e quero colocar a esmeralda por cima dessa grama velha, posso colocar direto, ou tenho que arrancar a grama velha.

    A grama que comprei é esmeralda em placa.

  57. Olá, plantei sementes de grama esmeralda, e na primeira semana elas ja estavam brotando, mas na segunda semana teve 3 dias seguidos com chuva, e após a chuva os brotinhos de grama começaram a amarelar, oque devo fazer? obrigado

  58. Gostaria de saber como eu faço para ajudar a grama esmeralda a juntar mais rapido, jogo areia branca nos vãos ? é necessário jogar terra vermelha por cima dos tapetes ?

  59. alexsandro soares da luz // 5 de novembro de 2013 em 08:58 // Responder

    Bom dia gostaria de saber se a possibilidade de ter como mandar algumas fots da minha grama esmeralda para ser analizada por vcs pois esta aparecendo manchas e não sei ok fazer moro no norte do Rio Grande do Sul, grato pela atenção.

  60. geny de jesus brandao // 5 de novembro de 2013 em 22:25 // Responder

    Temos uma área em nossa chácara para se fazer um jardim com grama esmeralda, porem a terra
    está mista, tem uma parte que está muita batida e varrida e outra bem macia pois estava com plantação de mandiocas. O que fazer para se tornar tudo bonito e agradável. Já temos nesta área dois pés de coco anão, duas palmeiras bismarck e um manacá da serra.

    • Olá, Silvana,
      estou com dúvidas com relação ao plantio de grama esmeralda. O jardineiro. após o plantio da grama (em placas) cobriu-a com areia grossa. Essa técnica está correta?

  61. Ola Silvana, tenho uma duvida! No meu jardim havia um gramado acho que era são carlos, muito castigado por falta de cuidados e de mato, tiririca etc… agora fiz drenagem e coloquei plástico e cobri todo o quintal de brita, mas decidi colocar grama esmeralda em uma parte, é possível se colocar terra e uma boa adubação por cima dessa brita e plantar a grama sem retirar essa brita toda, obrigado.

  62. Bom dia Silvana, gostaria que me orientasse, se posso colocar terra em cima da grama e que tipo de terra e certo para colocar, e se antes da terra tenho que colocar o abubo 10.10.10, pois estou tendo muito trabalho com minha grama, já achei cupim de grama esmeralda e formiga, o qual já passei alguns produtos que me ensinaram, mas agora estou querendo abuda-la e preencher os vãos entre um placa e outra da grama.
    MUITO OBRIGADO ANTECIPADAMENTE

  63. Boa tarde!

    Comprei uma quantidade muito grande de grama esmeralda em placas, contudo, demorei 10 dias para plantar e quando isso foi feito as placas inferiores estavam bem amarelas e, algumas, com uns fiapos e compridos. será que vai pegar? como devo tratá-la?

  64. Bom dia Silvana, tudo bem?
    É possível eu semear grama esmeralda, ou espalhar, em cima de um gramado já consolidado de grama esmeralda? Tenho alguns “clarões ” abertos na atual grama, e acredito que a semeadura equilibraria novamente o gramada. É possível??
    Obrigado

  65. Olá Silvana!
    Gostaria de plantar grama em uma parte da minha chácara que é um terreno úmido( quase um brejo), quando chove fica bastante mole e mesmo na seca a 80 cm de profundidade da agua. Poderia ser a grama esmeralda? tenho que fazer alguma coisa no solo? pode ser tapete? Grato!!!

  66. Bom dia!
    Olá Silvana!
    O plantei minha grama esmeralda em terreno arenoso já tem 6 meses as placas já se fecharam mas não está bonita, alguns lugares ela está verde outros meio amarelada e bem curtinha, não se desenvolve, o que faço agora? Grato!!!

  67. Bom dia, plantei grama na minha casa esse final de semana, porem plantei grama esmeralda em mudinhas, próximas uma a outra. Será que ela vai alastrar dessa forma? Demora muito? Obrigada

  68. Silvana,
    Boa Tarde!
    Eu quero plantar grama esmeralda em uma área que tenho em casa… tiramos todo o mato, peneiramos a terra, e colocamos aquela terra preta, específica para gramados, e nivelamos o chão. Fomos recomendados não plantar, pq o fornecedor nos disse que as placas de grama estariam muito secas, mas veio as chuvas do final da semana passada… gostaria de saber… esperamos mais um pouco ou podemos já plantar? Vc acha que é necessário mais alguma adubação na área?
    Desde já agradeço sua ajuda.
    Priscila

