Como plantar grama em placas

Grama em placa

Aprenda a plantar grama em placas, essa técnica serve para todas as gramas que vem em placas ( grama tapete ).
Existem algumas maneiras de plantar grama, mas a maneira mas rápida de se fazer isso é plantar a grama já vendida comercialmente em placas.
Essa forma de plantar grama em placas é a mas utilizada e vendida para quem quer ter um efeito imediato no gramado.

Como plantar grama em placas de esmeralda, são-carlos, santo-agostinho, batatais e outros

Grama em placa

1º PASSO – Para iniciar o plantio de gramas seja elas em placas, sementes ou plugs devemos fazer primeiramente a preparação do terreno, aprenda esta parte e para completar a parte de como plantar grama em placas devemos verificar outros passos que terão que ser seguidos como adubação, rega e poda em como plantar grama em jardim. Fique atento neste momento pois depois que iniciar o plantio da grama e este estiver já plantada será difícil corrigir as depressões que existirem no terreno.

2º PASSO – Normalmente as gramas em placas ( grama tapete ) vem enroladinhos. Para plantar grama em placas devemos desenrolar os rolos de grama com cuidado e coloque-os no lugar a ser plantado. Tenham cuidado para não esticar a grama e nem coloca-la uma sobre as outras.

Modo de encaixe das gramas em placas

Como plantar grama em placas

3º PASSO – Encaixe as placas de gramas como se estivessem fazendo uma parede de tijolos encaixando bem e cortando os pedaços irregulares com uma pá ou uma faca.

4º PASSO – Para fixar as placas de gramas passe um rolo para grandes gramados, mas se for o caso de um gramado pequeno bate levemente com a pá, para uma boa compactação.

Plantar grama em placas em declive deverá colocar estacas de bambu para fixar, pois o bambu deteriora mas rápido.

5º PASSO – Preenchimento das juntas que estão visíveis deverão ser feitas com terra, preenchendo metade da altura.

Para completar a parte de como plantar grama em placas devemos verificar outros passos que terão que ser seguidos como adubação, rega e poda.

43 Comments on Como plantar grama em placas

  1. Obrigado pelas dicas

    • Obrigada você por nos visitar e volte sempre.

      • geny de jesus brandao // 4 de novembro de 2013 em 18:31 // Responder

        Olá Silvana, temos uma parte em nossa chácara que a terra é mista, ou seja uma parte está dura totalmente batido, e outra está mais macia pois estava plantada com mandiocas. Estamos querendo gramar com a esmeralda, como fazer para ficar bonita . fica na lateral da casa, mesmo assim meu esposo já colocou dois pés de coco anão, um manacá da serra e duas palmeiras bismarck, é uma área que está reservada para o jardim mais ou menos 380m quadrados. Nos oriente por favor como fazer ficar um jardim bonito e colorido.A área é meio escorrida para o fundo, queremos um espaço para curtir com a família , é nosso sonho.

  2. Boa noite, qual areia é a mais aconselhável para se plantar grama esmeralda?

  3. Olá, tenho um grmado em casa no qual dois tipos de grama se misturaram, uma muito antiga, que não sei qual é e a esmeralda, que usei para fazer uma parte nova do jardim.
    Gostaria de trocar todo o gramado, colocando só grama esmeralda.
    Minha duvida é como fazer essa troca, remover a grama atual manualmente, ou usar algum produto para mata-la?

    • Olá Gabriel, terá que ser manualmente mesmo, remover de 20 à 30 cm. Os produtos vendidos hoje em dia acabam matando não só a grama mas tudo que tem em volta e deixando o solo enfraquecido pois os seres que vivem nele também morrem como minhocas e pequenos insetos que fazem a aeração do solo.

  4. Ola, primeiramente gostaria de parabenizar o site de voceis pois e otimo para esclarecimentos, e gostaria de saber que tipo e como devo fazer a adubacao de um espaço de 5 mts quadrado para plantar a grama esmeralda, e nos primeiros dias posso regar somente as 7:00hs e depois as 19:30hs ou este intervalo e prejudicial.
    Desde Ja agradeço sua atenção .

