Como plantar grama em jardim

Como plantar grama Como plantar grama

Neste post sobre como plantar grama relaciono o passo-a-passo para quem não quer errar na hora de colocar grama em seu jardim. Seguindo todas as dicas você terá sucesso no seu gramado.

APRENDA COMO PLANTAR GRAMA

Como plantar grama

REVOLVENDO O SOLO

Para plantar grama em seu jardim deve-se revolver todo o terreno com emprego de uma enxada e depois desmanchar os torrões com sacho ou ancinho e remover pedras e raízes até a profundidade de 15 a 20cm.

LIMPEZA DO TERRENO PARA PLANTAR GRAMA

O terreno que irá receber a grama deve está isenta de entulhos, pedras e sem raízes.

NIVELAMENTO DO SOLO

Se você tiver que corrigir desníveis sempre corrija antes de plantar grama para não ter problemas futuros, empilhe a camada superficial de solo e reserve, remova camadas subjacentes e reponha depois a camada superior que você reservou, que é mais fértil. Trabalhe com o solo meio seco, não só porque a terra assim fica mais leve, como também é mais fácil desfazer os torrões.

DRENAGEM DO SOLO

Se a camada subjacente for muito argilosa será necessário instalar maninhas de  drenagem, do contrário a água retida poderá provocar apodrecimento das raízes. Mas em solos arenosos e com certa porção de cascalho uns 20cm abaixo da superfície, esse recurso de drenagem será dispensável.

NÍVEL DE PH DO SOLO

É importantíssimo saber se o solo tem nível ácido ou alcalino, pois com base nessa informação você provavelmente precisará corrigir esse nível antes de plantar grama.

Existem algumas formas para saber o nível de pH do solo o mas correto é você mandar amostras do solo para um instituto de pesquisas, mas se você não puder tenho algumas dicas para você ficar sabendo mais ou menos que tipo de solo você tem. A dica é se a terra for muito escura, significa que o solo é ácido, uma característica comum na maior parte do solo brasileiro. Já se a cor for muito esbranquiçada, o solo é alcalino.

De uma forma geral as plantas ornamentais e gramas requerem índice de pH entre 6 e 6,5 um solo ácido.

Tendo dúvidas no nível de pH que o seu solo tem o mas utilizado hoje em dia é o calcário dolomítico para corrigir o pH e deixa-lo no nível correto. Para isso você terá que aplicar esse produto 1 mês antes da aplicação do gramado ou plantas ornamentais.

ANALISANDO O SOLO

Para se ter um gramado sempre bonito e verde é necessário ter as condições ideais de solo. O solo ideal para uma grama é um solo areno-argiloso.

Solo argiloso

Quando o solo é argiloso ele apresenta rachaduras na superfície quando muito seco e ao se retirar uma amostra se revelar muito compacto e grudento.

Para se corrigir esse solo é necessário acrescentar areia para melhorar suas condições de drenagem e aeração.

Solo arenoso

Quando a amostra retirada se esfarela, significa que o solo é muito arenoso. Ele tem uma boa drenagem e textura, mas é muito pobre em nutrientes. Portanto, vai precisar de bastante matéria orgânica, como húmus de minhoca ou esterco de gado bem curtido.

ADUBAÇÃO DA GRAMA

No que diz respeito à fertilização é importante observar que um solo pobre certamente refletirá um gramado feio, cheio de falhas e com pouca resistência às pragas e doenças.

Além de todos os passos acima descrito a adubação é essencial para um bom desenvolvimento das gramas. A adubação tem que ser aplicada na implantação do gramado e depois na adubação de manutenção.

Para solo argiloso – Na hora da implantação do gramado faça uma mistura de 25% de estercos, tortas ou húmus de minhoca,  pois a grama necessita de um solo rico em matéria orgânica e 75 % de areia e misture ao solo.

Para solo arenoso – Inclui a mesma proporção de matéria orgânica e 75% de terra vegetal.

Para adubação de manutenção o gramado tem que ser adubado com fertilizante do tipo NPK 10-10-10 na quantidade indicada pelo fabricante pelo menos uma vez ao ano.

Importante saber mais sobre adubos e fertilizantes.

