Como adubar grama já plantada

Adubando grama

Adubar grama já plantada poderá ser menos frequente se você não remover as aparas, que se decompõem no solo e o fertilizam. É preferível, porém, remover sempre as aparas, para que as folhas vivas possam receber mais luz. Uma solução intermediária é a de remover as aparas no outono e inverno, mas deixá-las durante a primavera ( nem sempre ) e verão, quando se decompõem mais depressa e servem de proteção ao excesso de luz solar.

1° Passo para adubar grama

Pode a grama antes de adubar a grama; em dicas de como podar grama você aprenderá o passo-a-passo.

2° Passo para adubar grama

Adubar grama com substrato e fertilizante. Exitem hoje no mercadoAdubar grama encontrado facilmente produtos que se chamam substratos corrigem o PH do solo ( que é a correção da acidez que existe na terra ) e que são isentos de odores e pragas. Além do mas melhora a capacidade de retenção de água e a aeração do solo e contém nitrogênio e magnésio o que auxilia no desenvolvimento das plantas.

Esses substratos são ótimos para uma grama sempre bonita e saudável, utilize sempre a medida correta impressa na embalagem para obter o resultado desejado da grama sempre verde.

Aplique também o fertilizante chamado NPK  composto de ( nitrogênio, fósforo e potássio ) que é um produto também encontrado em floriculturas esse produto também é excelente para fazer uma adubação correta para sua grama. Prefira a composição NPK 10-10-10 ( 50 gramas/m²) essa composição é bem equilibrada e deixará seu gramado bem bonito.

Lembre-se o NPK é um fertilizante muito forte e não deve ser incorporado ao solo e sim jogar os granulados por cima do solo para não ter contato com as raízes, pois se não, queimam toda a planta. O solo vai absorvendo seus nutrientes conforme a rega.

3° Passo para adubar grama

Regue abundantemente.

OBS: Frequência para adubar grama: nos meses de Setembro, Dezembro e Abril, não adubar no inverno.

Se o seu terreno for de solo argiloso, aplicar também areia para aumentar a drenagem e a aeração.

127 Comments on Como adubar grama já plantada

  1. Angela Menezes de iqueira // 5 de julho de 2012 em 14:03 // Responder

    Ainda não adubei minha grama esmeralada esta cheia de manchas amaraledas,mais a dica foi otima.Depois comento sobre o resultado.Obrigada Angela

  2. Já estou com a grama plantada como fazer para adubar, estou querendo dissolver o adubo e regar sobre a grama. Adquirir o adubo KPK 25-05-25 posso continuar usando na proporção de 50 gr /m2.

    ats,

    Euclides Belini

    • Silvana Pinheiro // 31 de outubro de 2012 em 19:38 // Responder

      Olá Euclides, a proporção está boa mas acho melhor vc não dissolver o adubo pois o NPK é para ser administrado da seguinte forma: jogue a proporção por m² e regue abundantemente pois ele vai liberando aos poucos os nutrientes que a grama necessita. Se vc dissolver vc estará aplicando todos os nutrientes de uma só vez e o resultado esperado não será satisfatório. Espero ter ajudado e volte sempre.

  3. É correto usar uréia para recuperação e adubação de grama?

    • Olá Selma, bem vinda ao site Jardim flor do leste. Dizendo grosseiramente a uréia age como uma bomba para a grama, pois ela é feita de nitrogênio favorecendo o crescimento rápido da grama. Tudo que é usado para acelerar o crescimento das plantas para elas ficarem mas vistosas mas rapidamente não é muito bom, pois acaba que a planta fica muito vulnerável a doenças e pragas. Siga corretamente a dica do post que sua grama ficará bonita. As vezes uma coisa que demora um pouco mais para ficar do jeito que queremos é melhor do que ter uma dor de cabeça mas tarde tendo que combater doenças e isso sim é bem difícil de combater.

  4. Oi Silvana tdu bem, gostaria de saber qual o adubo adequado para manter sempre em ótimo estado o gramado de um campo de futebol, que é utilizado por atletas 4 vezes por semana em sua maioria finais de semana, são realizados os jogos, qual a melhor forma para para a adubação, e se o adubo npk 10 10 10, pode ser utilizado, e cmo utiizar,

    um forte abraço e muito obrigado.

    • Olá Ricardo, adube esse gramado de 3 em 3 meses com NPK 25.10.10. Não esqueça de que esse tipo de adubo te que ser aplicado no final do dia e após a aplicação regar abundantemente.

  5. Ola gostaria de saber se tenho que dissolver em água ou devo jogar ele em grão, pois eu plantei a grama esmeralda e acho que ela esta um pouco lenta para será que foi que joguei terra por cima dela depois que plantei ou não era para ter jogado nada por cima dela depois do plantio.

    • Silvana Pinheiro // 15 de março de 2013 em 17:20 // Responder

      Olá Renato, não tem problema ter jogado terra. Assim que vc planta uma grama vc tem que regar todos os dias por 40 dias esse é o segredo. Ah! espero que vc tenha feito a adubação antes de fazer o plantio isso também vai ajudar no crescimento da grama.

  6. plantei grama esmeralda a 2 dias onde tem pé de laranja e acerola juntos fica dificil de pegar sol será que tenho que podar?

    • Silvana Pinheiro // 8 de abril de 2013 em 18:46 // Responder

      O ideal seria a grama são-carlos, mas já plantou então o melhor mesmo é podar. Mas provavelmente quando essas frutíferas crescerem novamente o espaço onde ficar a copa a grama não vai resistir.
      Te aconselho colocar embaixo das frutíferas para ficar bonito trapoeraba-roxa, fica uma graça e além de dar acabamento.

  7. Olá,

    Sempre acompanho o blog e tá ajudando muito.

    Mas peço ajuda: Plantei 60 m de grama esmeralda, e ainda não completou 01 mês. Eu não fiz nenhum processo de adubação antes de plantá-la, apenas consertei o terreno e plantei. Porém, logo após o plantio, deu uma tempestade louca, ficou chovendo direto, encharcou toda a grama por dias. Parece que a chuva separou os “tapetes” também, deixando um “vão” (não muito espaçoso) entre eles… Preenchi com um pouco de terra, e areia.

    RESULTADO: Fico incomodado, pois há cantos com grama verde, e outros com “pontos secos”, e outros com uma grama topetuda, bem grandinha rsrsrs… também consigo perceber alguns brotos em alguns pontos. É assim mesmo?? Ela não completou 1 mês ainda… Tá sendo um martírio esperar que a grama fique bonita, e muitas vezes acho q ela não vai resistir por causa da aparência desuniforme q ela apresenta… o que eu faço???