    • Obrigada Márcio, sempre que precisar consulte-nos. Então, uma adubação bacana para gramados é a utilização inicialmente de calcário para corrigir o PH do solo e espere 1 mês para aplicação do gramado e 7 dias antes a aplicação um NPK 20.10.10. Depois do gramado já plantado adubar com esse mesmo NPK uma vez ao ano sempre no início da primavera aplicar sempre no final do dia. A rega inicialmente nos 20 primeiros dias tem que ser assim mesmo como disse no início da manhã e no final do dia excelente. Para mas detalhes veja em “Como plantar grama em jardim“. Qualquer outra dúvida é só enviar.

  5. Oi Silvana,
    Parabéns pelo site. Vc não dispõe de Apostila ou dvd dos artigos de gramados e jardins?
    Att,
    Luciano da Silva

    • Olá Luciano obrigada, o site é feito com muito carinho. E por enquanto ainda não temos apostilas mas é um projeto para esse ano termos IBOOKs gratuitos de gramas, como cuidar do jardim e outros. O site terá muito mais informações em breve. Qualquer dúvida que tiver é só mandar que ajudo.

  6. Oi Silvana,

    Na minha chácara tenho plantada a grama São Carlos, mas está com muita erva daninha, na verdade parece mais uma relva. Estou pensando em trocar para esperalda, tenho a impressão que a esmeralda por ser mais fechada, dificulta o nascimento de pragas, Será verdade? Nos locais onde a minha São Carlos está muito rala eu posso plantas as mudas da esmeralda e com o tempo ela irá se sobrepor a São Carlos ou é melhor eu arrancar a que está? Grato Edir

    • Silvana Pinheiro // 16 de março de 2013 em 11:00 // Responder

      Na verdade Edir o aparecimento de ervas daninhas é pelo fato de um solo pobre de nutrientes onde elas proliferam e nos deixando muito chateados. Não será necessário a remoção da grama, aplique um herbicida seletivo para acabar com essas ervas daninhas e adube seu gramado com adubo próprio para gramados e aplique também calcário dolomítico. Boa sorte e qualquer outra dúvida é só perguntar.

  7. alice medeiros da fonseca // 19 de março de 2013 em 15:05 // Responder

    Silvana sou de Natal e tenho casa na Praia de Pirangi do Sul. É um declive cuja metragem é aproximadamente 10 x 5 gostaria de fazer um paisagismo com grama e plantas que gostam de sol. Que sugestão voce me dar.

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 18:18 // Responder

      Olá Alice vc poderá usar e abusar das palmeiras tipo Sagú e Phoenix e em volta vc poderá colocar agaves, moréias que ficam super bem. Se tiver piscina vc poderá utilizar perto Estrelítzia, Heliconías que são plantas que não soltam folhagens. Essa é algumas que vc poderá usar, mas se quiser me mande fotos do espaço que aí consigo ver melhor o espaço que vc tem lá e colocar mas algumas plantas.

  8. Boa Tarde,
    Parabens pelo site, muito bom. Gostaria de saber qual o aterro que devo usar, pois vou aumentar a altura do meu quintal em 30 cm e logo depois vou plantar grama esmeralda, mas estou preocupado em aterra todo o quintal com aterro improprio para o plantio e ter que gastar mais. OK?

    Desde já muito obrigado.

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 19:01 // Responder

      Você poderá usar uma mistura de 1 parte de areia e 2 de terra preta. Aplicar adubo orgânico e acrescentar calcário. Não tem erro e após aplicação do gramado regar por 40 dias todos os dias abundantemente após isso em intervalos. Obrigada pela visita e volte sempre.

  9. Olá Silvana,
    Gostaria de saber qual a melhor técnica para melhorar a questão dos buracos no gramado. Meu gramado tem 7-8 meses e acredito que os buracos entre as placas apareceram devido a um plantio mal feito. O que vc me recomenda?