MONTANDO UM GRAMADO

A grama em placas ( grama tapete ) pode ser usada para formar gramados em qualquer época do ano ( o resultado é mais rápido do que a semeadura já que ela já é adulta ) aprenda mais em como plantar grama em placas.

Se caso você estiver utilizando grama reaproveitada de um espaço que foi feito uma obra atente-se que essa grama poderá ficar sem replantar por no máximo 3 dias após ter sido arrancada. Siga os passos descrito acima para plantar grama e regue com abundando por 20 dias e depois de 40 dias após o plantio é recomendável fazer uma novo adubação com o mesmo produto utilizado para o plantio.

REGA PARA GRAMADO

A rega tem que ser bem rigorosa quando plantar grama, irrigue em borrifos finos abundantemente nos primeiros 20 dias tem que ser regado diariamente pela manhã e no começo da noite, procure mantê-lo uniformemente úmido, não deixe secar o solo.

Quando a grama estiver crescida, irrigue abundantemente, mas aumente os intervalos: grama em terra úmida não aprofunda raízes, de modo que é preciso deixá-las sofrer um pouco de sede e desse modo, forçá-la a buscar água nas camadas mais profundas. De preferência regue o gramado com mangueira.

Atente-se no quesito torneira, pois se o gramado for extenso e a torneira muito distante você terá dificuldades para regar o gramado. O ideal é colocar torneira o mas próximo do gramado ou se for um gramado muito grande colocar um sistema de irrigação.

ÉPOCA DE PLANTIO DE GRAMAS

Você pode plantar grama em qualquer época do ano.

Na época de frio você terá que ficar atento a variedade da grama. As gramas mas resistentes ao frio são as gramas esmeraldas, grama santo-agostinho ou grama são-carlos.

 Nas épocas quentes a que estiver mas adequada para o seu objetivo.

ESCOLHA DA GRAMA

A escolha da grama é muito importante para um gramado verde e bonito. Em tipos de grama e indicações você poderá tirar suas dúvidas de qual é a melhor grama para seu jardim.

67 Comments on Como plantar grama em jardim

  1. Berenice T Basso // 9 de setembro de 2012 em 20:45 // Responder

    Gostaria de saber depois da aplicara as placas de gramas eu tenho que fazer pressão nelas e colocar um pouco de terra em cima. Vamos plantar uma areá de 11 mts de comprimento com 5 de largura.

    • Olá Berenice, obrigada por ter nos visitado.
      A pressão é para fixar melhor as placas no solo e a terra por cima você só tem que colocar em juntas visíveis somente. Em como plantar grama em placas você tem o passo-a-passo. Atente-se no preparo do solo Berenice antes de colocar a grama. Você preparando o solo direitinho e escolhendo a grama correta você terá um gramado lindo. Espero ter te ajudado. Qualquer outra dúvida é só perguntar.

    • Silvana Pinheiro.
      Boa noite eu gostaria de uma ajuda, por favor.
      Eu tenho 100m de grama São Carlos que prantei em placas há duas semanas, acontece que 2% dela ficou sequinha, o terreno já foi um pouco judiado. Estou molhando todos os dias à noite. Antes de prantar eu coloque adubo que comprei no próprio vendedor da grama. Ganhei de um amigo um saco de 25 kg de substrato equilibrado para grama. Por favor, como posso usar esse material ou usar adubo orgânico (tipo torta de mamona) + NPK fertilizante químico 10.10.10.
      Muito obrigado – Fica cm DEUS.

  2. Boa Tarde Estou querendo cobrir uma laje de 25 metros quadrados com grama , como proceder ?, qual a grama que menos precisa de terra ?, não quero exagerar no peso sobre a laje
    Grato

    • Silvana Pinheiro // 15 de outubro de 2012 em 17:39 // Responder

      Olá Ricardo, bem vindo ao Jardim Flor do Leste.
      Para esse tipo de aplicação você deverá contratar uma empresa especializada, pois não é uma tarefa fácil. Justamente por conta de alguns itens terra+água=peso. Pois a empresa que for executar o trabalho ele irá fazer um trabalho de impermeabilização primeiro na sua lage antes de tudo para não haver infiltração e cálculos para saber o quanto sua lage aguenta de peso.

