9 Ervas para gripe, tosse e dor de garganta

Ervas medicinais

Ervas para Gripe, Sinusite, dor de gargante e tosse

A escolha de ervas para gripe e alivio de sinusite, resfriados e dor de garganta é determinada pelos sintomas que você apresenta.

 Ervas para gripe

BRONQUITE

Anis( Pimpinella anisum ); Tomilho ( Thymus vulgaris );

TOSSE SECA

Marroio-branco ( Marrubium vulgare ); Tanchagem ( ); Tomilho ( Thymus vulgaris )

TOSSE

Alteia (Althaea officinalis )

DOR DE GARGANTA

Sálvia ( Salvia officinalis ); Alteia (Althaea officinalis ); Andrographis ( Andrographis paniculata ); Raiz-forte ( Armoracia rusticana )

ERVAS PARA GRIPE

Sabugueiro ( Sambucus nigra );  Tomilho ( Thymus vulgaris ); Alho ( Allium sativum ); Andrographis ( Andrographis paniculata );

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

Andrographis ( Andrographis paniculata );

VIAS RESPIRATÓRIAS IRRITADAS

Alteia (Althaea officinalis )

MUCO DOS PULMÕES CONGESTIONADOS

Alteia (Althaea officinalis )

SECREÇÃO ESPESSA

Marroio-branco ( Marrubium vulgare )

SECREÇÃO AQUOSA

Eufrásia ( Euphrasia officinalis )

RESFRIADO

Tomilho ( Thymus vulgaris ); Alho ( Allium sativum ); Andrographis ( Andrographis paniculata );

SISTEMA IMUNOLOGICO

Alho ( Allium sativum );

SINUSITE

Andrographis ( Andrographis paniculata );

CONGESTÃO NO SEIO DA FACE

Sabugueiro ( Sambucus nigra ); Raiz-forte ( Armoracia rusticana )

FEBRE RELACIONADA AO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Sabugueiro ( Sambucus nigra ); Mil-folhas ( Achillea millefolium )

 

MODO DE PREPARO 

SÁLVIA – Modo de preparo: Faça uma infusão forte de sálvia seca; gargareje várias vezes ao dia, conforme necessário.

MIL-FOLHAS – Modo de preparo: Faça uma infusão com 1 colher de chá de mil-folhas desidratada ( flores, sementes e folhas ) em água fervente; tome três xícaras ao dia.

SABUGUEIRO – Modo de preparo de ervas para gripe: Faça uma infusão com 1 a 2 colheres de chá de flores desidratadas de sabugueiro em água fervente; beba três xícaras ao dia. Uma alternativa é procurar um preparado comercial feito com o fruto do sabugueiro e seguir as instruções do fabricante.

ANDROGRAPHIS – Modo de preparo: Para melhores resultados, tome andrographis o mais rápido possível, tão logo começarem os sintomas do resfriado ou da gripe. Procure preparados comerciais padronizados pelos seus conteúdo de andrografolídeos, responsáveis pela ação curativa da erva, e siga as instruções do fabricante. Doses de até 6g de erva desidratada por dia costumam ser usadas para tratar infecções, enquanto doses mais baixas são tomadas como prevenção.

ALHO – Modo de preparo de ervas para gripe: Para tratar uma infecção, coma até dois dentes de alho frescos por dia. Pique e deixe repousar de cinco a dez minutos antes de usá-los na cozinha. Isso permite que o componente medicinal ativo, a alicina, se forme. Para a prevenção coma três dentes de alho por semana ou compre um preparado comercial com uma quantidade padronizada de aliína ou de alicina e siga as instruções do fabricante.

TOMILHO – Modo de preparo de ervas para gripe: Prepare uma infusão com 1 colher de chá de folhas de tomilho desidratadas ou 2 colheres de chá de folhas de tomilho fresco em água fervente; tome três xícaras ao dia.

MARROIO-BRANCO – Modo de preparo: Prepare uma infusão de 1 colher de chá de flores secas do marroio-branco em água fervente; beba até três xícaras ao dia.

ALTEIA – Modo de preparo: Faça uma infusão de 2 a 5g de raiz de alteia desidratada em água fria. Deixar por oito horas para liberar a mucilagem; beba até três xícara ao dia.

RAIZ-FORTE – Modo de preparo1 : 1/2 colher ( chá ) de raiz-forte ralada, 1 colher ( chá ) de mel e uma pitada de cravo em um copo com água quente. Beba a mistura lentamente. ( para dor de garganta )

Modo de preparo2: Use pasta de raiz-forte como condimento ou tome comprimidos ou cápsulas de preparação comercial numa dose de até 3g ao dia. ( congestionamento nasal )

EUFRÁSIA – Modo de preparo: Faça uma infusão com 1 colher de chá das partes aéreas desidratadas da eufrásia em água fervente; tome três xícaras ao dia.

ANIS – Modo de preparo: Moa 3 colheres ( chá ) de erva-doce e misture com 3 colheres ( chá ) de tomilho seco. Cubra a mistura com 1 litro de água fervente. Reserve o chá durante 5 minutos e coe. Adoce e beba diversas xícaras ao longo do dia.

¨ADVERTÊNCIAS NO CONSUMO DE ERVAS MEDICINAIS¨

2 Comments

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*