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 22:45 // Responder

      Olá Zeca, aplique nos espaços que ficaram vários uma mistura de adubo fortificado em nitrogênio + 2 partes de terra preta e 1 parte de areia e rega abundantemente todos os dias por 40 dias. Isso fará com que sua grama feche por igual.

      • oi Silvana, obrigado pela resposta. Desculpe pela minha ignorância, mas a terra preta é o mesmo que a terra vegetal? este adubo fortificado em nitrogenio é granulado e facilmente encontrado?

        • Silvana Pinheiro // 2 de abril de 2013 em 10:23 // Responder

          Olá Zeca, não precisa se desculpar estou aqui para esclarecer as dúvidas mesmo. Então é sim essa terra já é acrescida com nutrientes mas para melhorar a grama tem que colocar um adubo que se chama NPK ( nitrogênio, fósforo e potássio ), tanto a terra vegetal e o adubo NPK é facilmente encontrado. Vc até encontra em grandes mercados.

  10. Olá Silvana,

    Estou aqui novamente rsrsrs… Fiz o que me pediu na postagem anterior… mas tenho outras dúvidas.

    01) Minha grama esmeralda apresenta uns “Topetes” em alguns lugares. Ela completou recentemente 1 mês. Será que devo podar??

    02) Há lugares que ficaram espaços entre os tapetes. Posso plantar um ‘filete’ de grama neste espaço??

  11. Oi Silvana. tudo bem?li todos os seu comentários e adorei as explicações dadas.Estou montando um pequeno jardim na lateral de minha garagem, comprei a grama esmeralda, moro em São Paulo, o espaço que tenho é de 3,50x.0,50, pretendo plantar um pinheirinho, você poderia me ajudar que tipos de plantas colocar para ficar uma decoração legal. abraços Sonia

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 14:58 // Responder

      Oi Sônia, posso sim. Me diga que tipo de solo vc tem nesse espaço e a luminosidade quanto tempo de sol bate nesse lugar.

  12. Amei as dicas

  13. Fernando Marques // 1 de setembro de 2013 em 16:20 // Responder

    Belo site, tenho em casa um gramado que desisti de cuidar das pragas, elas venceram, visando a troca o paisagista jogou mata mato agora é a hora de retirar toda a grama e recomeçar “direito”. Qual seria a melhor forma do plantio : Remover 20 CM , colocar areia de fundo , manta e depois terra organica 25% e areia 75 % para depois abrir as placas de grama ? Estou em dúvida entre Esmeralda e São Carlos o local prove das 8:00 as 15:00 hrs mais ou menos com sol.

  14. oi boa noite!!!por gentileza,tenho um barranco em minha casa muito seco…ele solta um tipo de areia ao tocá-lo..gostaria de plantar grama esmeralda mas será que pega?obrigada…

  15. Olá Silvana,
    O solo do meu quintal e de terra vermelha. Consigo ter um gramado nesse tipo de solo?
    E quanto gastaria para gramar uma área de 65,5m2?

  16. Roberto Vicente Marubayashi // 22 de novembro de 2013 em 09:36 // Responder

    O solo de meu terreno é de cascalho. Queria saber quanto preciso colocar de terra comum (ou vegetal) sobre o cascalho para plantar grama, ou seja, qual espessura da camada de terra a ser colocada sobre o terreno.
    Grato

  17. Olá Silvana, tudo bem?

    Plantei grama esmeralda em placas na praia. O solo é de areia e antes de plantar só espalhei terra preta por cima da areia mais não chegando a 1 cm. Coloquei adubo vegetal em algumas partes por baixa das placas e outras espalhei por cima. Estou regando muito bem e a grama está com aspecto muito bonito. Tens alguma sugestão p/ mim ou só esperar para ver se vai dar certo?
    Abraços

  18. Boa Noite !
    Gostaria de saber se eu colocar a grama de placa na metade do quintal ela se ramifica e se espalha para o resto do solo , ou tenho que colocar em todo o lugar que quero com a grama ?