  3. tenho uma gramado com mais ou menos 25m, gostaria te tirar um pouco de grama e colocar uma parte de gramae outra com cascas, mas não sei como proceder.quando tirar os tapetes somente coloco as pedras e as cascas, ou coloco algo por baixo???

    • Silvana Pinheiro // 8 de janeiro de 2013 em 16:41 // Responder

      Olá Michele, você terá que colocar uma manta de proteção para impedir que essa casca ou pedrisco se misture com a terra e um limitador de grama para que a grama não invada o espaço das pedras. Esses materiais são encontrados facilmente em grandes mercados ou em lugares que vendam plantas. Obrigada pela visita e volte sempre.

  4. Tenho uma bromelia iperial num canteiro do meu novo jardim, ela foi plantada há mais ou menos 2 meses, fixou bem no solo mas sua folhas estão ficando com as pontas amarelas e entre suas folhas contém muita agua com larvas do mosquito da dengue. gostaria de saber qual medida a se tomada…
    chamis

    • Silvana Pinheiro // 8 de janeiro de 2013 em 16:34 // Responder

      Olá Chamis, as bromélias tem esse pequeno detalhe a ser observado sempre a respeito da água acumulada. Hoje já existem inseticidas naturais a venda que podem ser aplicados nas plantas sem causar danos na planta e para o ser humano. Indico o inseticida Neem é excelente e além de combater também pulgões e cochonilhas. Sobre as pontas das folhas ficarem amareladas observe a rega pode ser excesso de água faça um teste diminuindo a quantidade de dias na rega. Obrigada.

  5. Olá, eu estou querendo plantar grama em um quintal que tem algumas partes que foi encimentado, mais que já esta desgastado, se eu retirar esse cimento posso plantar e como faço?

    • Olá Priscila, primeiro remova este cimentado e depois vc terá que tratar esse solo acrescentando nele terra adubada e o restante siga os passos acima.

  6. Carlos Magalhães // 11 de março de 2013 em 19:01 // Responder

    Tenho que plantar grama esmeralda em um quadrado de jardim de 8,00 x 5,00m. Esse quadrado é emoldurado por pizo cerâmico. Qual é a altura que devo deixar pra plantar a grama entre a terra e a moldura de pizo. Será que 3 cm é suficiente?
    Eu gostaria que a grama já podada ficasse rente ao pizo.
    Se puder me ajudar, agradeço

    Grato

    Magalhães
    Fone: 0 11 98149-3070

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 18:53 // Responder

      Olá Carlos, para esse tipo de serviço recomendo a contratação de uma empresa especializada em colocação de gramas em terraços. Pois demanda alguns fatores tipo drenagem, utilização de sistema para retenção de nutrientes e outros.

  7. José J.O.Santos // 12 de março de 2013 em 09:28 // Responder

    Silvana Pinheiro,
    gostaria de saber se existe algum local ou cidade em que o cultivo de orgânico é mais forte.
    Agradeço a sua atenção e que Deus lhe abenço !

    • Silvana Pinheiro // 22 de março de 2013 em 18:42 // Responder

      Olá José não sei te responder isso mesmo, mas vou pesquisar e perguntar alguns conhecidos para te responder isso. Obrigada pela visita.

  8. Olá pessoal,

    Tenho um terreno com 50m² muito arenoso (areia mesmo), e gostaria de colocar grama em placas. É necessário colocar argila? Qual a quantidade ( em m³ ) e o percentual de terra vegetal?

    • Silvana Pinheiro // 2 de abril de 2013 em 10:28 // Responder

      Olá Regina vc terá que remover pelo menos 30cm dessa areia e acrescentar terra de jardim + calcário + adubo para gramados.

  9. Olá

    Quero fazer um gramado em uma rampa de 78 metros, mais preciso nivelar a rampa com entulho(que já tenho), depois por areia com substrato e por cima a grama. É possível ou não??

    grata
    Andressa

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 21:39 // Responder

      Olá Andressa, pq vc tem que colocar entulho. Vc colocando entulhos a grama vai ter mais dificuldade para crescer. O ideal é acrescentar somente terra preta + adubo próprio para gramados.

