Classificação das Plantas

Como classificar as plantas ornamentais

Hortênsia

Plantas ornamentais distinguem-se pelo florescimento, pela forma ou colorido das folhas e pela forma e aspecto geral da planta. Preenchem os espaços livres e adaptam-se a recipientes de enfeite.

Para classificar as plantas são divididas em duas classes como estrutura e ciclos.

Estrutura das plantas

A estrutura das plantas são divididas em herbáceas e lenhosas e entre elas existem as intermediárias, as semi-herbáceas e as semi-lenhosas. São herbáceas as plantas que possuem tecidos poucos consistentes onde se enquadram os arbustos e são lenhosas que têm tecidos rijos, endurecidos que formam o lenho que se enquadram as árvores.

Ciclo das plantas

As plantas têm ciclos vegetativos variáveis. São anuais as que têm dentro de uma ou duas estações do ano. Reproduzem exclusivamente por sementes. São bienais as de ciclo que estende-se por mais de quatro estações. São perenes quando o ciclo é longo,  indeterminado, ou seja,  elas passam por todo seu ciclo vital sem que se extinguam após floração e formação das sementes por vários anos seguidos. Embora possuam essa característica de caráter perene, é aconselhado o beneficio de transplantes a cada três anos, pois assim é feito o desbaste de seu sistem radicular e a limpeza das folhas velhas, rejuvenescendo as mudas e ainda servindo para sua separação num processo de multiplicação vegetativa.

A grande importância das espécies perenes para efeito de paisagismo, reside na vantagem de que podem ser consideradas como plantas  de ocupação permanente nas áreas que forem destinadas para plantio e figuração no jardim, podem assim ser mantidos inalterado o traçado paisagístico durante muito tempo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*