    • Silvana Pinheiro // 18 de abril de 2013 em 16:29 // Responder

      Olá Alan, imagino sua aflição de ver a grama deste jeito. Então, vc fez bem ter colocado uma mistura de terra + areia mas o ideal é colocar não só nos espaços que ficou sem grama mas em todo o gramado uma mistura de substrato próprio para gramas + NPK 10.10.10 e regue abundantemente, depois dessa adubado vc só irá adubar novamente 6 meses depois. O ideal é fazer esse tratamento antes de colocar mas já que não foi feito assim, vc pode colocar agora não tem problema, atente-se em folhagens mas altas e diferentes da grama pois pode ser manifestação de tiririca ou alguma dessas pragas que se manifestam em solos pobres de nutrientes ou quando o solo recebe uma quantidade exagerada de água, isso é possível de acontecer pois o solo não foi preparado corretamente. Sua grama ainda tem solução não se desespere faça essa mistura que te falei e seu gramado firará lindo. Boa sorte.

  8. MARCOS ROBERTO ORTIZ // 21 de abril de 2013 em 19:10 // Responder

    SILVANA, BOA NOITE!!!

    QUANDO VOCÊ FALA EM SUBSTRATO PRÓPRIO PARA GRAMA, O QUE VOCÊ QUER DIZER? NÃO É O MESMO SUBSTRATO QUE SE USA PARA FAZER MUDAS?

    GARTO

    MARCOS ORTIZ

    • Silvana Pinheiro // 22 de abril de 2013 em 18:20 // Responder

      O Substrato próprio ele já vem equilibrado no que se diz respeito a gramas em nitrogênio, fósforo e potássio, ph correto enfim tudo que a grama precisa. Mas se vc preferir poderá aplicar produtos separadamente TIPO ( 2 partes de terra preta + 1 parte de areia ) + corretivo de solo o calcário + NPK + adubo orgânico TIPO ( Húmus de minhoca ou torta de mamona ) todos esses produtos terão que ser aplicados na quantidade informada pelo fabricante. Por conter maior parte desse produtos que mencionei por isso indico o substrato próprio para gramas por não ter erro na aplicação.

  9. Prezada Silvana,
    Qual a dosagem do substrato deve ser adicionada à grama esmeralda? E gostaria de saber também se essa aplicação do substrato + NPK afeta as plantas que estão no jardim, Você sugere alguma forragem sob pé de jabuticaba? Plantei em uma área da minha casa um pé de jabuticaba e grama esmeralda nesse espaço, mas a grama não está resistindo. Sob o pé a aparência é de terra apenas. Acho a grama São Carlos muito feia (parece mato), você tem alguma outra sugestão? Obrigado e parabéns pelo site muito instrutivo.

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 15:07 // Responder

      Veja bem Anizio no espaço onde fica sombra vc poderá usar grama-preta. E a dosagem vc terá que ver na embalagem pois cada fabricante usa uma dosagem diferente. E a aplicação dos substrato com o Npk não afetará em nada suas plantas ornamentais ao contrário irá ajudar a nutrir suas plantas.

  10. Oi, Silvana,
    Tenho 400 metros de grama Sao Carlos
    Eu adubei com ureia,
    Quero saber se posso fazer todo mez a adubacao .
    Ou devo uzar outro tipode adubo
    Grata Margarett

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 15:04 // Responder

      Opá, não não a ureia é somente usada em último caso. A ureia só vai deixar sua grama mas bonita mas com pouca resistência, no que se trata de doenças e pragas. Para fazer uma adubação correta vc terá que usar adubo orgânico ( tipo torta de mamona ) + NPK ( fertilizante químico ) 10.10.10. Faça essa mistura e sua grama ficará bem bonita. Aplicação 2 vezes por ano.

  11. Maria Socorro Pinheiro Ferreira // 8 de maio de 2013 em 09:52 // Responder

    Olá Silvana, ainda não plantei minha grama, pois gostaria de uma orientação antes de plantá-la pois minha fica em uma cidade litoranea e o terreno e todo de areia.

    • Silvana Pinheiro // 9 de maio de 2013 em 16:14 // Responder

      Olá Maria, a melhor grama para esse local é a grama-santo-agostinho ela é própria para o litoral e aguenta a salinidade. Mas te aconselho acrescentar terra preta uns 20cm e misturar a areia + calcário + adubo orgânico + NPK 10.10.10. Qualquer outra dúvida é só dizer.

  12. Fabrissa Vieira // 24 de maio de 2013 em 10:25 // Responder

    Olá!!! sou de salvador e moro de frente ao mar!!! me indique umas plantas que aguente bem em frente ao mar!!!

  13. Jaino Rodrigues Matos // 1 de junho de 2013 em 11:59 // Responder

    Bom dia!

    To com duvidas sobre adubação, já li varias matérias sobre o assunto, na maioria deles indica fazer adubação no início da primavera certo, isso seria possível uma vez ao ano, em seguida fala-se que a adubação deve ser de 3 em 3 meses.

    As informações não batem, gostaria de mais esclarecimento sobre este assunto.

    Muito obrigado!

    • Silvana Pinheiro // 2 de julho de 2013 em 11:12 // Responder

      Olá Jaino, a adubação é sempre no início da primavera onde a grama está se preparando para enfrentar o verão, em dezembro pois nessa época as regas são mais frequentes e em abril onde ela se prepara para a entrada do inverno época esta que não deve ser feita a adubação.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      • olá plantei a grama esmeralda em novembro 2014, foi muita chuva reguei os dias sem chuvas tarde e noite por 30 dias podei ,agora tem umas partes de grama verdinha e longa e outras estão secas feias com amarelão parece estar morrendo , joguei camadas de terra adubada ,e agora que podei de novo agora em janeiro piorou foi toda a grama, agronomo disse para fazer adubação de cobertura isso pode no verão ?,acho que não deveria ter podado ela parece estar isposta ao sol muito quente e não está aguentando o que fazer , estou regando a noite , o solo é muito seco por cima mais em baixo tem muita umidade , estou torcendo para ela pegar a parte umida , o que fazer ? você pode me ajudar ?

  14. Andréia Kusiaki // 12 de junho de 2013 em 22:28 // Responder

    Olá. Gostaria de saber qual o melhor mês para fazer uma adubação em gramado simples. Penso em fazer a mistura de terra preta + areia+ npk 10/10/10 após o corte. Esse gramado tem muitos anos, mas vejo essa necessidade. Obrigada.