  10. amigos queria muito plantar grama na minha chacara, ela fica num pé de serra então gostaria de esparramar grama po debaixo das arvores que vão subindo a serra, é muito espaço pra colocar tapetes de grama, quero plantar sementes, voces acham que pode dar certo, e qual o melhor periodo, ja que não vou molhar tenho que plantar no inicio das chuvas certo? jogando as sementes elas podem nascer?

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 22:54 // Responder

      Olá Sávio, este espaço que vc tem ele é pisoteado? Se não for coloque grama amendoim e vc pode colocar mudinhas dessa grama ela é excelente para esse caso e bem resistente além de se espalhar com facilidade.

  11. Oi Silvana, sou novo por aqui. Tenho um quintal em casa de aproximadamente 180m2. Ele fica bastante exposto ao sol, exceto por pequenas areas onde hoje tenho algumas plantas. Esse terreno é emoldurado por uma area cimentada onde há circulacao de pessoas. A terra do meu quintal é daquelas bem pretas. Recentemente solicitei a retirada de uma camada superior de terra onde havia muitas pedras. Hoje o terreno está plano, socado, com uns 3cm mais fundo que o cimentado e livre de pedras. Nele cresce um mato insistente, que tenho que capinar com frequencia. Gostaria de ajuda: como gramar esse espaço? Sementes ou placas? Como preparar o solo? Preciso cobrir com mais terra e substrato? O que fazer com o mato para que nao interfira no gramado? Obrigado pela ajuda.

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 21:52 // Responder

      Olá Fábio, o mato cresce em locais que estão com deficiência de algum nutriente ou com excesso dele. Então o que vc terá que fazer primeiramente é aplicar um herbicida seletivo ( identifique primeiro que tipo de mato é ) para acabar com esse mato. Depois aguarde 1 mês e aplique calcário para corrigir o ph do solo. Pelo tamanho do espaço o ideal é colocar grama em placa para ter um visual imediato. Antes de aplicar a grama em placa fazer um preparado de terra + adubo para gramados e após colocar as placas. Atenção na rega pois vc terá que regar duas vezes por dia por 40 dias.

  12. OLA, TENHO UM ESPAÇO NOS FUNDOS DA MINHA CASA DE + OU – 5,00 X 3,00 m QUE CAI MUITA AGUA E PRETENDO PLANTAR GRAMA, COMO FAÇO A DRENAGEM E QUAL É A MELHOR GRAMA QUE NÃO CRESCE MATOS E NÃO PRECISA DE TANTA MANUTENÇÃO. OBRIGADA E AGUARDO SUA RESPOSTA.

    • Silvana Pinheiro // 1 de abril de 2013 em 23:01 // Responder

      Olá Marilei, infelizmente se nesse local cai muita água a grama não vai resistir além de te dar dor de cabeça pois vão aparecer pragas pelo excesso de água etc. O ideal mesmo nesse caso é uma grama artificial. Desculpe ter te desanimado mas sou sincera e prefiro falar o que pode acontecer do que a pessoa ter uma surpresa depois.

      • Silvana, aproveito para pegar um gancho nessa sua resposta. Sou o mesmo da pergunta anterior que possuo uma área de 180m2. Referente a grama artificial, qual a mais indicada, qual o processo de aplicação e como ela resiste ao acumulo de agua da chuva: Precisa de sistema de drenagem? Abraços!

        • Silvana Pinheiro // 3 de abril de 2013 em 12:18 // Responder

          Olá Fábio, a grama artificial é feita por uma empresa especializada pois eles fazem essa parte também da drenagem das águas.

  13. Oi Silvana,plantei grama recentemente no meu quintal sem antes consultar a net ou um especialista,pois imaginava que seria uma coisa facil sem muita preparacao da terra…o terreno que plantei tem muita pedra,retirei algumas fiz uma camada rasa de terra,apos um mes percebi que a cor esta mudando gradualmente para um verde bonito,pois rego regularmente,percebi tambem que a grama esta se firmando a terra mas nao totalmente,gosteria de saber se estou no caminho certo ou posso ter surpresas desagradaveis ….quanto tempo demora para a grama criar raizes e se firmar totalmente a terra?( plantei a um mes atras) obrigado e aguardo suas opnioes!

