Como cultivar e cuidar de um Bonsai

Como cultivar e cuidar de um bonsai

Aprenda como cultivar e cuidar de um bonsai

Como cultivar e cuidar de um bonsai o segredo é ficar atento a tutoragem nos quatro primeiros anos, isso pode ser visto em 5 métodos de tutoramento e bonsai, podendo ter sucesso no resultado final ou com sorte, você poderá descobrir uma verdadeira árvore em miniatura no alto de uma montanha, aliás os japoneses consideram os espécimes anões naturais os mais belos. Mas você pode também plantar uma estaca de uma árvore adulta de tambanho normal ou comprar uma arvorezinha numa floricultura. Em ambos os casos, você só irá fazer a tutoragem bonsai quando a árvore tiver desenvolvido um caule forte. O meio mais seguro e mais custoso é comprar uma árvore já formada e podada. Para cultivar e cuidar de um bonsai através de sementes, ficará a seu cargo “moldá-la”.

Como cultivar e cuidar de um bonsai

Primeiro Ano de como cultivar e cuidar de um bonsai

Plante as sementes num vaso cheio de composto para semeadura. Coloque o vaso do lado de fora, exceto se tratar de uma espécie tropical. Mantenha o composto úmido em todas as estações. Transplante a muda para um vaso de 10 ou 13cm de diâmetro contendo composto para vasos.

Segundo Ano de como cultivar e cuidar de um bonsai

No outono, transfira a muda para um vaso de 15cm de diâmetro. Comece a tutoragem, salvo se quiser um tronco ereto e galhos horizontais. Se quiser uma árvore inclinada, insira um tutor no composto com uma inclinação de 45º, nele amarrando o caule. Para o tipo cascata ou semicascata, circunde a raiz com arame flexível. Incline a plantinha até que

Terceiro Ano de como cultivar e cuidar de um bonsai

No outono, retire o arame, tendo a planta a essa altura já adquirido sua inclinação definitiva. Ainda no outono, pode o caule a cerca de 15cm da base. Brotos laterais se desenvolverão em torno do caule durante o ano.

Quarto Ano de como cultivar e cuidar de um bonsai

Em abril, tire a árvore do vaso. Você irá verificar que algumas de suas raízes são espessas; outras, fibrosas. Pode rigorosamente as raízes principais espessas. Transfira-a para um vaso de 8 ou 10cm de diâmetro. Segundo a forma definitiva que pretender dar a sua árvore, pode alguns ramos laterais. Se for necessário, apare aqueles que tiver resolvido conservar. Para dar à árvore um aspecto nodoso, enrole arame em torno dos brotos laterais e incline-os no sentido desejado. Amarre a extremidade do arame a um barbante atado em volta do vaso. Você poderá retirar o arame cerca de um ano mais tarde.

Quinto Ano de como cultivar e cuidar de um bonsai

Quando uma árvore bonsai atinge o seu QUINTO ANO, terá adquirido sua forma definitiva, e está na hora de transferi-la para um vaso de bonsai, pouco profundo.

A escolha do recipiente tem sua importância. Tradicionalmente o cultivo do bonsai sendo árvores eretas são plantadas no centro de um vaso retangular ou oval, as árvores inclinadas, no centro de um vaso redondo ou quadrado. Antes de transplantar seu bonsai, prepare o recipiente. A árvore provavelmente precisará de um suporte, a não ser que ela seja do tipo ereto. Passe um fio de ráfia ou de arame fino pelo orifício de drenagem e enfie-o na folha de zinco com a qual você terá coberto o referido orifício. Uma vez reenvasada a árvore, e para mantê-la com firmeza, o arame será amarrado em volta do torrão. Forre o fundo do vaso com cascalho, por exemplo, para melhorar a drenagem, Recubra-o com uma camada de composto especial para bonsai ou de qualquer outro composto à base de terra pesada.

A etapa seguinte consiste em tirar delicadamente a árvore do vaso. Com o auxílio de uma varinha ou uma agulha de tricô, bata levemente no torrão para desembaraçar ao máximo as raízes do composto que as cerca. Quando as raízes começarem a aparecer, corte as grandes raízes principais, se houver, e pode as raízes fibrosas, reduzindo-as a um terço de seu comprimento. Tenha à mão uma tigela com água durante essa operação; mergulhe nela as raízes regularmente para mantê-las úmidas. Coloque a árvore assim podada no vaso para bonsai, no qual você colocará em seguida o composto até 1cm da borda. Para dar à árvore um aspecto nodoso e velho, deixe a descoberto suas raízes superiores. Depois disso, você deverá reenvar anualmente sua árvore bonsai, no outono ou no inverno. No verão, deverá aparar os renovos laterais e cortar o caule ativo.

Mantenha o composto úmido em todas as estações, lembrando-se de que nos recipientes pouco profundos ele se resseca rapidamente. É inútil qualquer fornecimento de adubo, uma vez que as plantas são reenvasadas anualmente.

São precisos de cinco a quinze anos para que a planta se torne um verdadeiro bonsai. Sua longevidade é variável segundo as espécies, oscilando de alguns decênios a alguns séculos, mas se o cultivo do bonsai for em apartamento, não espere tanto.

Dentre as plantas suscetíveis de serem cultivadas em apartamento, citemos: Abutilon striatum “Thompsonii”, Allamanda cathartica, Gardenia jasminoides, Hibiscus rosa-sinensis e Ixora coccinea.

As plantas seguintes devem ser cultivadas do lado de fora, mas podem ser levadas para dentro por períodos curtos Acer palmatum, Cryptomeria japonica, Juniperus chinensis, Rhododendron simsii “Satsuki ( azaléia ) e Zeldova serrata ( olmo ).

Podando um bonsai

Corte no ponto de crescimento e pode os renovos laterais anualmente no verão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*