  15. Carlos para por em meu terreninho de 100m². Coloquei terra preta no espaço para facilitar o semeio e também adquirir um SUBSTRATO EQUILIBRADO PARA GRAMADO (top garden gren), mas não sei quanto eu devo adicionar ao solo, também para não prejudicar a germinação.
    Fico-lhe muito grato e gostei muito do que já li. Fica com DEUS e que te ilumine sempre amém.

  16. everton staehler // 4 de julho de 2013 em 12:41 // Responder

    tenho um campo de futebol socyte com grama esmeralda,quero adubalo e gostaria de saber qual adubo colocar e se pode continuar jogando mesmo sendo feito a adubação.e de quanto em quanto tempo adubar,já que se pratica futebol de domingo a domingo.obrigado

  17. Olá Silvana tenho um terreno de aproximadamente 196 m² e foi colocado grama esmeralda em placas, depois de 60 dias o jardineiro veio e deu uma podada e jogou em cima desse gramado 66 sacos de terra vegetal de 25 kg, achei que a grama ficou muito coberta por essa terra, gostaria de saber se isso prejudicará meu gramado? e deve molhar quantas vezes por semana? essa terra vai desaparecer ? ps:quando ele colocou as placas usou o adubo 10 10 10

  18. Boa noite
    Silvana
    Por favor plantei grama São Carlos a mais ou menos 1 mês. Faço rega de manha e a noite todos os dias. Ela em maior parte esta firme e bela, porem em parte de algumas placas ela secou. Pequena parte de uma ou outra placa! O que devo fazer, é normal? Quando devo fazer a primeira poda? Algumas placas estão com as folhas longas mais ou menos com 5 cm.

    Agradeço pelas informações.

    kleber

  19. Silvana, moro em uma cidade muito quente e entramos em um momento de estiagem. Serão 3 meses sem chuva, seca e muito calor!!!! Rego o jardim todos os dias a noite e estava pensando em com poderia proteger a grama, que neste caso é Esmeralda, do intenso calor? Poderia colocar 1 camada de terra preta com Npk e adubo orgânico? Acho que fiz besteira e mandei o jardineiro podar a grama e agora ela parece muito seca e exposta. Muito obrigada

  20. Silvana, bom dia, tenho acompanhado todos os tipos de perguntas e respostas e adoro muito as respostas porque mesmo assim tem me ajudado muito. Gostaria saber, quanto ao início de uma plantação de grama esmeralda em tapete. Qual o procedimento ideal para o plantio da grama em tapetes? o meu terreno é arenoso e são 15m², para cada m² de grama gasto quanto de terra vegetal. Compro terra vegetal adubada o terra comum e preparo o adubo. Os substratos quais são? Inicialmente uso NPK 25-10-10 ou NPK 10-10-10.

    Um grande abraço

    Bira

  21. Boa noite, queria uma informação, me passaram uma dica e mandaram jogar uréia no meu gramado, e infelizmente em varios pontos ele ficou queimado, o que faço para recuperar esse dano?
    Obrigado.

  22. Oi Silvana, plantei grama bermuda em valas em um campo de futebol ja completou uma semana, posso adubar com NPK 10 10 10?

  23. Silvana Pinheiro.
    Boa noite eu gostaria de uma ajuda, por favor.
    Eu tenho 100m de grama São Carlos que prantei em placas há duas semanas, acontece que 2% dela ficou sequinha, o terreno já foi um pouco judiado. Estou molhando todos os dias à noite. Antes de prantar eu coloque adubo que comprei no próprio vendedor da grama. Ganhei de um amigo um saco de 25 kg de substrato equilibrado para grama. Por favor, como posso usar esse material ou usar adubo orgânico (tipo torta de mamona) + NPK fertilizante químico 10.10.10.
    Muito obrigado – Fica cm DEUS.
    .

  24. olá, Silvana me ajude por favor, eu plantei a 3 meses grama esmeralda ,na onde pega sol ela ta amarelada e na onde pega sombra ela esta feia( parece q esta morrendo ) o q devo fazer, e qual NPK seria melhor para minha grama.

    agradeço pelas informações.

  25. olá, Silvana me ajude por favor, eu plantei a 3 meses grama esmeralda ,na onde pega sol ela ta amarelada e na onde pega sombra ela esta feia( parece q esta morrendo ) o q devo fazer, e qual NPK seria melhor para minha grama.

    agradeço pelas informações.

  26. gotaria de saber guando e transplantar uma muda de arvore tipo bruxinha como eu faco .obrigado

  27. Michel Escobar Lopes // 19 de agosto de 2013 em 08:33 // Responder

    Bom dia Silvana, fiz uma obra na parte gramada de minha casa, mas mesmo cobrindo a grama tiveram algumas partes em que o cimento da obra queimou a grama, reduzindo ela quase a nada!
    E em algumas partes a terra está dura e a grama está bem “ralinha” e amarelada nestas partes em que a terra está dura.
    Você acha que consigo recuperar esta grama? qual a solução? me ajude, por favor!!!
    Estou desesperado!!!!!!

  28. Tenho aprox 300m de grama sao carlos com muitas falhas. Pretendo nivelar com 50% de areia + 40% de substrato para grama, 10% de humus, aplicando sobre o gramado préviamente podado. Gostaria de saber se devo irrigar imediatamente após esse procedimento ou deixar alguns dias sem irrigar para a areia ir penetrando nos buracos lentamente.
    Pretendo também, após algumas semanas, aplicar o fertilizante NPK apropriado para grama.
    Poderia confirmar se estou no caminho correto para obter um gramado mais bonito e sem falhas?
    Obrigada
    Priscila

  29. gostaria de saber o que eu coloco na grama para livrar de ervas daninhas tem ima especie de rasteira com folha redonda que da no inverno e nao consigo me livrar esta matando a grama gostaria de um adubo para a grama crecer e diminuir as ervas obrigada

  30. Miriam Sagramor Girardi // 25 de agosto de 2013 em 19:29 // Responder

    Temos um jadim com grama preta, fica a maior parte da sombra. As demais plantas estao indo muito bem, mas a grama preta esta um desastre. Ja adubamos e agora li sobre ureia, comprei e pretendo passar mas estou um pouco apreensiva em acelerar o desastre da grama preta. Pode me dar alguma informaçao que complemente o que ja conheço.
    Li que a diluiçao da ureia e de 2 gramas por litro, que nao pode pegar sol… o que nao sei… aplico agora, ou qual seria a melhor data, posso deixar os meus cachorrinhos proximo, se nao, por quanto tempo devem ficar longe, e qual o prazo normal que a grama deve responder a esta aplicaçao. Ja estou quase desistindo dela.