    • Silvana Pinheiro // 8 de abril de 2013 em 18:52 // Responder

      Olá Eduardo, vc está fazendo direitinho. Demora mais ou menos uns 40 dias. O interessante se vc não fez ainda aplique calcário de 6 em 6 meses para corrigir o ph, isso vai ajudar a não crescer tiriricas e aplique adubo próprio para gramados encontrado em casas especializadas é de fácil aplicação e encontrado facilmente.

  14. Bom dia poderia me ajudar me indicando qual grama será ideal para o meu jardim:

    Possuo uma area de aproximadamente 30 mts quadrados, acredito eu que a terra é boa, pois antes de construir a casa, o antigo dono utilizava o terreno para plantio de diversas especies frutiferas. Este espaço que sobrou gostaria de fazer um jardim com grama e alguns tipos de plantas decorativa, neste local terá trafico medio/baixo e já possui um pé de limão que não eliminei do local, o limão é graudo e belo. Quanto ao tipo de solo é bastante úmido pois o local não pega muito sol, somente no periodo da tarde entre meio dia até duas hora da tarde, onde o sol fica alto. Poderia mandar algumas fotos se isso ajudar!
    Se poder me ajudar, gostaria de uma indicação de grama que não necessitasse de muita manutenção. Me indicarão a grama japonesa, mas andei lendo a respeito e estou em duvida.

    Fico no aguardo e agradeço desde já.

    kleber

    • Silvana Pinheiro // 8 de abril de 2013 em 19:22 // Responder

      Olá Kleber, para essa situação te indico a grama são-carlos pois ela aguenta menos período de sol por dia. Já a japonesa ela necessita de sol intenso para ficar bonita. Ambas gostam de solo úmido então não tem problema. Boa sorte e qualquer outra dúvida estou aqui para esclarecer.

      • Boa tarde.
        Providenciei a grama que me indicou a são carlos, Depois do plantio das placa no terreno, é necessario colocar terra por cima ou alguma outra coisa?
        Muito agradecido pelas dicas.

        abraços

  15. Oi Silvana, recentemente meu tio plantou grama esmeralda no seu quintal, mais ele deixou um espaço entre as placas de uns três centímetros, depois de a grama se enraizar ela poderá se estender e prencher esses espaços entre as placas? ou não? Parabéns pelo site!

    • Silvana Pinheiro // 22 de abril de 2013 em 18:24 // Responder

      Olá Francisco, que bom que gostou do site obrigada. Então a grama fecha sim, mas ele terá que aplicar nesses espaços um substrato próprio para gramas para ajudar a fechar. Não é o indicado fazer isso que seu tio fez mas já que fez não tem como voltar. Além disso regar todos os dias durante os primeiro 40 dias na parte da manhã e noite para que a grama pegue com mais facilidade.

  16. Oi Silvana,td bem? venho de novo pedir sua orientacao,como havia dito a um tempo atras…plantei grama a uns dois meses atras em um terreno com muita pedra,fiz uma camada rasa de terra e plantei a grama em placas,percebo que umas placas estao enraizando e mudando a cor gradualmente para um verde bonito,mas outras placas nao…coloquei adubo como vc me orientou,mas esta dando resultado,sera que e por causa das pedras? se for ,oque eu poderia fazer para ter sucesso ? Pois nw queria refazer tudo de novo…aguardo sua orientacao…abraco

  17. Como faço para plantar grama entre as placas de concreto que são assentadas com 5cm de areia? As placas de concreto tem 40×40 e os espaços entre elas são de 5cm. Queria plantar grama nesses espaços, mas é areia. Como faço? Tenho que tirar essa areia em volta das placas? Ou só tiro um pouco e coloco terra?

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 15:32 // Responder

      Olá Alexandre, vai dar um trabalhinho mas fica lindo. Você terá que acrescentar a essa areia terra adubada e depois fazer o plantio da grama. Vc terá que ir cortando as placas de grama no tamanho certinho para ficar bem bonito.

