Bactérias e Fungos

Bactérias e fungos encontradas nas plantas

Outros tipos de pragas de plantas encontradas nos jardins que são as bactérias e fungos podendo deixa-las doentes e enfraquecidas.

BACTÉRIAS EM PLANTAS

Bactérias em plantasAs bactérias são vegetais microscópios que se multiplicam pelo contato com plantas, solo, água, ferramentas e vasos infectados.

SINTOMAS

Desenvolvem-se pequenas manchas nas folhas que aumentam de tamanho até matá-la. O tecido da planta fica mole e apodrece.

SOLUÇÃO

Destrua as partes doentes ou a planta toda em casos mais graves.

FUNGOS EM PLANTAS

Fungos em plantasOs fungos são vegetais microscópios que atacam raízes, caules e folhas. Normalmente não é possível vê-los, só os seus sintomas.

SINTOMAS

Plantas murchas, amarelas, podendo desenvolver bolor na superfície. Os tecidos internos podem ficar negros e morrer isso é um sintoma de fungos.

SOLUÇÃO

Destrua as partes doentes da planta. Nas mudas, use partes sadias da planta.

ALGUNS FUNGOS ENCONTRADOS EM GRAMAS

FERRUGEM DE GRAMA ( PUCCINIA )

SINTOMAS

Aparecimento de manchas puntiformes amarelo-amarronzadas que evoluem, formando ferrugens que rompem a epiderme das folhas, liberando uma espécie de pó amarelo-avermelhado.
Isso ocorre em baixa intensidade de luz.

SOLUÇÃO
Manter adubação moderada e balanceada durante a época de crescimento. Reduzir sombreamento e aumentar a aeração. Elevar altura de poda e aumentar sua frequência para retirar o material infectado. Regar sempre na parte da manhã.

RHIZOCTONIOSE

SINTOMAS
Aparecem manchas circulares de amarelo até um tom avermelhado, com variam de tamanhos. A doença costuma se manifestar desde o outono até o início da primavera.
Um dos problemas encontrados é a temperatura noturna muito baixa e folhas molhadas por um longo período. Solos mal drenados, ácidos, com excesso de nitrogênio e de matéria orgânica.

SOLUÇÃO
Manter os níveis de fósforo e potássio de médio a alto no solo.  É preciso manter o nível de nitrogênio moderado do outono até a primavera. Evitar irrigação no final da tarde, principalmente durante o período de outono/inverno.

2 Comments

  1. bom eu trabalho na área do jardim ,só que tenho muita dificuldade em decora nomes de plantas .mais gosto muito do que eu faço .é gostaria de sabe se vocês tem um livro com os nome .é se tiver quanto custa.
    Já fiz os dois cursos jardineiro ,e paisagismo ,e agora quero fazer um curso técnico de agronomia ,vale a pena ou melhor eu fazer outro curso
    fico grato em ter um retorno
    obrigado
    Gustavo

  2. obrigado pelas informacoes.a cada dia que passa vou apredendo mais. pode me manda informacoes sobre praga em gramado eu que trabalho com plantas .muito bom obrigadooo

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*