  31. Então, o NPK vem sendo utilizado com sucesso total, legal, mas dizem também que o Super Simples é bom, isso é verdade, porque !
    Muito obrigado e Deus a abençoe sempre.

  32. bom dia Silvana, estou com uma grande dúvida, um amigo meu disse que na hora de plantar a grama eu colocasse uma lona com furos e a terra por cima e depois a grama isso faria com que ela ficasse mais tempo com água, seria correto fazer isso? obrigado.

  33. Olá Silvana, em abril plantei grama esmeralda no meu quintal sem adubar antes, acertei o terreno e coloquei a grama porém uma parte fica na sombra do telhado de um um rancho que é úmida e a impressão que tenho é que ela não pegou, pois percebo uma grande parte de terra nesse lugar e gostaria de saber o que seria possível para que a grama fique uniforme e verdinha e tem também uma outra parte que está seca amarelada nesse período já fiz duas podas e tem também um outro problema um cachorro que deixo ele sempre no canil mas quan do solto um pouco ele, fica fazendo uns buraquinhos no canto do muro tem alguma dica como posso recuperar essa grama?

    obrigado seu blog tem bastante dica parabéns

  34. Olá, adorei ler sua orientações, percebo paixão. Gostaria de saber como controlo as tiriricas e se o mesmo produto serve para controlar outras ervas daninhas. A parti de suas orientações irei plantar a grama são Carlos embaixo do meu de canela. Obrigada.

  35. Olá, Silvana
    Tenho 60m2 de grama esmeralda, plantada há uns 6 meses, que recebe sol cerca de 2h por dia no máximo. Aqui em BH ficamos recentemente 3 meses sem chuvas e, mesmo regando o gramado de 2 a 3 vezes por semana à noite, a grama ficou um pouco amarelada. Hoje, ao regar, observei grama arroxeada nas pontas, e vi uma infestação de pulgões brancos começando… Sei que agora está na época de adubação, preciso também fazer uma poda, e ainda combater os pulgões. Qual seria a ordem correta de fazer essas 3 coisas, e qual melhor adubo pra essa situação (tenho uma cachorrinha que usa o gramado, o adubo químico é tóxico para eles)?
    Obrigada,
    Camila

  36. Terezinha Pereira // 11 de setembro de 2013 em 23:01 // Responder

    Oi Silvana,
    Contratei um jardineiro a uns meses atrás porque minha grama (esmeralda) estava muito grande.
    Porém ele cortou no “toco”. Agora está horrível, cheio de pragas com umas folhinhas redondinhas. Tem lugares que estão com falhas e meio seco. Já faz quase dois meses e a grama ainda não crescer nem um centímetro. Hoje (10/09) adubei com Fertilizante 10 10 10, mas eu não sabia como fazer e dissolvi na água e joguei sobre o gramado. Como faço para recuperar esse gramado e como faço para acabar com as pragas ou ervas daninhas nem sei o que é. Posso colocar aquele produto que mata as pragas para folhas redondinhas??
    Desde já obridaga,
    Terezinha

  37. Tenho grama esmeralda.Esta com muita falha e muita praga .
    O que devo fazer.Pensei em remover as pragas jogar terra e substrato.
    Sera que resolve?

  38. ola Boa tarde Silvania Pinheiro
    plantei a grama esmeralda em minha casa fundo uns 60 m2 qual adubo e quantidade e tempo que devo aplicar

    abraços

  39. Silvana tenho um gramado de 13 x 25, é um pequeno campo de futebol no sitio do meu pai, plantamos nele grama esmeralda mas nao adubamos o solo antes e mesmo assim a grama cresceu e esta verde, agora no tempo do frio ela ficou em algumas parte um verde misturado com amarelo e parece que parou de crescer, jogamos terra preta nela com calcario, o que vc me recomenda para fazer esse gramado ficar forte verde e bonito, pois em alguns lugares ficou buracos onde a grama nao esta nascendo, obrigado

  40. Boa tarde, Silvana!

    Silvana tenho um gramado de 370 m² antes de plantar nao adubamos a terra, mesmo assim a grama pegou bem e ficou verde, mas agora ela esta meio seca e ficou alguns buracos onde a grama nao nasce, gostaria de saber como posso estar tratando desse gramado para que ele cresça bem e fique sempre verde e forte, pois é uma campo de futebol que fizemos em nosso sitio, obrigado.
    obs.: jogamos terra preta por cima e um pouco de calcario.

    • Boa tarde, Silvana!

      Silvana tenho um gramado de 370 m² antes de plantar nao adubamos a terra, mesmo assim a grama pegou bem e ficou verde, mas agora ela esta meio seca e ficou alguns buracos onde a grama nao nasce, gostaria de saber como posso estar tratando desse gramado para que ele cresça bem e fique sempre verde e forte, pois é uma campo de futebol que fizemos em nosso sitio, obrigado.
      obs.: jogamos terra preta por cima e um pouco de calcario.

  41. ola gostaria de saber ?? tenho que replantar uma grama como seria a melhor preparação da terra?? fofar a terra? adubar com mpk 10.10.10?por calcario? torta de mamona??e ate mesmo areia??pode me ajudar??

  42. OI
    Plantei grama esmeralda no meu pátio e ela vinha se desenvolvendo muito bem, porém tive que fazer um dreno devido ao excesso de umidade que entrava na casa, a grama removida já foi plantada e não esta se desenvolvendo bem. Ao contrario da primeira vez que a grama foi plantada, dessa vez não preparei o solo, apenas larguei a leivas e as comprimi com um socador, já faz 2 meses que a grama foi replantada e além de se desenvolver pouco estão aparecendo pragas.
    Gostaria de saber o que devo fazer para que a grama se desenvolva, e se devo utilizar algum produto especifico.
    Obrigado.

  43. LUIS CLAUDIO BETENCORTE DA SILVA // 6 de outubro de 2013 em 21:08 // Responder

    Olá Silvana, boa noite. Já plantei minha grama esmeraldas já faz um mes, e percebi que estam sendo comidas por cupins de solo o que devo fazer.