  18. Silvana Pinheiro, tenho 2 platôs com fortes inclinações. Qual a melhor grama para ter uma boa proteção do solo (controle de erosão), e que tenha menos trabalho em manutenção, compor exemplo podas. Estava pensando em grama amendoim. O que vc acha? Atenciosamente. Obrigado, Thiago.

    • Silvana Pinheiro // 2 de julho de 2013 em 11:04 // Responder

      Olá Thiago, para esse caso é melhor mesmo a grama amendoim. Zero de podas, mas é necessário irrigação. Veja mais “Como plantar Grama amendoim”.

  19. Boa noite
    Silvana
    Por favor plantei grama são carlos a mais ou menos 1 mes. Faço rega de manha e a noite todos os dias.Ela em maior parte esta firme e bela, porem em parte de algumas placas ela secou. Pequena parte de uma ou outra placa! O que devo fazer, é normal? Quando devo fazer a primeira poda? Algumas placas estão com as folhas longas mais ou menos com 5 cm.

    Agradeço pelas informações.

    kleber

  20. Boa tarde, plantei grama (esmeralda) no meu quintal a pouco tempo e quando o “piscineiro” limpa a piscina aproveitamos a água que ele jogaria fora para molhar a grama, acontece que desde que começamos a fazer isso o vizinho, que tem o terreno mais baixo que o meu, reclama que está jorrando água do seu lado.
    O que posso fazer nesses casos? Me disseram que se colocar um plástico (tipo lona) em baixo antes de plantar a grama resolveria, isso procede? como poderia fazer essa impermeabilização?

  21. Ola Silvana, moro em Curitiba e pretendo plantr grama em placas no fundo de minha casa, são 50m2, tenho dúvidas em relação a preparação do solo. A terra existente é do tipo vermelha/roxa (não sei o nome). Devo colocar uma camada de terra preta antes do plantio da grama? De quantos cm deve ser esta camada (caso necessaria)?

    Obrigado.

    Alexandre

  22. Silvana, assim como alguns outros de seus visitantes, tenho interesse na grama esmeralda, mas gostaria de plantá-la. Já observei as técnicas para adubação e adequação do solo, mas é o plantio em si que me mantém em dúvida. Por isso te pergunto: com sementes, de que forma elas devem ser depositadas no solo? É só jogá-las? Há um espaçamento mínimo ou máximo? Ou as sementes devem ser introduzidas numa covinha? Pergunto tudo isso pq em função dos custos, estamos realmente prestes a optar pelo plantio ao invés da colocação por “tapetes”.
    Agradeço seu futuro retorno, realmente nos ajudará muito.
    Maria Helena

  23. Silvana,
    assim como alguns outros de seus visitantes, tenho interesse na grama esmeralda, mas gostaria de plantá-la. Já observei as técnicas para adubação e adequação do solo, mas é o plantio em si que me mantém em dúvida. Por isso te pergunto: com sementes, de que forma elas devem ser depositadas no solo? É só jogá-las? Há um espaçamento mínimo ou máximo? Ou as sementes devem ser introduzidas numa covinha? Pergunto tudo isso pq em função dos custos, estamos realmente prestes a optar pelo plantio ao invés da colocação por “tapetes”.
    Agradeço seu futuro retorno, realmente nos ajudará muito.
    Maria Helena

  24. Marcela Maldonado // 2 de setembro de 2013 em 02:57 // Responder

    Oi Silvana plantei grama esmeralda no fundo de casa em uma área de 8.00 x 11.40, não consultamos ninguém,, faz mais ou menos 2 para 3 semanas, achamos que era só colocar as placas, estamos aguando diariamente, mas percebi que ficou totalmente desniveladas, alguns lugares ficou mais alto que os outros e quando colocamos a mangueira para molhar percebi que empossa água em alguns pontos, gostaria de saber se tem como tira-las e replanta-las novamente sem ter que perde-las.

  25. Olá Silvânia!
    Gostaria de saber, qual a diferença da grama esmeralda comum com a esmeralda imperial?E onde se compra as sementes dessa imperial?
    Obrigada!!

