Como plantar arbustos

Como plantar arbustos

Os arbustos são plantas de caule lenhoso que podem atingir até 6 m de altura, ramificando desde a base. Para se ter sucesso de como plantar arbustos depende inicialmente da escolha adequada das espécies: elas devem satisfazer simultaneamente as necessidades práticas e estéticas do jardim. 

DICAS DE COMO PLANTAR ARBUSTOS

 Como plantar arbustos

Os arbustos desempenham, embora em menor escala, as mesmas funções das árvores: proteção do solo, produção de oxigênio, ornamentação, ponto de atração para pássaros, abrigo para pequenos animais, etc. Além disso, funcionam também como “paredes” vegetais ( cercas vivas ou sebes – cercam terrenos no lugar de muros e renques – quando utilizados para delimitar espaços ou esconder algo dentro da  propriedade ).

Podem como plantar arbustos em qualquer época do ano. No entanto, o melhor período para isso é a primavera, pois quando chegarem os dias mas duros do inverno, a planta já estará praticamente estabelecida.

Os arbustos precisam de um bom espaço para se desenvolver livremente, e a menos que você queira formar uma cerca viva, deverá dispô-las distantes um do outro. Para se ter uma idéia, dois arbustos com altura e diâmetro de 3m, plantados a 3 m de distância um do outro, levarão de três a cinco anos para que seus ramos se encontrem. A proximidade excessiva é desaconselhável para espécies como a azaleia, que perde seu formato gracioso quando crescem aglomeradas. Assim, tendo como referência o tamanho que a espécie terá quando adulta, fixe uma estaca nos pontos ideais para abrir as covas.

Outra providência a ser tomada em como plantar arbustos é abrir as covas com antecedência, principalmente se você receber mudas de raízes nuas, que não podem ressecar e precisam ser plantadas o mas rápido possível. A mudas que já vem plantadas ou com o torrão envolvido por aniagem podem ser mantidas por algum tempo, mas não pode esquecer de regá-las.

Em relação a sua poda, os arbustos floríferos devem ser podados logo depois de as flores terem murchado ( corte os caules abaixo da flor e acima do último broto ). Após a poda, o arbusto produzirá um ou mais caules floríferos. Arbustos muito densos ou pelo contrário, delgado demais e com galhos embaixo devem ser podados drasticamente. No início da primavera corte todos os caules a uma altura de no máximo 10 cm. Depois dessa poda severa, surgirão caules novos, de crescimento rápido, que poderão levar até mais de dois anos para florescer.

Técnicas de como plantar arbustos

Ligustrum

Cave um buraco suficientemente fundo e largo para acomodar bem as raízes  ( no caso de arbustos com raízes nuas ). Separe em dois montes a terra do solo ( mais escura ) e a do subsolo ( mais clara ). Misture duas partes de terra do solo com uma parte de composto orgânico. Para fixar a planta na altura correta, use uma tábua como nível: a terra não deverá ultrapassar a marca deixada pelo plantio anterior ( marca do caule ).

Como plantar  arbustos centralize o arbusto e encha 3/4 da cova com a mistura de terra do solo e compostagem composto orgânico e firme com o pé. Encha todo o espaço restante com água.

Depois que a água tiver sido drenada, complete a cova com terra do subsolo, também misturada com composto orgânico. Faça um dique de terra de 5cm de altura ao redor da cova e encha com água.

A fim de compensar a perda de raízes que a planta sofreu ao ser retirada do viveiro, pode os galhos ( 1/3 ou 1/2 ). Não efetue a poda numa mesma altura; tome como referência o comprimento de cada galho, de modo a acompanhar o formato natural do arbusto.

Em como plantar arbustos com torrão, são realizadas as mesmas tarefas, tomando-se o cuidado na retirada da embalagem para não desfazer o “torrão”.

2 Comments

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*