  44. Boa noite, contratei um jardineiro para plantar uns 3,000 mt² de grama de São Carlos. Descobrir que ele plantou semente da grama são carlos e da grama bermuda. Ele não me deu nenhuma assistência, tem tambem cupim cortando a grama. Resumindo alem de feia pela mistura feita ainda tem os insetos. O que faço pra corrigir e adubar essa grama. Minha região é fria.

    Jorge Lisboa

    • posso colocar terra em cima da grama já plantada para esconder os espaços entre as placas, e que terra posso usar e junto com qual abudo

  45. Olá Silvana,
    minha grama é esmeralda mas uma construção do lado de casa acabou derrubando muita massa, cimento, areia e ela quase morreu que adubo é necessario p/ que ela volte.

    agradeço

    Edna

  46. como fasso para adiquirir um cursso de jardinaJEM

  47. Wanda Maria Pereira Nogueira // 8 de novembro de 2013 em 18:21 // Responder

    Boa noite, Adorei as suas sugestões, citadas acima, Quero ajuda, tenho uma area onde vai ser estacionamento para festa em um sítio, a área deve ser mais ou menos 3.000 m2 quero saber qual semente plantar, para aguentar os carros circulando, Esmeraldinha ou São Carlos?? O jardim envolta do salão plantei a grama esmeralda 1,200 m2 , Qual devo plantar?

    Desde já
    Agradeço.

  48. EDUARDO FERREIRA DE OLIVEIRA // 9 de novembro de 2013 em 22:52 // Responder

    Olá, recentemente pantei um gramado de aproximadamente 90 m², com grama esmeralda, o jardineiro plantou em leivas retangulares de 40X60 cm, … já fazem 36 dias, e a grama ainda não se desenvolveu como eu esperava, está rala, e com grandes partes amareladas ou secas, isto que tenho molhado este gramado uma vez por dia, com água em abumdância durante estes 36 dias após o plantio, exceto nos dias de chuva; Já fiz adubação com NPK 10-10-10 (2 frascos de 150 ml cada, diluídos em água), 9 kg de torta de mamona, 80 kg de substrato para gramados, 3 kg de farinha de ostra, e 5 kg de ureia, e 20 kg de calcário domilítico… Após estes procedimetos acima, estou pensando em comprar sementes de grama esmeralda para tentar germinar por cima deste gramado para garantir que fique bem fechadinho, o que me diz??? FAVOR RESPONDER ESTAS DÚVIDAS, E SE É POSSÍVEL SEMEAR SEMENTES EM GRAMADO JÁ PLANTADO? ESTOU PENSANDO EM COMPRAR 1 KG DE SEMENTES DE GRAMA ESMERALDA, E ESTAS SEMENTES TEM PRAZO DE VALIDADE?

  49. EDUARDO FERREIRA DE OLIVEIRA // 9 de novembro de 2013 em 22:52 // Responder

    Olá, recentemente pantei um gramado de aproximadamente 90 m², com grama esmeralda, o jardineiro plantou em leivas retangulares de 40X60 cm, … já fazem 36 dias, e a grama ainda não se desenvolveu como eu esperava, está rala, e com grandes partes amareladas ou secas, isto que tenho molhado este gramado uma vez por dia, com água em abumdância durante estes 36 dias após o plantio, exceto nos dias de chuva; Já fiz adubação com NPK 10-10-10 (2 frascos de 150 ml cada, diluídos em água), 9 kg de torta de mamona, 80 kg de substrato para gramados, 3 kg de farinha de ostra, e 5 kg de ureia, e 20 kg de calcário domilítico… Após estes procedimetos acima, estou pensando em comprar sementes de grama esmeralda para tentar germinar por cima deste gramado para garantir que fique bem fechadinho, o que me diz??? FAVOR RESPONDER ESTAS DÚVIDAS, E SE É POSSÍVEL SEMEAR SEMENTES EM GRAMADO JÁ PLANTADO? ESTOU PENSANDO EM COMPRAR 1 KG DE SEMENTES DE GRAMA ESMERALDA, E ESTAS SEMENTES TEM PRAZO DE VALIDADE?

  50. priscilla azevedo // 13 de novembro de 2013 em 08:22 // Responder

    Ola silvana, minha calcada e toda de grama, pois choveu alguns dias e depois comecou um monte de terrinhas em bolinhas como se fosse as formigas que tivessem fazendo buracos na grama e ela esta morrendo que veneno devo usar para naum matar a grama?

  51. Ola

    comprei a grama sempre verde ,nao preparei o terreno comprei em tapetes e simplesmente nivelei o terreno e nao coloquei nem um adubo o vendedor disse que nao precisaria pois a mesma foi tirada em dia de chuva e a camada de terra que veio no tapete era grande e ali teria bastante adubo.
    TODAS AS TARDES MOLHO A GRAMA E PERCEBI QUE JA ESTA FECHANDO MAIS ALGUNS TAPETES ESTAO AMARELANDO
    Isso é normal ou terei que adubar a grama estou com medo de ter feito a coisa errada minha mulher ta louca comigo
    Gostaria que vç me ajudasse só a titulo de informaçao aqui no inverno é muito frio e no verao é muito que vç me ajudase

    OBRIGADO

  52. Olá, tenho grama esmeralda plantada num talude qual o processo devo utilizar para adubar?
    Obrigado.

  53. Guilherme Breitenbach // 3 de dezembro de 2013 em 18:47 // Responder

    Boa noite, tenho grama esmeralda em meu jardim a 1 ano, e percebi que está “brotando” uma grama mais verde em cima da esmeralda, aonde consigo ir puxando os ramos e achar daonde sai a ramificações. Tenho vários pequenos pontos dessa grama nova, ela é muito parecida com a esmeralda, gostaria de saber se ela é mesmo a esmeralda ou é outro tipo de grama.. Se for grama esmeralda, como faço para ela parar de aparecer essas ramificações e se for outra grama como faço para terminar ela em meu jardim. Agradeço desde já.

  54. de quanto em quanto tempo devo adubar minha grama ?

  55. Boa tarde SIlvana! Parabéns pelo site e pelo seu trabalho, pois vejo que ajuda à todos respondendo e dando orientações.

    Tenho muitas duvidas, pois tenho um quintal gramado e ainda não fiz nada por ele, e ainda por cima, minha cadela faz suas necessidades nele. Bom, queria saber se tem como identificar o tipo de grama que eu tenho por foto. Depois disso, como faço ele se tornar um gramado de verdade, pois há formigas e aranhas em abundancia, além de manchas amarelas (imagino que seja por conta da urina de cachorro) e locais quase morrendo sem grama.

    Agradeço desde já.

