Como fazer horta em vasos e no jardim

Como fazer horta

Para se ter sucesso em como fazer horta você terá que se atentar  em alguns detalhes. Seguindo as dicas você terá uma horta linda e produtiva.
Primeiro escolha do local ( um lugar adequado para montar a horta ); Segundo preparação do solo (saber o tipo de solo e aduba-lo corretamente ); Terceiro a semeadura ( saber como semear ) e por último associação de espécies e o rodízio de culturas, mantendo assim o solo sempre fértil e livre de pragas e doenças.

Como fazer horta

COMO FAZER HORTA – ONDE MONTAR

Lugar a ser feita a horta: O local escolhido não poderá receber ventos fortes então se esse for o caso terá que providenciar um quebra-vento.

Iluminação:  para se ter uma horta será necessário um local que pegue pelo menos 5 horas de sol direto nas plantas.

Nível do local: o ambiente escolhido terá que ser plano para não ocorrer que o local fique com poças d’água.

COMO FAZER HORTA – PREPARO DE CANTEIRO

Existem as hortas encontradas em jardins e as hortas suspensas, cada uma delas tem um cuidado especial.

COMO FAZER HORTA DIRETO NO SOLO

Sempre  para qualquer plantio não só para o cultivo de hortas até mesmo para plantas ornamentais e outros, teremos que preparar o terreno, limpando e equilibrando o ph do solo.

Geralmente o solo do Brasil é um solo ácido para isso teremos que equilibrar esse solo com calcário dolomítico ou calcário cítico. Para se descobrir se um solo é ácido temos uma maneira prática para sabermos isso é só ver se o solo é escuro se for ele é ácido, se a cor do solo for esbranquiçada o solo é alcalino. Mas o correto para analisar o solo é mandando uma amostra para um instituto de análise do solo para saber a porcentagem correta que deve ser aplicado o corretivo de ph. Deverá ser aplicado o calcário uma vez ao ano alternando os dois tipos de calcário.

Modo de aplicação do calcário: aplicar 250 gramas de calcário por m².

Delimitar o local onde será a horta

O espaço terá que ser delimitado por estacas e cordas com medidas de 1,20 de largura e o comprimento o espaço que tiver e espaçamento entre um canteiro e outro terá que ser de 30cm e 50cm.

Como fazer horta – preparo do solo

Revolver toda a terra dos canteiros até desfazer os torrões. Depois de feito isso ele ficará com uns 5 à 10cm mais alta do que o caminho entre eles.

Preparo do solo – Adubação de horta

A adubação terá que ser feita com 1 parte de compostagem composto orgânico e 3 partes de terra. Essa adubação terá que ser feita a cada novo plantio. O rodízio de culturas na sequência raiz-folha-fruto também ajuda a preservar a boa qualidade do solo.

COMO FAZER HORTA EM VASOS – SUSPENSA

Horta suspensa é colocar em grandes vasos. Este tem um cuidado na questão da rega.

Drenagem do vaso

Primeiro é verificar se tem buracos na estrutura para escoar a água. Segundo é preparar uma camada de drenagem no fundo de cada vaso com argila expandida, coberta por manta bidim.

Depois disso preencher o vaso com terra vegetal até 20cm da borda e dê uma leve compactada. A camada superficial de terra deve ser rica em matéria orgânica. Faço uma mistura de substrato com 30% de matéria orgânica e termine de preencher o canteiro até 2 cm da borda, espaço suficiente para a terra não derramar quando chover.

COMO FAZER HORTA -SEMEAR

Para semear atente-se a estação do ano em que você vai plantar, período de plantio e colheita das hortaliças. Outro detalhe importante é que algumas folhagens temos que primeiro cultiva-las em sementeiras até enraizarem isso acontece quando elas estão com umas 4 folhinhas. Outras podem ser cultivadas diretamente no solo, mas exige o desbaste. Esse desbaste é retirar as mudas mal formadas para darem espaço as mudas sadias.

Horário para semear: semeie ou faça o transplante das mudas sempre no final do dia, quando o sol está mas fraco.

COMO FAZER HORTA – ASSOCIAÇÃO DE ESPÉCIES

A associação de espécies com diferentes ciclos e arquiteturas vegetativas serve para que uma espécie se beneficie da outra. Como sombra,  espécies que afugentam insetos e outros. Essa associação terá que ser escolhida para ser cultivada no mesmo local e época não necessariamente que tenham sido semeadas ao mesmo tempo.

Associação de espécies

EXEMPLOS DE ASSOCIAÇÕES

Abóbora + milho ou acelga / Alface + cenoura ou pepino / Alho-poró + cenoura ou rabanete

Batata + repolho ou couve / Beterraba + couve ou alface / Cebolinha + cenoura / Rabanete + alface

Espinafre + beterraba / Milho + pepino ou nabo / Tomate + cebolinha ou serralha

 

COMO FAZER HORTA – RODÍZIO DE CULTURAS

Procure alternar as hortaliças, pois plantando seguidamente as mesmas acabam esgotando os nutrientes que a planta necessita.

Divida as plantas em: folhas ou flores, frutos, tuberosas e temperos. E saiba sobre o período de plantio e colheita das hortaliças de cada uma as espécies para determinar o rodízio.

9 Comments

  1. gostaria,muito de ter uma horta em minha casa,principalmente de tomate,pimentão,cheiro verde e cebolinha,minha casa é grande tenho um quintal cimentado e infelizmente uma piscina que toma,espaço de quase todo o quintal,de que forma posso fazer uma horta suspensa.
    se me der sugestões ficarei muito agradecido.
    obrigado.

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*