  26. Boa Tarde !

    Estou querendo plantar grama esmeralda em minha casa , gostaria de saber o que fazer p/ que não de infiltração nas paredes do vizinhos e na minha tambem

  27. Eliéser Ferreira Gobbe // 11 de setembro de 2013 em 14:23 // Responder

    Boa tarde Silvana. Estou querendo plantar a grama esmeralda em meu terreno, porém quando acabei a construção, foi colocado um areião, que aqui no sul eles chamam de Areião Podre, ele vem com um monte de pedrinhas trituradas e é utilizado para aterro. Onde realizarei o plantio com a semente da grama esmeralda, o aterro tem uma profundidade de 80cm. Gostaria de saber como devo proceder para iniciar o plantio da semente. Um grande abraço e parabéns pelo sucesso do seu trabalho na divulgação na internet.

  28. Pode-se colocar areia lavada nos intervalos de tapete para tapete do gramado ou seja nas frestas que aparecem depois de colocar os tapetes de gramas?

  29. olá Silvana , eu sou Gaúcha , e o meu terreno tem muita pedra , quanto mais tiro ,mais solta do solo , gostaria de saber , qual o melhor tipo de grama para plantar , nesse tipo de terreno ??
    se existe algum tipo que pode se adequar melhor a esse tipo de solo ??um abraço

  30. Olá Silvana,

    Pretendo plantar grama esmeralda na minha chácara, mas devido ao tamanho fica inviável financeiramente o plantio por placas. O terreno é pura pedra, portanto terei que aplicar uma camada de substrato orgânico e areia, certo ? Qual o tipo de areia devo utilizar ? E como preparo o substrato ? Quantos devemcentímetros dessa mistura

  31. Cara Silvana. Tudo bem?
    Preciso de uma orientação sua para conseguir voltar a ter um gramado bonito em minha chácara, não é muito grande. Ele esta ficando cada vez mais com muitas falhas, do tipo parece grama queimada pelo sol, e está crescendo nele todo muito mato, plantinhas miudinhas que fazem espinhos e está aparecendo também no meio da grama uma outra de característica bem maior a plantada, rasteira, mas grandes folhas. Pelo que li em suas informações anteriores o solo é argiloso.
    Entendi a necessidade da adubação, gostaria de saber que tipo é melhor e se é necessário aplicar algum produto para matar o mato, se é que isso funciona.
    Muito Obrigada.
    Regina

  32. Boa noite Silvana, meu quintal é todo cimentado e possui uma depressão de 15cm, medindo 3X6 mts, que gostaria de aterrar, utilizar tubos para drenagem e plantar grama. Um vendedor de grama disse que eu poderia utilizar areola (destas para obras). Isso é possível? Obrigado.

  33. Alexandre Vasconcellos // 26 de novembro de 2013 em 13:20 // Responder

    Boa tarde Silvana. Meu orçamento tá curto e eu que farei meu gramado comprando as placas de grama. Tenho uma casa na região da Pampulha em BH e tenho uma área de 52 m2 (6,5 x 8,10 mts) para gramar. A área é plana, mas fiz um desnível de 10-15 cm que parece que deu certo e que escoa a água superficial da chuva para duas caixas pluviais de 35x35cm. A área é cercada em três lados por muros de 4 metros e boa parte do solo bate sol em alguma parte do dia, mas há áreas que não bate sol direto, mas o local é bem claro. O solo é bem argiloso e vermelho escuro (é originado de basalto e a argila é de alta atividade daquela que gruda 5cm no sapato se a terra estiver muito molhada). Mas o solo é de fácil manejo se estiver úmido quando jogo água com a mangueira.Antes de eu fazer o desnível na terra formavam poças, mas menos de 1 hora depois de chuvas fortes a água infiltrava bem neste solo. A estrutura dos agregados do solo é tipo pó de café, é um latossolo originado de basalto e é acido.Qual o tipo grama mais adequada para esta área? Vocês entregam esta metragem de placas na pampulha (50m2)? Este solo é ácido precisa de correção de PH, como posso fazer? Se misturar areia uns 20 cm, com a drenagem superficial boa como está, posso dispensar as manilhas? É que, como disse, meu orçamento tá curto para fazer drenagem subterrânea. Qual a quantidade +-de areia seria necessário para misturar nesta área de 50m2? Já misturei um pouco, mas parei com medo de misturar demais ou de menos. Desculpe enviar este tanto de perguntas, mas é que estou preocupado com o fato do solo argiloso que parece que mantém certa umidade, que é leve mas sempre presente em profundidade acima de 20 cm, mesmo na seca.