    Abs

    Rodrigo

  56. Oi Silvana,
    Eu estou tentando fazer um jardim em casa, e plantei grama de começo.
    Já faz umas 3 semanas que eu plantei e tem três tapetinhos estão meio preto, o resto já estão verdes.
    Será que eu perdi esses tapetinhos?

  57. Bom dia Silvana eu to trabalhano no Rio de Janeiro cuido dos canteiros das prais do Ipanema e Leblon aqui no Rio, aqui esta muito quente e a grama está muito seca sobre a adubação dessa grama quias os melhores meses pra fazer a dubação e qual podutos devo usar?

  58. Silvana,
    meu gramado está implantado e apresenta falhas no crescimento e muitas áreas estão amareladas enquanto em algumas regiões (principalmente mas mais úmidas e com sombra) o gramado é bem desenvolvido.
    Apliquei 10-10-10 e deu uma melhorada, mas ainda não está satisfatório. Quantas vezes no mês é recomendado aplicar o NPK sem que prejudique o gramado?
    Outra pergunta, o jardineiro que implantou não limpou o terreno antes de implantar os tapetes. Seria esse um motivo para o mal desenvolvimento?

    Obrigada.

  59. Bom dia, vejo poucas matérias sobre grama amendoim, tem um barranco no fundo de casa e plantei grama amendoim e gostaria de informação para adubação. Obrigado.

  60. Ola, ,tenho um espaço com piscina ,churrascaria e esta tudo com piso de concreto e eu queria colocar grama e deck .qual e a grama ideal , esta casa e uma casa de praia só para fins de semana.

  61. adriana moura de souza // 15 de fevereiro de 2014 em 21:13 // Responder

    olá Silvania ,
    plantei grama esmeralda no meu terreno primeiro pque acho lindo a grama e o meu terreno por ser acidentado fiquei sabendo que grama segura terra que no periodo do inverno causava crateras ,resolveu o problema mas percebo que as gramas crescem nas laterais do canteiro onde plantei mudas de plantas ,mas percebo que nas outras áres ela não está desenvolvendo penso que será pque o terreno é mais barro e antes não coloquei terra preta ,obrigada abraços!!

  62. Renato Elias Celes Charchar // 24 de fevereiro de 2014 em 11:23 // Responder

    Bom dia, Silvana
    No início de janeiro plantei 600m² de grama esmeralda. Ela estava com algumas partes amareladas e com os espaçamentos entre as placas muito grandes. Comprei um adubo que não continha explicações de como fazer a aplicação correta. Apliquei muito adubo, inclusive entre as placas. Aonde adubei, grama está toda queimada. O que devo fazer para recuperá-la?
    Muito obrigado

  63. Plantei minha graminha (18m2) dia 21/02 e hoje, 24/02 a barriga ja começa a esfriar… rsrs Medo de nao dar certo. A grama que me venderam nao estava em otimas condições. Tem alguns tapetes bem amarelados. Fiz o preparo do solo , nivelei, e coloquei calcario e npk antes de plantar. Tenho regado todos os dias 2 vezes ao dia (pela manhã e no final da tarde). Espero qeu eu nao esteja fazendo nada de errado. Mas tenho uma outra area proxima que ainda nao esta totalmente coberta de grama. Nesses 2 dias fiz uma limpeza manual, retirando as ervinhas que estavam nascendo junto, tentei tirar todas com raiz. Consegui na maioria delas. mexi um pouco na terra que nao tinha grama e agora estou para jogar calcario na area vazia e npk. Tb gostaria de jogar npk na parte da grama mais antiga, que esta com algumas áreas amareladas. A pergunta é: estou no caminho certo? posso fazer algo mais? Gostaria de lhe mandar fotos para ter uma opiniao sua. Vc tem visitado o blog? Agradeço a atenção e muito obrigada pela ajuda!!

  64. Silvana bom dia
    minha grama tem pedaços verdes outros queimados com aspectos de morto, infelizmente
    não tomei nenhum cuidado com ela .
    que devo fazer
    desde já agradeço

  65. Olá Silvana, tudo bem ?

    Tenho Uma Duvida, plantei minha grama a seis meses e adubei a mesma com uma composto arenoso especifico para grama, ocorre que por conta das chuvas abundantes, minha grama cresceu muito… uns 50 cm, e quando mandei cortar ela ficou horrivel, só os talos… e a terra toda exposta… gostaria de saber como posso corrigir essa situação para que minha grama adquira folhagem rasteira novamente em lugar apenas dos talos amarelados.
    OBS: A Adubação que fiz, foi depois do corte ! Obrigado

  66. Oi Silvana,

    Tenho um jardim em um mesanino, ou seja, é suspenso! Qual frequencia devo adubar? Quais os principais cuidados devo tomar. Nesse jardim tenho grama e plantas como Cica, buchinhos e palmeiras pequenas.

    Obg!

  67. Bom dia, Silvana

    Vi que vc é extremamente atenciosa com as dúvidas dos leitores, parabéns!
    Minha dúvida é se a grama deve ser regada todos os dias.

    Agradeço
    Marta

  68. ola silvana
    tenho grama em frente minha casa e comprei o adubo npk 10.10.10 mas tenho duvida de como aplicar o produto na grama e também nas flores.
    obrigada…
    adriana

  69. Olá,
    Plantamos 200m2 de grama esmeralda há 4 meses e depois disso não adubamos e nem fizemos a cobertura. Uns 15 dias após o plantio, umas vacas do vizinho invadiram meu gramado e o encheram de buracos. Cobrimos os buracos com terra mas a grama ainda não nasceu nos mesmos. A grama está ficando com buracos e depressões horríveis e toda amarelada (seca). Tem uma mancha específica amarela e redonda em uma parte da grama e já percebo várias outras menores se formando. Não sei o que fazer por que aqui na minha cidade não existem profissionais que entendam do assunto e já procurei até a secretaria da agricultura mas não me ajudaram. Gostaria de saber exatamente o que fazer. Na agricultura me falaram pra por ureia, mas li um post aqui que não indica. Estou muito aflita com tudo isso!
    Me ajude por favor!

  70. Olá Silvana, tenho um jardim com grama esmeralda e nela esta aparecendo falhas, noto que não a mais grama em certos locais e sim uma terra barrenta.
    Como posso solucionar esse problema?