  69. ola,meu terreno é cheio de braqueara ,gostaria de plantar grama nele,mas nao sei como fazer pra acabar com toda braqueara q existe,pra depois plantar a grama,pois quero deixa-lo bonito ,poderia me responder por e-mail por favor?obrigado

  70. rodrigo bertolini // 18 de março de 2014 em 12:32 // Responder

    boa tarde, eu plantei a grama esmeralda a uma semana, levantei uma placa pra ver se ja estava enraizando, e constatei a presença de muito cupim em um pedaço considerável, o que devo fazer? eles oferecem risco para a grama?
    obrigado

  71. Fabiana Castro // 13 de maio de 2014 em 14:18 // Responder

    Boa tarde!!!
    Comprei 250 mts de tapetes de grama esmeralda a uma semana só que estão ficando amarelas, secas o que faço é assim mesmo? elas secam e depois nascem de novo? não adubei a terra só fofei para colocar os tapetes.

    |Obrigada.
    Fabiana

  72. Silvana, boa tarde! Vou plantar grama esmeralda em placas. Retirei a terra do local pois havia restos da obra. Disseram-me que eu colocasse areia preta de construção. vc concorda?

  73. Ola, gostaria muito de gramar a parte atrás da minha casa inteira, porém, é muito alagado o terreno, preciso aterrar um pouco e também fazer um dreno, o que me indica?

  74. Olá, gostaria de saber quanto de terra (profundidade) preciso para planta a grama esmeralda. Tenho um terraço cimentado. Está impermeabilizado e com manta bidim. Não tenho muita profundidade, não chega a 10cm. Será q a grama sobrevive? Obrigada!

  75. Tatiana Fernandes // 27 de junho de 2014 em 10:45 // Responder

    comprei uma quantidade de 2500m² para minha obra de grama esmeralda. e preciso estocá-la!! como posso fazer issso?? tem alg recomendação

  76. Olá! Posso fazer um jardinzinho (gramado) sobre um piso de concreto?

  77. Bom dia Silvana, me da uma ajudinha por favor?

    Estou querendo gramar o meu terreno, mas o tempo está chuvoso. Tem algum problema eu colocar a grama com esse tempo, pois o solo está muito encharcado.

    Obrigado!

  78. Olá, primeiramente parabéns pelo site.
    plantei a cerca 8 meses uns 600m de esmeralda, ocorre que o solo em que ela foi plantada é muito compactado, ela até que enraizou bem, porém não fechou. Usei há uns 3 meses o herbicida Capina plus pois estava com muita tiririca, essa praga sumiu, mas a grama deu pra perceber que esta um poco sentida, pode ser o veneno ou seja mais provável a falta chuva? para o fechamento me aconselha uma cobertura de areia?
    muito obrigado

  79. ANGELO FURUKAWA // 4 de agosto de 2014 em 11:09 // Responder

    Silvana, Bom dia
    Quero fazer o plantio da grama para um campo de futebol, qual seria a marca apropriada
    e qual a diferença do plantio de semente ou já em tapete?
    Se for o plantio de sementes quanto tempo leva para germinar e para começar a utilização do campo? A mesma perguntaria o tempo para utilização para o plantio em tapete.
    Desde já agradeço
    Angelo

  80. Olá Silvana, preciso de sua ajuda, tenho uma área de 400 metros quadrados que foi aterrado com saibro e pretendo plantar grama esmeralda. Este tipo de solo é apropriado para o plantio ou posso nivelar a área com barro? Agradeço a ajuda e aguardo contato. Att.:Roberto

  81. ola, minha grama esmeralda esta cheia de cupim em baixo dos tapetas.eles podem matá-la ou prejudicar o crescimento?
    minha ajude com essa duvida oque devo fazer?

  82. ola gostaria de saber oque o cupim faz com a grama esmeralda ?
    a minha esta cheio deles.

    • Olá Rapha, infelizmente o cupim destrói tudo ele é capaz de perfurar até concreto. Uma empresa especializada em extermina-los é o mas indicado mas vou te adiantando que não é fácil acabar com tudo. É um longo trabalho.

  83. Olá Silvana, muito boa tarde, tudo bem ?

    Estou em uma situação bem complicada, tenho uma chácara com 1.400 m², comprei 500 m² de grama esmeralda porém meu solo ainda não havia sido preparado, a grama esta armazenada no tempo mesmo, já fazem uma semana, o plantio da mesma esta sendo feito agora.
    Será que vou perder toda a grama devido o tempo de armazenagem ??
    O que devo fazer ?? tem outra saída pra eu não perde-la ??