  34. Elizabeth Rodrigues // 29 de janeiro de 2014 em 19:06 // Responder

    Boa noite
    A quase dois anos, foi colocada grama na minha casa e o senhor que colocou disse que não precisava colocar barro, e ela foi colocada em cima de areola. Se chove, ela fica mais ou menos bonita, mas sem chuva, ela está toda queimada. Estou muito triste porque gastei um bom dinheiro para a colocação da mesma e agora ela está muito feia. Eu viajo tres vezes por ano e fico cerca de vinte dias fora de casa e não tenho quem a regue para mim. O que devo fazer?
    Atenciosamente
    Elizabeth

  35. boa tarde, tenho a grama esmeralda plantada em meu jardim (cerca de 200 m2) aqui na regiao oeste do paraná. Nesta época de calor intenso, percebo que algumas áreas sofrem mais que as outras ( a folha da grama fica amarela e afina, quase morre). Qual pode ser a causa e como corrigir? obs: achei que a causa fosse as áreas onde ficava a areia e pedra da construção, porem percebi que em outros lugares que foi colocado terra pura também estão sofrendo…

  36. ola silvana, tenho um quintal de aproximadamente 25m2, irei quebrar o piso e quero fazer um jardim e plantar grama bermudas, essa area pega sol da manha e da tarde tambem. quero saber que profundidade de terra precisarei colocar ? irei plantar com sementes…. peço ajuda

  37. Olá Silvana Boa Noite!
    Tenho uma área na frente da minha casa que resolvi transformar em um jardim de inverno. Tem aproximadamente uns 20m2, só que encontra-se com piso cerâmica. O que devo fazer, além de retirar o piso para realizar a colocação da grama natural. Um forte abraço.

  38. Olá Silvana Boa Noite!
    Tenho uma área na frente da minha casa que resolvi transformar em um jardim de inverno. Tem aproximadamente uns 20m2, só que encontra-se com piso cerâmica. O que devo fazer, além de retirar o piso para realizar a colocação da grama natural. Um forte abraço.
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

  39. Oi… quero gramar a frente de minha casa tem 20m, mas quero coloca tb na garragem entao vai fik uns 10m na sobra e mesmo assim a maior parte do dia e sombra que grama seria adequada?

  40. Ola, tenho um gramado de 300mt quadrados, porem a grama nao ficou bem nivelada, como faço para corrigir? A grma foi plantada a 20 dias.
    Obrigado

  41. Olá,

    Preciso plantar grama e tenho 17 cm no vão, quero deixa a grama rente com o piso, qto de terra colocar?
    obrigada

  42. Vou fazer um jardim, enfrente a casa, no espaço de 32 m tem areia, preciso colocar terra ou posso plantar a grama assim mesmo?
    obrigada

  43. Ola Silvana, tenho uma área de 100 m² com grama cataria (esmeralda) , acontece que ele está com algumas falhas e buracos, pelo uso das crianças e cachorros. Te pergunto se eu posso plantar grama em semente (semente da grama esmeralda) na parte onde a grama esta falha e com buracos.
    Grato pela atenção

  44. Olá!!
    Tenho um gramado de 100m2 na casa de praia que fica no litoral do RS, este gramado estava muito feio, totalmente invadido por ervas daninhas, então apliquei Roundup por 2 vezes, e agora quero plantar grama. Pergunto, se plantar grama em semente sobre este gramado morto, colocando uma camada de terra boa acima dele e após as sementes, vou ter sucesso nesta grama, ou a variedade de grama e ervas daninhas que estão abaixo logo irão aparecer para estragar o visual novamente? Estava pensando em plantar grama Bermuda em semente.
    Desde já agradeço!!

  45. plantei grama sao carlos a 2 meses mas se encontra falhas em alguns quadrados da grama ex.folhas verdes no centro e nas bordas estao secas esfarelando ainda esta em processo de enraizar.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*