    Grande Abraço

    Kleber Armond

  71. Agora descobrimos algumas cobrinhas que aqui chamam de “coró”. Estão destruindo o gramado. Não sabemos o que fazer!

  72. olá silvana, qual o adubo ideal para que eu possa adubar uns pés de tanja todos já estão grandes,

  73. Oi td bem? tenho grama esmeralda plantada em meu jardim, gostaria de saber se nessa época que não chove, se tem algum adubo que posso por nela, ela esta MT feia….obrigda

  74. Adriana Pereira // 10 de julho de 2014 em 09:26 // Responder

    Bom dia Silvana,tenho uma área plantada com grama esmeralda, gostaria de saber quais são os períodos que devemos adubar a grama, é somente uma vez ao ano, ou posso adubar mais vezes.
    Obrigada, ficarei no aguardado.

    • Olá, meu jardim ficou um ano sem cuidados, só cortaram a grama. Está queimado e feio. O ideal seria jogar substrato e 10-10-10 por cima?

  75. Olá, minha grama está muito seca e algumas áreas não tem mais grama, lugar onde meus cachorros andam muito, observei em uma construção que colocaram areia na grama para plantar e fiquei curioso se poderia colocar na munha, tendo em vista que, como disse, meus cachorros passeiam na grama e se colocar terra vermelha eles sujaram tudo…. Então posso colocar areia para ajudar a revitalizar.
    Obrigado

  76. Olá, minha grama já tem uns 4 anos e ficou 6 meses sem nenhum adubo, ela está bem queimada e rala, em alguns ponto quase não tem grama. Qual seria o processo? Poderia jogar substrato e depois o 10-10-10 por cima da grama?

  77. Boa tarde, primeiramente parabéns pelo seu trabalho com o blog, com certeza ajudando muitos que amam a jardinagem… Gostaria de saber a periodicidade com que devemos adubar o jardim com o 10-10-10. Obrigado !

  78. boa tarde, possuímos um campo onde tem jogo 3 vezes por semana, nos gols e no meio de campo as gramas já esta bem surradas o que devo fazer para recuperar esses setores?

  79. Boa tarde. Tenho um gramado que pega sol parcialmente e pelas chuvas que teve em minha região ele está quase morrendo. A grama está rala e fina. Indicaram o adubo 16-16-16 e o 10-15-15 que é fácil de encontrar aqui, mas que não é especifico para gramados. Preciso saber qual desses é melhor e se vai surtir efeito?

  80. Vanessa Sabioni de Almeida // 27 de agosto de 2014 em 10:49 // Responder

    Olá Silvana, tudo bem?
    Estou fazendo um trabalho para recuperação dos jardins do meu trabalho. Existem vários quadrados e retângulos compostos pela grama japonesa, juntamente com outras plantas ornamentais tipo bromélias. A grama está bem seca, princialmente apos a poda, e existem uns buracos que estão ficando sem grama ou já estão sem a grama. Qual seria a melhor alternativa para a recuperação desses gramados? Aplicar o substrato próprio para gramas juntamente com npk 10 10 10 em granulos? Qual seria a quantidade? Obrigada. Abraços.

  81. Bom dia, apliquei o npk 10.10.10 em meu pé de jabuticaba que cultivo em caqueira a mais de 5 anos, como não tinha nenhuma informação no rotulo apliquei o saco inteiro, ele começou a amarelar então retirei todas as bolinhas que consegui, agora ele ja perdeu as folhas quase todas. Gostaria de saber se tem ainda alguma coisa que eu possa fazr.
    Obrigada.

  82. tatiane dos santos // 5 de outubro de 2014 em 19:48 // Responder

    boa noite gostaria de saber qual a quantidade da mistura terra preta,areia e npk que devo usar para o adubo da grama esmeralda

  83. Bom dia, gostaria de saber se posso usa resto de substrato de plantio de eucalipto para preparação do terreno para plantar grama esmeralda?

  84. Boa tarde!
    No jardim do nosso condomínio foi plantada a grama esmeralda a cinco anos e meio, tenho duas perguntas a lhe fazer, se não for abusar das sua paciência: 1) Estamos notando a um bom tempo, que em alguns lugares, a grama está com bastante inço, de diversos tipos (tiririca, trevo etc), alguns até vão tirando o espaço da grama aos poucos. O que podemos fazer para eliminar esses inços e manter a grama limpa do jardim, seria com uso de veneno, se for isso, que tipo de veneno?
    2) Em alguns lugares, a grama esmeralda parece estar bem rala, como se estivesse fraca, e um pouco branca. Isso seria falta de adubação, ou a terra pode estra velha, por falta de renovação?, pois pelo que sei, nos cinco anos e meio de via, a grama nunca foi renovada, nem adubada. O que devemos fazer para que a grama volte a ficar bem cheia e bem verde?
    De quanto em quanto tempo devemos adubar a grama esmeralda, e devemos renovar a terra dela de vez em quando?

  85. Francinir Arantes // 10 de novembro de 2014 em 06:38 // Responder

    Olá, plantei trezentos m2 de grama esmeralda, e vários citros, está um tapete e as frutíferas idem. Então pergunto, para adubar as frutíferas coloco o adubo ao lado do tronco sobre a grama ou como devo fazer essa adubação dos citros. Atenciosamente. “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” (…)

  86. Posso jogar calcário em cima do gramado ?
    Que quantidade?

  87. Jeise Cristina Capelari Demathé // 19 de novembro de 2014 em 17:41 // Responder

    Boa tarde.
    Então, tenho um espaço de uns 20m² com grama esmeralda (meu jardim), plantei em março, mas como houveram bastante tribulações, acabei por nao cuidando muito bem dele.
    O jardineiro rocou e ela está cheio de pontos “queimados”
    Gostaria de saber sobre rega, adubação. Ao plantar a grama recebi ureia. Gostaria de saber se como “primeira ação” posso jogar pelo jardim.

  88. Pode diluir adubo npk granulado para aplicá-lo na grama?

  89. Boa tarde. Plantei minha grama esmeralda num espaço de 90m2, porém não preparei o terreno, apenas nivelei com areia. Após 1 mês de plantio, a grama ficou amarelada e bem falhada, logo, apliquei o 10 x 10 x 10 encharcando em seguida. A grama, após 20 dias, ficou excelente, com falhas pontuais, porém bem verdinha. Após uma viagem de final de semana (repentinamente), as falhas voltaram e a grama ficou bem esquisita (vários tipos de cor e espessura da folha), sendo que nesse período, choveu bastante. O que faço agora, aplico de novo o 10 x 10 x 10 ou outro produto? Me ajude, please!!!! rsr. Obrigado.