    Me ajude por favor Silvana.

    Muito Obrigado.

  84. Olá. Estou fazendo meu jardim e o pessoal que está fazendo estão colocando saibro para acertar o terreno e depois mais uns 5 cm de barro vermelho, isso é correto para o plantio da grama esmeralda?
    Um abraco

  85. Boa tarde.
    Estou querendo plantar grama esmeralda no meu quintal. Vou ter que nivelar o terreno. Posso fazer retirando algumas imperfeições no terreno ou tenho que jogar outro tipo de terra?
    Desde já agradeço.

    Marcos

  86. Plantei um espaço pequeno com grama esmeralda mas junto nasceu um tipo rasteiro de mato que parece um ciposinho que esta se alastrando pela mesma, não sei como identificar esta mato, alguém pode me ajudar?

  87. Bom dia,

    Plantei a grama Esmeralda a 15 dias, mas só consigo rega-la um vez ao dia, na parte da noite, sera que terei algum problema?

    Att.

    Fábio

  88. Boa Tarde, estou terminando uma obra na Bahia no litoral Sul. Minha área é de áreia preta, tive que aterrar muito, a areia esta novinha, bem nutrida. ja está nivelado para plantio. Minha pergunta é: É necessário colocar terra antes de colocar a grama? ou posso plantar diretamente na areia e depois de 20 dias adubar? Obrigada.

  89. Oi, gostaria de saber qual a grama mais bonita, mais verde, esmeralda ou bermuda….estou com dificuldade de encontrar sementes de grama esmeralda, bermuda encontro fácil, tem muita diferença entre as duas… obrigado

  90. Bom dia.
    Estou preparando o terreno para um gramado.
    Como no local já tem histórico de tiririca, gostaria de saber se o terreno for coberto pela manta bidim, antes de receber a terra descontaminada se ajuda a evitar o surgimento da tiririca

  91. Gleidosn Teoodoro // 28 de novembro de 2014 em 11:25 // Responder

    Silvana, boa tarde. Plantei grama esmeralda em minha casa e já tem uns 60 dias, algumas partes não pegou, devo rancar ou aguardar um pouco mais?

  92. Boa tarde, tenho em meu quintal uma área de 55 m2 e pretendo colocar as placas da grama esmeralda. já coloquei a terra preta em toda área. oque devo acrescentar de adubo para então colocar as placas de grama?

  93. Tenho um pequeno gramado com grama esmeralda e caiu pó de gesso no mesmo, depois de alguns dias a grama morreu.
    Removi o restante e plantei novamente as placas de grama, mas percebi que o que se desenvolve é apenas mato.
    O que devo fazer?

  94. Caiu gesso no meu gramado e percebi que a grama morreu, replantei a grama mas não se desenvolveu, o que fazer?

  95. Olá. Estou preparando o terreno para o meu gramado e gostaria que averiguasse se estou no caminho certo. Não obstante ter conhecido o site somente agora…

    Minha terra é de aterro (barrenta). E vejam o que fiz:
    1) Tirei todos os torrões e resto de obra e peneirei a terra; 2) joguei areola (ao invés de areira lavada – o jardineiro prefere); 3 joguei palha de café (para vira adubo ao invés de esterco ou algum produto específico (adubo);

    Estou na dúvida se jogo algum outro produto sobre a palha que virará adubo. Devo jogar areia sobre a palha de café? Ou algum adubo?

    Obrigado!
    Léo.

    3 quanto tempo em média eu posso plantar?

  96. marisa guedes mota martins // 28 de janeiro de 2015 em 21:37 // Responder

    qual a grama ideal para uma area que sera pisoteadaquero comprar semente e quanto tempo a semente leva para germinar e forma?

  97. Olá! Preciso de ajuda. Eu plantei a grama esmeralda a 7 dias. Foi colocado um pouco de terra (1 a 2cm) no terreno para nivelar e ter terra boa, pois o terreno era de terra dura e seca. Mas desde que plantei não para de chover. Parece que ela não enraiza. Em alguns (muitos) lugares formam poças de água e a grama fica muito encharcada e mole. Gostaria d esaber se isso é bom ou ruim pra ela? Se depois que parar essa chuvarada ela tende a enraizar e ficar nivelada no terreno? Ou por conta disso agora sempre irá formar essa poça de água? Meu medo é que ela apodreça e demore muito pra ficar firme rente ao solo. Obrigado e desculpe o meu desespero rs. O espaço plantado é de 12 x 12 metros.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*