Como plantar cenoura

Como plantar cenoura

A cenoura com suas belas folhas verdes e divididas aparecem pouco após o plantio. No geral, o cultivo da cenoura é feito no inverno, mas algumas variedades já estão adaptadas para o cultivo no verão em período de plantio e colheita das hortaliças você poderá ver a época para colheita e plantio das hortaliças

 APRENDA COMO PLANTAR CENOURA ( Daucus carota )

Como plantar cenoura

SEMEADURA – COMO PLANTAR CENOURA ORGÂNICA

A semeadura é feita diretamente no canteiro em sulcos de mais ou menos 1cm de profundidade, a uma distância de 20cm entre linhas.

REGA NA HORA DO PLANTIO

No primeiro mês regue diariamente. Depois, passe a regar de três em três dias, ou quando o solo estiver seco.

GERMINAÇÃO

As sementes começam a germinar três semanas após o plantio e ela ocorre sob temperaturas de 20º a 30º para uma germinação rápida e uniforme.

ÉPOCA DE COLHEITA

A colheita pode ser feita cerca de três meses após a semeadura.

PONTO DE COLHEITA

O amarelecimento e secamento das folhas mais velhas e o arqueamento para baixo das folhas mais novas são indicativos do ponto de colheita.

SOLO E ADUBAÇÃO

Como plantar cenoura orgânica

Basicamente a horta orgânica nada mas é que implantar no solo produtos que sejam orgânicos tipo adubos que não tenham nenhum teor químico.
O solo tem que ser bem drenado e rico em matéria orgânica adubado com esterco de galinha ( lembre-se que o esterco tem que ser bem curtido ).  Terá que fazer uma adubação de cobertura após o desbaste, com a aplicação de sulfato de amônia ( composto inorgânico ).
Não colocar este produto se estiver fazendo uma horta orgânica, para saber mais sobre adubos aprenda em tipos de adubos orgânicos.

PRAGAS

As cenouras são bem resistentes a pragas.

CLIMA

A temperaturas ideal para o plantio de cenouras é de 10 a 15 ºC favorecendo o alongamento e o desenvolvimento de coloração característica, enquanto temperaturas superiores a 21 ºC estimulam a formação de raízes curtas e de coloração deficiente.

A CENOURA E SEUS EFEITOS NA SAÚDE

É um tubérculo rico em vitaminas, sais minerais e betacaroteno, além de ser uma fonte de vitamina A que melhora a capacidade de cicatrização da pele.

PARTE INGERIDA: Crua ou cozida, a parte ingerida é a raiz carnuda da planta.

CHÁS: Em chás, feitos por decocção, ela atua como um excelente diurético.

DERMATOLOGIA: A cenoura tem utilização dermatológica, podendo ser aplicada ralada em feridas, zonas irritadas e queimaduras.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.