  90. Olá, joguei o NPK na grama perto de uma Cica e algum tempo depois a Cica ficou toda queimada, amarelada. Pode ter sido por causa do NPK?

  91. parte do meu graqmado esta morrendo, desconfio que foi porque coloquei a cobertura para o carro ficando assim sem levar sol diretamente. Procede?

  92. Olá pessoal, tenho um sitio e realizei um plantio por sementes de uma área de 200metros da grama bermuda com 1kg de sementes, antes do plantio não foi colocado adubo, hoje a grama está completando 30 dias e alguns lugares a grama vem saindo bem em outros não tem saindo.

    Gostaria de saber quando devo realizar o primeiro corte e se devo aplicar o npk?

    Se alguém puder tbm me dar umas dicas ficaria agradecido…

  93. Bom dia Silvana e a todos!!!

    tenho grama esmeralda plantada no quintal de casa e por excesso de chuva uma parte dela secou. o que devo fazer para recuperar esta grama? posso jogar adubo direto em cima desta parte encharcada. gostaria de uma dica para recuperar minha grama.

  94. Iran Nascimento // 8 de maio de 2015 em 11:51 // Responder

    Bom dia! Moro em Brasília e plantei há algum tempo a grama batatai, que cresceu rapidamente, mesmo sem tratamento adequado do solo. Tenho aparado a grama a cada 15 dias, na tentativa dela ficar mais forte e se espalhar mais rapidamente. Ultimamente, a grama tem sofrido um pouco devido a passagem de carro sobre ela, enfraquecendo-a. Será que somente a adubação com npk poderá dar mais resistência a ela?

  95. Sergio Chamoun // 18 de maio de 2015 em 21:14 // Responder

    Olá, Silvana
    Não sei se devido a baixa temperatura da região serrana onde moro, a grama “pelo de urso” que plantei, fica opaca e com as pontas queimadas.
    Pergunto: quais os cuidados que devo ter para corrigir esses problemas?

  96. A minha grama esta tomada de pragas e esta morrendo o que sera que acontece?me falaram que foi por causa de adubo? Isso procede?

  97. a frente da minha casa é toda de grama, porém algumas partes são falhadas e queimadas. o que faço para melhorar o visual dela, já pesquisei sobre a ureia mas tenho muitas dúvidas, por favor me ajude! obrigado

  98. Boa tarde silvana. Tenho grama preta, mas ela está começando amarelar.eu pulverizei ela com ymazapir contra tiricas. Será que foi o veneno? E o que devo fazer para recupera-la?

  99. coloquei ureia pura na grama Esmeralda e queimou e agora está seca e parece que apodreceu nos lugares que foi colocado mais e está com falhas horríveis em algumas áreas onde não queimou esta verde e já precisando de polda e não sei o que fazer foi colocada as placas na terra adubada em fevereiro

  100. Olá, tenho um gramado com duas semanas de plantado, posso colocar o fertilizante NPK 10_10_10 sobre ele?

    Grato!

  101. Viviane Meneguelli // 10 de julho de 2015 em 11:00 // Responder

    Bom dia Silvana!!
    Por favor, me ajude. A construtora acabou de construir minha casa e fazer o plantio de 85 m² de grama esmeralda. Porém meu terreno é uma boa parte aterro e segundo o construtor não precisou de tratamento no solo, mas também não foi adubado. Meu desespero é: estamos em pleno inverno aqui no interior de Minas Gerais, região de Juiz de Fora, como devo regar a grama? Uns fala que é todo dia, duas vezes ao dia, outros 2 vezes por semana. Tem algum produto que posso utilizar para adubar agora este gramado para ajuda-lo a pegar e ficar bonito? Uns fala que não, outros sim. Estou ficando louca com tanta informação desencontrada aqui. Ah! Ela é de tablete e foi plantada no dia 20/06/2015. Por favor, me ajude. Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho!

  102. Fernando Maciel // 10 de julho de 2015 em 13:53 // Responder

    Olá Silvana
    comprei a semente de grama esmeralda, mas não nada de preparo do solo,preciso de sua ajuda, outra duvida depois do preparo do solo, a semente vai por cima de terra ou devo enterra-la, caso sim quanto cm?

  103. Ola ….
    Primeiramente gostaria de saber se fiz a melhor escolha da grama …
    Estou fazendo um campo society
    campo 25 x 45 = 1125²
    área de recuo 2 m
    E comprei a grama bermudas pesquisei bastante e pelas características vi que ela é a mais indicadas se dar bem com o clima da região MA o que você acha fiz boa escolha ?

    Qual a forma correta de plantar a semente ?
    O que Devo fazer Antes na Terra ?
    Qual Adubo Utilizar ?
    De Quanto em Quanto tempo ?

    passo a passo para plantar molhar podar prazos !
    essa area qual melhor cortador de grama indicado para o campo Elétrico ? a combustão ? qual marca ?

  104. Olá Silvana

    Estou fazendo um campo society e queria que se possível você tirasse algumas duvidas…
    Informações Campo
    Largura 25 x 45 Comprimento = 1125²
    Recuo 2 m

    comprei a grama Bermuda depois de varias pesquisa vi suas características que era a mais indicada para campos de futebol e que se adapta bem ao clima da região MA resistente ao pisoteio etc ….
    Fiz a melhor Escolha ou tem outras melhores no mercado ?

    Qual passo a passo para plantar a semente ?
    O que fazer na Terra ?
    Qual forma correta de plantar ?
    Usar Qual Adubo ? Quanto em Quanto tempo ?
    Manutenção? Molhar quantas vezes ao dia ? Podar prazos ?

    Cortador de Grama
    Qual tipo indicado para essa aera ?
    qual modelo ?
    Marca ?

    Atenciosamente: Francisco Júnior

  105. viviane de Araujo // 26 de julho de 2015 em 11:49 // Responder

    Oi Silvana!
    Estou com um problema com meu gramado,ele estar sem vida seco e ralo.O que faço para ele voltar ficar verde com antes.
    Desde ja obrigada!

  106. Plantei grama esmeralda e passamos oreia por cima e ela esta ficando anarelada o q faco para elA voltar ao normal

  107. Olá,
    Gostaria de saber quantos quilos de adubo vai para 1000 m2 de Grama Esmeralda?
    Desde já agradeço!!!

  108. Parabens pelo site, tem me ajudado bastante. Tenho uma dúvida: Considerando o clima do centro-oeste (seco de maio a outubro) qual a melhor época para fazer cobertura de terra na grama esmeralda? Tenho disponivel terra vermelha, é necessário complementar com adubo? Grato.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*