  19. Boa noite Silvana!

    Tenho um area no campo estou querendo grama-la, pois quero fazer uma area de lazer, mas o terreno tem muita braquiaria gostaria de saber como acabar com ela. Meu solo é terra vermelha será que consigo plantar a grama esmeralda e como faço isso?? Obrigada desde já pois estou meio perdida cada pessoa que olha me dá uma opinião diferente, já me disseram pra jogar remedio mata mato mas tenho medo de estragar o solo.

    Um abraço.

  20. Sandra Caetano Duarte // 24 de março de 2014 em 09:29 // Responder

    Bom dia!

    Gostaria de saber como posso fazer o plantio de grama Esmeralda, num terreno
    com muito cascalho, tenho de colocar terra por cima?, pois tem pedras bem grandes.
    ou posso jogar arreia e esterco?

    Sandra

  21. Alexandre Luiz do Prado // 28 de março de 2014 em 15:02 // Responder

    Ola,

    Por favor me ajudem: a grama esmeralda é uma boa indicação para telhados verdes. Pretendo cobrir um espaço de aproximadamente 40 m2 na varanda da cobertura do meu prédio. Pesa muito sobre o telhado já pronto?

  22. Olá, parabéns pelo site. Estou construindo em um terreno e vou plantar esmeralda em 170m² dele, ele hoje está cru, com aquela terra vermelha, como devo iniciar esse processo de plantio? O adubo com areia eu já compro pronto ou tem que misturar? Existe uma proporção por m²? Desde já agradeço e fico no aguardo de um retorno.

  23. MARCELO FERNANDO BOTELHO // 1 de agosto de 2014 em 11:09 // Responder

    BOM DIA, ESTOU PRECISANDO COMPRAR SEMENTE DE GRAMA ESMERALDA. ALGUEM PODE ME AJUDAR, ME PASSAR O CONTATO DE ALGUMA EMPRESA QUE VENDE ESTA SEMENTE.

    ATT

    MARCELO FERNANDO BOTELHO
    COMPRAS
    TEL: 066-9640.7287/99972232
    RUA NITEROI Nº 65 W
    CENTRO
    JUARA

  24. Olá, muito bom dia.
    tenho uma casa na praia e gostaria de fazer um gramado. Gostaria que me ensina-se como proceder pois o terreno e de areia.

  25. Bom dia, posso plantar as placas de grama esmeraldo somente em cima da areaia?
    pois a area esta baixa e sai mais barato colocar areia enves de comprar terra.

  26. Olá
    Plantei a grama esmeralda em placas, depois de alguns meses começou a chover muito e notei que a chuva esta levando a terra e a grama em alguns locais esta mais funda. Posso jogar terra por cima da grama pra igualar o terreno novamente? O que devo fazer?

  27. OLA COMPREI A GRAMA EM BLOCOS MAS TEM PARTES QUE ELA SECO, OQ FAÇO PRA ELA VOLTAR A BROTAR

  28. Boa tarde meu nome é Sheila, estou precisando de orientação, tenho um espaço de 490 metros para fazer um campo de futebol em um sítio na cidade de Sabara Minas Gerais e gostaria de saber se posso utilizar a grama Esmeralda. Desde já agradeço pela atenção.

  29. Edilson Machado // 24 de junho de 2015 em 23:50 // Responder

    Olá Silvana! Pode me ajudar?
    Quero arrumar meu pequeno terreno com grama(12m²), mas ele está cimentado e por baixo do cimento é arenoso batido… Será que tem alguma solução para o plantio de grama?
    Caso sim, que tipo de grama devo usar, que outro tipo de material devo usar( areia, calcário, etc). Se não for muito abuso, pode me falar a quantidade de cada produto?
    Desculpe, mas não tenho o minimo de conhecimento no assunto e aqui em Salvador somos carentes desse profissional. Obrigado por tudo, principalmente por ser tão gentil e prestativa com as pessoas. Fique com Deus!

  30. ivomir barros coelho // 30 de junho de 2015 em 21:35 // Responder

    Boa noite
    Ao plantar tapetes de grama devo deixar espaçamento entre as placas ou colar umas as outras. Se houver espaçamento qual a distancia?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*